10/05/2018

Gente que nos inspira: os diferentes e deliciosos restaurantes de Gabriel Zambon

Destemperados

Em parceria com o Santander, o Destemperados continua em busca de histórias inovadoras na gastronomia. Conversamos com o chef que está à frente do Grupo Seasons e se divide nas funções de cozinheiro e gestor para coordenar o The Chefs, A Pizza, A Massa e Poke by Seasons

Foto: Luane Roque

Quem caminha pela Rua Dinarte Ribeiro e pela Praça Dr. Maurício Cardoso, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, com certeza já se deparou com uma grande variedade de bares e restaurantes. Esse polo gastronômico da cidade tem como um dos principais incentivadores o chef Gabriel Zambon, que comanda, atualmente, cinco operações na região – The Chefs, A Massa, A Pizza, Poke by Seasons, além de uma central de telentregas.

Gabriel é fundador do Grupo Seasons e trabalha ao lado de pessoas essenciais para sua trajetória de sucesso, como a esposa Carina Caviraghi, o irmão Rodrigo Zambon e os sócios e parceiros Alisson Kuhn, William Teixeira e Julio César de Paulo. 

– Para o negócio ser bom você precisar ter uma equipe igualmente boa. É impossível fazer as coisas sozinho. Tenho líderes em cada gestão dos meus restaurantes – reflete Gabriel. Foi em 2009, após passar 9 anos em Londres, que envolveu uma série de experiências e cursos profissionalizantes, que o chef resolveu abrir o seu primeiro negócio: o restaurante Seasons, que trazia à Capital o conceito de alta gastronomia.  

– A ideia era algo mais europeu, que não havia aqui na cidade. O tempo foi passando, reformamos o restaurante até que decidi mudá-lo completamente. Há 1 ano e meio, encerramos a operação do Seasons para dar início ao The Chefs, A Pizza e A Massa. Pesquisamos muito as tendências da gastronomia antes de tirar as ideias do papel e tomar qualquer decisão – conta o chef.

De acordo com Gabriel, a indústria está mudando constantemente, e fazer sucesso na gastronomia é sinônimo de estudar e trabalhar muito. Para conseguir cumprir sua função de gestor, quando teve certeza do rumo do negócio, o chef acabou abrindo mão das panelas para estar mais perto de outras responsabilidades: 

– Resolvi abrir o The Chefs quando percebi que minha presença na cozinha do Seasons não era mais necessária. Eu estava confortável com a comida que a equipe conseguia entregar e sentia muita confiança em relação a eles. Focamos em pesquisas para criar novas ideias e qualificar nossos produtos. Foi assim que nasceram os hambúrgueres e as pizzas – explica.

Na parte financeira, Gabriel também se envolve. O primeiro negócio ele abriu com um dinheiro que havia guardado na Inglaterra. Para realizar suas outras ideias, teve o apoio de facilitadores como o Santander.

– Sempre estive ao lado de parceiros para abrir os meus negócios. Estamos preparando o retorno do Seasons, em Porto Alegre, e estou trabalhando junto ao Santander para essa novidade – revela Gabriel. No futuro, ele voltará à cozinha para a reabertura do Seasons, que abrirá com um conceito contemporâneo e diferente, sem perder a qualidade da empresa já reconhecida pelo público. A outra novidade fica por conta de mais um The Chefs na Capital.

*Conteúdo publicitário criado por Destemperados para Santander