26/10/2015

Charlie Brownie: que seja doceRS

Juliana Palma

Depois de dias seguidos de chuva em Porto Alegre, decidimos aproveitar o sábado de sol para almoçar fora. Dessa vez, porém, trocamos a sobremesa e o cafezinho do restaurante pelos incríveis brownies do Charlie Brownie, que inaugurou há pouco tempo no bairro Mont' Serrat.

O Charlie Brownie tem uma história muito bacana: começou atendendo por encomenda e fez tanto sucesso que o próximo passo foi abrir uma pequena cafeteria. Muito querida, diga-se de passagem. A receita dos brownies é de família e vem do interior do Rio Grande do Sul, diretamente dos caderninhos da Vó Mila. Lá eles fazem questão de reforçar isso.

A casa é querida e está sempre lotada. Toda vez que passava na frente, via gente por todos os lados. E neste sábado não foi diferente. Mas o atendimento é preciso e tudo funciona com agilidade. Em seguida, as mesas vão sendo liberadas para que os novos clientes consigam sentar. A mesa compartilhada que ocupa a parte interna (toda decorada com motivos de Halloween) já não tinha mais lugares.

Demos uma bisbilhotada nos produtos que estavam à venda nas prateleiras e fomos para a parte externa, que conta com três mesas próximas à rua.

A loja é toda decorada com essas florzinhas em caixotes de madeira. Entre as cores, encontrei brancas, amarelas e rosas. Um mimo só.

E olha ali, estacionado em frente à casa, o carrinho utilizado para servir brownies em eventos. Quem não gostaria de ter um desses na sua festa?

Antes de apresentar os pedidos, uma breve leitura do papel que faz as vezes de jogo americano. Uma história em quadrinhos cujo personagem principal é o próprio Charlie Brownie.

O primeiro a chegar foi o do Edu, que não titubeou em pedir o brownie de Milka, entre os diferentes sabores, brancos e pretos. E esses pedacinhos de chocolate incrustados no meio do doce? De chorar!

Para acompanhar, um espresso.

Eu fui mais simples e escolhi o brownie de chocolate ao leite, que veio quentinho e com pedaços do chocolate derretidos, que escorriam a cada colherada. É o paraíso, só pode. Os brownies podem vir com extras como sorvete ou calda, é só pedir.

Geralmente pediria café preto, mas preferi variar e fui de mokaccino. Que seja doce! Reparou nos brownies em miniatura que vêm junto às xicaras?

Um café da tarde acompanhado por brownies aproveitando o sol depois de dias de chuva. O sábado não poderia ser melhor. A conta final, com mais uma água, ficou em 30 reais.

Charlie Brownie
Av. Mariland, 1.270 - Mont' Serrat
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3391-3901 ou (51) 9579-6823 (para encomendas)
Aceita cartões Visa e Master

www.charliebrowniebr.com

RS Juliana Palma