25/01/2018

Uma nova etiqueta | Luiz Américo Camargo

Destemperados

Foto: Getty Images

Há um tema que me instiga há algum tempo: a nova etiqueta que vem se consolidando nos últimos anos dentro dos restaurantes. Explico. Se notamos que a formalidade do fine dining vem se desmontando; se algumas tradições têm dado lugar a práticas mais descontraídas; se antigas regras caíram de moda; isso significa que entramos numa espécie de anarquia? Não. Quer dizer que um novo padrão de comportamento se estabelece. Já pensou nisso?

Para minha satisfação, uma reportagem do jornal inglês The Guardian listou e captou com sensibilidade o espírito do tempo. E eu recomendo a leitura, chama-se The new rules of dining out. Vou resumir aqui alguns pontos, que combinam bem com esta nossa época de balcões, pratos divididos, redes sociais...

Você tem restrições com glúten, lactose etc? Informe a casa com antecedência e objetividade. Não espere que adivinhem. Baixou o aplicativo e fez reserva para o jantar, mas não vai conseguir aparecer? Avise a gerência imediatamente. Marcou aniversário no bar ou restaurante? Se for levar o bolo, confira se não há uma taxa para isso. Ainda sobre o aniversário: lembre-se de que a festa é sua e dos seus amigos, mas não dos outros clientes, que almejam um mínimo de sossego. Veja se o estabelecimento dispõe de sala à parte, e faça a celebração lá. Você tem filhos e quer levá-los ao restaurante? Claro, eles merecem e têm de ser respeitados. Contudo, caso eles estejam entediados com o programa de adultos – é natural, são pequenos! –, entenda que seu vizinho de mesa também tem o direito de não achar legal. E reflita: a meninada precisa mesmo ir com você naquele restaurante vanguardista ou é melhor pensar num outro passeio em família, onde inclusive as crianças comerão com mais apetite? Quer dividir pratos? Vale o bom senso na escolha. Muitas vezes, os cardápios indicam essa possiblidade. Saiu algo errado? Chame o responsável, reclame com educação e cara a cara. Não precisa destruir o restaurante horas depois, no Tripadvisor.

*Crítico gastronômico e autor do livro Pão Nosso
lamerico.camargo@gmail.com

Tags: