16/04/2018

8 mil-folhas para provar no RS RS

Destemperados

O mil-folhas é um dos doces franceses que mais se popularizou mundo afora. Massas folhadas e um recheio cremoso unindo as camadas. Os mil-folhas têm sabores simples, texturas incríveis e podem ser cobertos com glacê, açúcar de confeiteiro, chocolate branco...
Nessa lista estão alguns que adoramos em Porto Alegre, no litoral e na serra gaúcha, e um em Garopaba, em Santa Catarina, de bônus — para quem tem uma séria dependência de mil-folhas.

1. PÂTISSIER
O lugar é incrível e o almoço por lá é ótimo. O mil-folhas é uma boa sobremesa para acompanhar um café. Os recheios são de creme ou doce de leite que, para melhorar, é feito lá mesmo.
Rua Marquês do Pombal, 128, no bairro Moinhos de Vento
Porto Alegre/RS
(51) 3395-3848
O mil-folhas do Marcelo Gonçalves, no Pâtissier

2. PRESS CAFÉ
Os doces do Press são maravilhosos e o mil-folhas não é diferente. Vem coberto com açúcar de confeiteiro e os recheios são clássicos: creme de confeiteiro ou doce de leite. Para desfrutar do melhor dos dois mundos, peça uma opção com os dois recheios.
Rua Hilário Ribeiro, 281, no bairro Moinhos de Vento
Porto Alegre/RS
(51) 3222-7718
Foto: Félix Zucco
3. PRESSTISSERIE E BAH
Não tem como não se abrir para uma ideia dessas: colocar uma combinação clássica da colônia, a chimia de uva com nata batida, dentro de um mil-folhas. A opção de morango com nata batida também é uma delícia.

O mil-folhas de chimia de uva com nata batida, no Presstisserie

PRESSTISSERIE
Rua Coronel Lucas de Oliveira, 1190, no bairro Bela Vista
Porto Alegre/RS
(51) 3085-5888


BAH (Porto Alegre)
No BarraShoppingSul - Avenida Diário de Notícias, 300, no bairro Cristal
Porto Alegre/RS
(51) 3247-3000

BAH (Canoas)
No ParkShoppingCanoas - Avenida Farroupilha, 4545, no bairro Marechal Rondon
Canoas/RS
3247-3000

4. DIEGO ANDINO
No Diego Andino o mil-folhas parece realmente ser formado por mil folhas. São várias camadas, unidas por doce de leite e coberto com chocolate branco e mais algumas lindezas, que é a marca registrada dos doces de lá.
Rua Artur Rocha, 795, no bairro Mont'Serrat
Porto Alegre/RS
(51) 3264-4198
O mil-folhas de doce de leite do Diego Andino

5. VIVE LE CAFÉ
A decoração é toda francesinha, assim como a inspiração do cardápio. Os bolos fazem sucesso e o mille feuille (mil-folhas em francês) é alto, superfolhado e recheado com doce de leite escurinho. O par perfeito de um café passado.
Praça Doutor Maurício Cardoso, 23, no bairro Moinhos de Vento
Porto Alegre/RS
(51) 3516-0628

6. DOCES MAQUINÉ 
Uma parada no Maquiné à caminho da praia: quem nunca? Lá todo mundo tem o seu favorito, uns vão pelo pastel, outros pela torrada de pão caseiro e salame. Mas e o mil-folhas? Ele é alto, com duas camadas de massa, uma camada generosa de recheio de creme e coberto com glacê.
RS 30, 1420, Km 87 (Sentido Litoral-Porto Alegre)
Osório/RS
8182-8426
O mil-folhas de creme dos Doces Maquiné

7. CONFEITARIA LIAMAR
O mil-folhas da Liamar é um dos prazeres do veraneio em Atlântida. Aliás, uns dizem que ela fica em Atlântida, o Google diz que fica em Xangri-lá. O que é indiscutível é que o mil-folhas de lá é um dos melhores do litoral. 
Avenida Central, 631-751
Xangri-lá/RS
O mil-folhas da Confeitaria Liamar

8. PADARIA E CONFEITARIA PONVALLI 
Uma das mais antigas padarias de Garibaldi, além dos pães coloniais tem a mil-folhas produzida lá mesmo. Duas camadas de massa e uma super camada de creme de baunilha o tradicional glacê durinho de cobertura - eles também têm uma versão coberta com chocolate.  Esse mil-folhas é famoso, então a dica é chegar lá antes das 15h senão corre o risco de ficar sem a mil folhas, compra e leva para tomar café em casa.
Avenida Independência, 599, no bairro Centro
Garibaldi/RS
(54) 3462-2266
O mil-folhas de creme da Padaria Ponvalli, em Garibas (o apelido carinhoso de Garibaldi)

9. DOCERIA KARAMELU'S 
Doceria artesanal já é uma coisa que só de ouvir já faz a gente se sentir bem. Na Karamelu's o mil-folhas é recheado na hora, leva uma polvilhada generosa de açúcar de confeiteiro e rende fotos incríveis. Funcionam sob encomenda e a dica é aproveitar a viagem e provar também uma bomba de chocolate ou uma cuca. Só para aproveitar a viagem, sabe?
Rua dos Flamboiant, 215
Garopaba/SC 
(48) 3254 3481
(48) 9968 3812
Em Garopaba, o mil-folhas recheado na hora da Karamelu's