13/07/2016

10 lugares para almoçar bem no Centro de Porto AlegreRS

Destemperados

Tá pelo Centro e quer uma dica certeira de onde almoçar para evitar todos aqueles buffets genéricos? Então senta aí que separamos 10 lugares que merecem ser sempre visitados tanto por quem vive em Porto Alegre quanto por quem está de passagem pela cidade, a negócios. São lugares que têm a cara da cidade e uma comida deliciosa.

Atelier de Massas
Clássico indiscutível do Centro. Pergunte a dez porto-alegrenses onde dá para comer uma massa boa no bairro que onze vão indicar esse local. A fachada do prédio já denuncia sua intimidade com o mundo das artes. Meio restaurante, meio galeria, oferece receitas clássicas, molhos bem trabalhados, pratos muito bem servidos e – atenção! – um buffet de antepasto que é uma obra de arte.

Rua Riachuelo, 1482 - Centro, Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3225-1125 

Del Barbiere
Situado onde antes ficava a antiga barbearia da família – daí o nome Del Barbiere – o restaurante é uma pequena delícia comandada pelo chef Marcelo Schambeck. O almoço funciona com reservas.

Rua Jerônimo Coelho, 188 – Centro, Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3019-4202

Gambrinus
Esse restaurante português é um dos mais tradicionais da cidade. Só não é mais velho que o Mercado Público, que o hospeda. É um ponto turístico.  Faça um favor a si mesmo: prove o bolinho de bacalhau.

Av. Borges de Medeiros, 85 - Mercado Público Central, Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3226.6914

Sushi do Seninha
Endereço certo para comer um sushi fresco e barato. Ficam no Mercado Público e oferece pratos bastante em conta. Fora que ainda dá para, na saída, fazer umas comprinhas, de cereais a vinhos, de frutas a queijos.

Largo Jornalista Glênio Peres, Loja 47 e 45 – Centro Mercado Público Municipal, Porto Alegre / RS
Fone (51) 3211-3131

Bar Naval
Conhecido pelo Violento Mocotó, que serve com a mesma excelência desde 1907, o restaurante é outro ponto turístico histórico do Centro. Tão histórico que, reza a lenda, sobreviveu à famosa enchente de 1941. Cheio de poesia, o lugar já inspirava um Lupicínio Rodrigues ainda anônimo.

Largo Jornalista Glênio Peres - Mercado Público Municipal – Centro, Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3286.3423

Cocina 640
O lugar é realmente diferente do que se costuma ver pelo Centro. Não tem a pegada mais histórica que oferecem os tradicionais pontos no Mercado Público, mas dá para fugir da correria em plena avenida Borges de Medeiros. Se você for sozinho, a dica é ficar no balcão, onde você pode acompanhar o movimento.

Av. Borges de Medeiros, 640 - Centro Histórico, Porto Alegre/RS
Fone (51) 3012-7920

Bistrô da Vó Mercedes
Ohando de fora, o sobradinho em que se localiza o restaurante faz voltar no tempo, lembrar da infância. O nome do estabelecimento também traz à tona memórias afetivas. Para o almoço, fique com o cardápio do dia. Nas sextas e sábados à noite, tem menu degustação.

Rua Duque de Caxias, 550 – Centro, Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3013-3269

La Tasca
Dois irmãos argentinos de origem espanhola são os responsáveis pelo negócio, especializado em pães. Aqui é o lugar perfeito caso sua ideia de almoço seja uma pizza diferenciada ou tapas deliciosos. Ah, para quem gosta de doces (afinal, sobremesa também faz parte do almoço, certo?), aqui é a perdição! O La Tasca fica aberto das 10h às 22h, sem fechar, o que o torna um ótimo lugar caso precise sair para comer mais tarde que o habitual.

Rua Duque de Caxias, 678 – Centro, Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3212-5966

Café do cofre
O barato aqui é o lugar. Sede histórica de banco, prédio do Santander Cultural, o Café do Cofre fica, literalmente, dentro do cofre. Se você estiver de passagem, pode aproveitar o passeio no museu, ir ao cinema e comer, tudo no mesmo prédio.

Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro, Santander Culturar - Subsolo, Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3227.8322