22/11/2016

Café e Prosa: um bom lugar para ler um livroRS

Gabriela Gazzana

Existem dias que sentimos a necessidade de irmos a determinados lugares, seja para comer bem, para relaxar, se divertir ou simplesmente ir para algum lugar diferente. Pois bem, sábado eu acordei com vontade de ir para algum lugar que me permitisse todas essas sensações, então parei e pensei: vou para o Café e Prosa

O Café e Prosa é uma cafeteria (leia-se cafeterapia) que fica dentro da Floricultura Winge, localizada na Zona Sul de Porto Alegre, e isso torna a visita ainda mais especial, pois o ambiente é de pura natureza, paz e beleza. Lá eles são adeptos ao que chamam de Slow Food. Vá sem pressa. Vá para relaxar. Vá para desacelerar. Simplesmente, vá.

Podemos dividir o local em 3 ambientes: a própria cafeteria, o lado de fora onde se tem contato direto com todas as flores e árvores e a parte do gazebo, também do lado externo, que é uma mistura dos dois primeiros ambientes. Você fica na rua, mas coberto.

A parte interna da cafeteria é um lugar pequenino e superaconchegante com mesinhas e um balcão. Eles disponibilizam vários livros para ler durante a visita e muitos dos objetos que decoram estão à venda. A parede é de tijolos, dando um toque moderno e rústico ao mesmo tempo. As cadeiras e mesas são de madeira e combinam perfeitamente com a parede, quadros, armários e até janelas. O tampo da mesa é estilo mosaico (um charme).

Ficando nesse ambiente por um tempo, temos a nítida sensação que estamos em uma casinha no campo. Para cada canto que você olha, uma surpresa! Olha essas cadeiras que coisas mais lindas com frutas desenhadas! Quero levar tudo para minha casa, seu moço! Posso?

Nesse dia, optamos por ficar nas mesinhas do lado de fora. Sol brilhando, céu azul, primavera esbanjando todo o seu charme e muitos passarinhos compondo a trilha sonora. Primeiro pedimos as bebidas. Um xodó: que é uma limonada com morango. Mas não é uma simples limonada com morango. É A LIMONADA COM MORANGO. Pedimos também o Pé na tábua: uma mistura de gengibre, laranja, maçã e cenoura que deu muitíssimo certo. 

Preciso fazer um destaque para os cardápios. Cada um tem uma capa diferente e eles são feitos à mão.

Bebidas deliciosas pedem acompanhamentos saborosos, certo? Optamos pelas bruschettas. Um prato cheiroso e colorido graças a 6 torradinhas muito recheadas com tomate, muçarela e manjericão. Vinham 6 unidades mas se viessem 15, eu comeria as 15.

Tudo muito lindo. Tudo muito legal. Mas e a sobremesa? Ah, a sobremesa! Ficamos em dúvidas no que pedir, mas os escolhidos foram: uma Torta Verão, que é feita a base de pudim de claras, leite condensado e pêssego. Ah, e ainda vem uma jarrinha com creme de baunilha pra colocar por cima.

A outra torta escolhida foi uma que eu fiz o favor de esquecer o nome, mas vamos supôr que seja chamada de torta dos deuses. Sabe aquela torta suculenta, fofa e com gosto? Então, ela é feita de chocolate amargo, café e muito leite condensado. 

Até aqui foi tudo muito bom, né? Agora para e presta atenção em mais isso aqui! Além de tudo, a cafeteria ainda ajuda os animais! Não estou sabendo lidar com esse tanto de coisa incrível!

E, para finalizar, claro, o básico carioquinha. Deixou o sábado mais saboroso ainda.

Agora vamos ao quanto custou isso tudo aí? Gastamos R$ 52,00 no total para duas pessoas. Achamos o preço bem OK e certamente voltaremos mais e mais vezes. Lugar lindo, comida boa, atendimento de primeira linha só poderia resultar em uma visita incrível. Eles também têm opções de salgados, doces e bebidas para intolerantes à lactose e pessoas que não consomem glúten.  O local abre nos sábados, domingos e feriados e fecha nas segundas. Nesses dias eles têm buffet no almoço, no valor de R$ 24,00.

Café e Prosa
Rua Dr. Mario Totta, 963 - Tristeza
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3264-4954
Aceitam Visa, Master e Banricompras
www.facebook.com/cafeeprosazs

RS Gabriela Gazzana