12/04/2018

Gente que nos inspira: a cozinha e os projetos autorais de Marcelo Schambeck

Destemperados

Assim como o Destemperados, o Santander acredita que a gastronomia é uma grande fonte de inovação e empreendedorismo. Pensando nisso, conversamos com Marcelo Schambeck, para conhecer a sua história como chef de cozinha. À frente do seu próprio negócio desde 2007, o cozinheiro atualmente comanda o Del Barbiere, um pequeno e delicioso bistrô em Porto Alegre, que trabalha com produtos orgânicos, respeitando a sazonalidade dos alimentos. 

Antes mesmo de se formar na faculdade de Gastronomia, Schambeck já havia construído um plano de negócios como trabalho de conclusão de curso.  Mal sabia ele que o projeto acabaria por se tornar uma realidade e uma aposta de muito sucesso.

– Aproveitando que a minha família tinha uma barbearia, criei um plano para abrir um café nesse mesmo espaço. Investimos, e acabei percebendo que seria mais rentável servir almoço uma vez por semana – conta o chef. 

Schambeck sempre esteve atento às tendências e às novidades da gastronomia. Muito além de comandar as panelas, se preocupou em desenvolver um conceito sólido e uma forma de gerenciar seu bistrô. Sem medo de arriscar, modificou o Del Barbiere algumas vezes até chegar no que é hoje – um pequeno restaurante que serve um menu do dia com couvert, prato principal e sobremesa. Embora sua preocupação em empreender estivesse sempre presente, o chef inovou mais uma vez ao conhecer produtores e insumos diferentes e ao apostar em ingredientes locais do Rio Grande do Sul. 

Em expedições feitas pelo Estado, o cozinheiro e a jornalista Flavia Mu registraram suas descobertas no site Identidade RS, mantido pelos dois. Na mesma onda, Schambeck se inspira em ingredientes frescos e orgânicos para criar o que ele chama de Menu de Feira. 

Aos finais de semana, é nas feiras de Porto Alegre que ele busca insumos para criar os almoços servidos no bistrô. 

– Juntei minha inquietação com o meu trabalho, foi assim que surgiu o Identidade RS. Focamos em pessoas que de alguma forma contribuem para a gastronomia do Estado. Já conversei com muita gente legal, com pessoal que entende de vinhos, com produtores, chefs. Tudo isso influencia na minha cozinha, é um estilo de vida que entra no prato – explica Schambeck. 

Marcelo Schambeck é um dos maiores nomes da gastronomia no Rio Grande do Sul e já conquistou inúmeros reconhecimentos por seu trabalho e seus projetos. Mas, para alcançar o sucesso, contou com o apoio de inúmeras pessoas, que foram fundamentais para a sua trajetória: 

– Eu fui aprendendo ao longo do tempo. Tive ajuda de pessoas que poderiam contribuir comigo em várias áreas.  As etapas foram muito bem trabalhadas, fomos nos adaptando aos poucos. Inclusive, agora estamos repensando para onde vamos – reflete. 

Da mesma forma, o Santander é parceiro de diversos negócios na gastronomia que deram certo e que precisaram de um apoio na construção das suas histórias. A gente acredita que encontrar facilitadores é uma forma de apoiar o desenvolvimento do seu próprio negócio e contribuir com o desenvolvimento do país. A gente acredita que encontrar facilitadores é uma forma de apoiar o desenvolvimento do seu próprio negócio.

*Conteúdo publicitário criado por Destemperados para Santander