29/05/2012

Tem de tudo na Especiarias Arco VerdeRS

Destemperados

Melhor do que comer é comer e dormir, por isso eu amo restaurante de hotel. Mas também amo comer e comprar, o que faz de mim um prato fácil para aqueles lugares que misturam loja com refeição. É o caso da Especiarias Arco Verde, um verdadeiro parque de diversões para o meu desejo irrefreável consumista e gastronômico.

A Arco Verde é uma delicatessen antiga e tradicional de Porto Alegre. Quem lembra da Cobal? Sim, ela ficava lá, perto do Paulinho. O que perdeu no charme daquele caos e frenesi da saudosa Cobal, ganhou em espaço e variedade.

É prateleira em cima de prateleira com produtos artesanais, coloniais e importados. Tem de tudo: geleias, massas, pães, azeites, especiarias (sim né, dã), e a minha parte favorita: bebidas e seus acessórios. Não sou alcoólatra, sou alcoologista. Beijo.

O lugar é excelente pra comprar cachaça: várias garrafas artesanais de BH e outras regiões, e tem até a notória Anísio Santiago por lá. Quem quiser me dar de presente, me avisa que eu passo aqui meu endereço.

Mas não é só comida, tem muitos acessórios interessantes, deliciosamente espalhados em uma instigante bagunça típica de locais como esse. O que vocês querem? Panelas? Colheres de pau? Espetos? Vasos? Recipientes para azeite? Moedores? Tem tudo, e mais alguma coisa.

Tem até um maçarico por lá. Tenso.

Tá, mas eu to aqui pra comer né? Sim, também. Se vocês quiserem, dá pra sentar nas mesinhas que ficam do lado de fora. Mas como fica em um corredor concorrido de um centrinho comercial, deixei pra depois.

Fui é sentar no balcão. Além de mais charmoso, dava pra ficar curtindo os milhares de objetos a venda por lá. Tinha algumas quiches interessantes, pães de queijos e outras gostosuras (adoro essa palavra), mas essas eu deixo para tomar um café mais tarde.

Ah, e se você for um grande safadão, dá pra fazer um lastrinho antes com as amostras de biscoitos e pastas artesanais. Mas seja educado.

Bom, vamos comer? O negócio aqui são os sanduíches feitos na hora, com ingredientes que estão igualmente a venda. Dá uma olhada na geladeira e vê o que mais apetece.

Ah, e pede uma garrafinha de suco de uva Do Lugar. Manja aquele suco bem gringo, que fica aquela borra delícia na garrafa?

Fui tomando o suco (DOCE DOCE DOCE, mas sem açúcar adicional, maravilha que é a natureza né?) enquanto eram fatiados os ingredientes dos sandubas.

Primeiro, um com mortadella ceratti beeeeeeeeeem fininha e um pouco de nata. Pede pra prensar um pouco o pão integral que fica tudo a ver com mortadela.

O outro era feito com presunto cru e um toque de margarina pra deixar molhadinho. (Nota mental: ganhar mais dinheiro para banalizar o presunto cru e comer todos os dias.)

O bacana é que os condimentos oferecidos são bem variados, e são das próprias prateleiras da loja. O molho de pimenta de cheiro amarela é sensacional.

Fecha tudo com um belo espresso pra dar aquele up. E outro!

Chega, tá bom assim por hoje. Fecha a conta de 30 reais só pra ter uma noção, e depois pega uma cesta e finaliza com as compras. Afinal, não consigo pensar em melhor definição para brinquedo de adulto do que um lugar como esse (sem malícia!)

Especiarias Arco Verde
Rua 24 de Outubro, 905 – Moinhos de Vento
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3222-7609
www.especiariasarcoverde.com.br