07/03/2017 A Magnífica Cozinha do Fulano de Sal: comida para agradar todos os gostos em Porto AlegreRS Paula Bañolas

Desde que comecei a escrever para o Destemperados, várias pessoas começaram a me indicar lugares para comer e fazer posts em Porto Alegre. Adoro essas indicações, quanto mais lugares novos e legais a gente conhece, melhor. Uma dessas indicações veio lá da Cidade Baixa, meu amigo Bruno passou pela frente e já veio me avisar: "abriu um lugar que tem um nome bem engraçado,  A Magnífica Cozinha do Fulano de Sal". Me convenceu e eu fui lá provar.

O restaurante é bem pequeno, e fica em uma rua não tão badalada do bairro. A fachada chama atenção logo de cara, te convidando para entrar.

Pois entrei. A decoração é simples, mas com aquele ar de conforto. Paredes de tijolos à vista, poucos móveis, e para dar uma quebrada e uma alegria para o lugar, cadeiras e jogos de mesa bem coloridos.

Logo cheguei e fui sentando e, já que Porto Alegre é um ovo mesmo, a menina que veio me atender – e uma das sócias -  era de São Leopoldo, da mesma escola em que eu estudava. Após saudações nostálgicas, ela começou a explicar o funcionamento da casa. O esquema é prato do dia, mudando o cardápio diariamente. Sempre tem salada, algum acompanhamento, uma carne e fruta ou brownie de sobremesa. O valor do almoço inclui também essa água saborizada delicinha!

A saladinha vem como entrada, para ir comendo enquanto eles preparam o prato. Muda todo dia. Essa aí era de folhas verdes com tomatinhos, rabanete e um molhinho à base de vinagre.

Nesse dia em que fomos, o menu era frango ao molho roquefort com purê de moranga. Fui de arroz integral, mas pode escolher o branco. O feijão vem em um potinho, que dá para por em cima do arroz ou comer de colher, bem coisa de casa de mãe mesmo.

E por falar em casa de mãe, a Bruna (que é umas das sócias) me explicou que a ideia é essa mesmo. Eles querem fazer comida saborosa, mas sem frescura, nada de raio gourmetizador. A produção não tem absolutamente nada de industrial, eles tem uma cozinheira que prepara tudo com muito amor e carinho e em uma panela bem grandona. Se acabar a panela, acabou o almoço, por isso o horário em que eles fecham é flexível.

Papo vai, papo vem, prato chega cheio e sai vazio. Todos satisfeitos, mas, ainda tem a sobremesa! A fruta do dia era abacaxi, mas eu, como não nego um docinho, fui de brownie. É bem pequeninho, só para matar aquela vontadinha de doce depois do almoço, para comer sem culpa.

Para acompanhar o brownie, um café no copinho de vidro. Bem coisa de boteco, adoro.

Saí de lá muito satisfeita, é impressionante como comida caseira e nutritiva sacia mais. Nada dessas comidas de buffet, que são todas iguais, sem tempero. O restaurante é uma ótima opção para quem come fora, mas que não abre mão de comer saudável. E para quem, além de ser saudável, abre mão da carne, tem a opção de hambúrgueres veganos como fonte de proteína do prato do dia. Não provei, mas a Bruna disse que são todos maravilhosos. Eles tem uma chef vegana especialmente para preparar os hambúrgueres.

A conta ficou em R$20 por pessoa. Depois de pagar, ainda fiquei batendo um papo no caixa (adoro uma conversinha, né gente). Já fiquei sabendo das novidades: a próxima proposta do restaurante é servir quentinhas para entregar em locais próximos do bairro. Então, quem quiser comer bem sem ter que cozinhar e sem ter que sair de casa, fica a dica! Só vai perder por não ouvir a playlist que rola ao fundo do restaurante, só de música brasileira. Mas aí põe no Spotify em casa e se diverte lavando a louça depois.

A Magnífica Cozinha do Fulano de Sal
Rua Baronesa do Gravataí, 96 – Cidade Baixa
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3225-8766
Aceita todos os cartões
www.facebook.com/fulanodesal

RS Paula Bañolas
Comentários Críticas, sugestões, elogios e debates são muito bem vindos. Comentários agressivos serão excluídos.