09/08/2012

Fugindo do convencional no Empório CanelaRS

Diogo Carvalho

O Danilo Miranda é uma das coisas mais legais do twitter.com, e quem vê de longe nem diz que um dia ele muito já fez voz e violão tocando Jorge Vercilo e Kid Abelha em churrascarias de Uberlândia pra pagar escola de atores do Wolf Maia. Hoje ele colhe os frutos desse sucesso todo e, ao lado de sua linda mulher e seus dois filhos, mudou-se para uma mansão com jardim e piscina aquecida em Canela. De lá, administra negócios no ramo da comunicação e nos manda as notícias do paraíso.

A Serra Gaúcha tem muita coisa legal além do programa clichê galeto, sequência de fondue e dos restaurantes superestimados de Gramado. Um deles é o Empório Canela, aquele lugar sobre o qual se pensa: eu moraria aqui.

Parece pequeno por fora, mas é grande e aconchegante por dentro (já posso fazer propaganda de carro?).


Tem também uma área externa que acabou de ser inaugurada, com vista pra rua.


Tá vendo aqueles quadros e outras coisinhas típicas de antiquário ali? Fica tudo à venda, assim como estes rádios e toca-LP. Não tem LP? Lá também vende.

Livros novos e usados também à venda. Se você quiser, compre o Empório inteiro e deixem-o sem decoração mesmo!

Chega de ambiente, né? Estamos com fome. Vamos de lanchinho leve, petiscos ou refeição? Porque lá abre às 11h e fica aberto até 1h.


Se você quer um lanche bacana, vai de sanduíche de miga (não confundir com MiGuXa) especial. Crocante por fora, suculento por dentro (ficou parecendo a propaganda de carro de novo. Será que existe um carro comestível? Vou pesquisar).

Pra acompanhar, sugiro um dos aproximadamente 10 sucos especiais. Esse é o 4 estações: abacaxi, framboesa, morango e esqueci o outro. Pensei até em colocar uma vodka, mas deixei pra lá. (Como que tira foto de suco?)


Se você gosta de coisinhas mais leves e saudáveis, vai se dar bem com a Salada Sunshine. Tem um peixe ou um frango junto ali, se você preferir. Muito bom comer comidas saudáveis e curtir ao mesmo tempOPA peraí isso à esquerda é uma caipirinha com mel? Sim, senhor.

Antes do meu prato principal preferido, segue a dica de melhor petisco brasileiro de todos os tempos (segundo votação nacional interna), a panelinha de cogumelos. Cogumelos shitake, shimeji e paris. A foto ficou ruim, mas você quer mesmo assim, eu sei.

Agora, o melhor, a grande estrela. Dentro de vários risotos exclusivos, recomendo o Risoto Primavera e o San Martin. Tem uns filés legais, um salmão tão suculento quanto enorme. Mas o melhor, pra mim e pra quem gosta de carne mal-passada, é o Filé ao Porto acompanhado de risoto de nozes. Pode pedir muito mal-passado, aí sim.

Juro, tudo que já provei lá é muito bom. Se vendessem capim lá, certeza que seria o melhor capim das nossas vidas. O que tá faltando? Bebidas, certo? Aí também a gente se dá bem. Essas são só algumas das mais de 80 cervejas artesanais ou importadas vendidas no Empório. Tá vendo a Duvel ali? Boazona, claro. Mas, ao lado, tem a La Divine. Essa aí eu indico até pra quem não gosta de cerveja. Mas cuidado: quando você prova La Divine automaticamente fica muito mais exigente com cerveja. Seus amigos podem começar a te achar meio chato.

Lá você vai gastar em média uns 45 reais por pessoa. E agora, quando visitar a Serra Gaúcha, já sabe o primeiro lugar a ser conferido. Caso exista alguma coisa que você não goste, pode vir me xingar no Twitter.

Por Danilo Miranda

Empório Canela
Rua Felisberto Soares, 258 - Centro
Canela/RS
Fone: (54) 3031-1000
www.emporiocanela.com.br
Cartões: Visa e Mastercard

Diogo Carvalho