19/11/2017

6 dicas para economizar energia na sua cozinha

Destemperados

Se cozinhar é um ato de amor para quem se serve, cozinhar consumindo energia de um jeito inteligente é um ato de amor para com o mundo. Pode parecer cafona, mas depende, de verdade, da economia de cada pia em uma casa, de cada casa em um bairro e por aí adiante para fazer a diferença. E é pra ajudar em como praticar um consumo consciente de energia que nós, junto com o pessoal da CL Energy, vamos te mostrar 6 dicas para economizar energia na cozinha:

1. Organize os alimentos na geladeira: além de evitar que eles estraguem você não perde tempo procurando-os com a porta aberta. Ao invés de abrir a geladeira para pensar, pense antes de abrir.

2. Encha a máquina de lavar louças (se tiver uma): para quem tem máquina de lavar louça, a dica é encher em sua capacidade máxima pois assim você reduz o número de vezes que a liga. Se você tiver poucas louças, é preferível usar a pia. Mas lembre-se de não deixar a torneira aberta, é claro. Para você ter uma noção, a torneira aberta durante 15 minutos gasta mais de 240 litros de água.

Foto: Luane Santos

3. Utilize aparelhos com o Selo Procel: você sabia que existe um selo de economia de energia? O Selo Procel de Economia de Energia, ou simplesmente Selo Procel, ajuda você a identificar entre os eletrodomésticos os mais eficientes e que consomem menos energia. Sempre que puder, opte pelos aparelhos com o Selo Procel, e caso não tenha o selo, escolha aqueles com especificação Inmetro A.

4. Descongele os alimentos naturalmente: É sempre bom programar o almoço ou jantar com um pouquinho de antecedência, né? Assim, além de ter um cardápio já pensado, você pode tirar os alimentos do congelador antes e não utilizar o micro-ondas para descongelá-los.

5. Para os assados nos fornos elétricos, controle a ansiedade de abrir a porta do forno: sabia que cerca de 20% da energia acumulada dentro do forno se perde a cada vez que abrimos a porta? Para compensar esta perda o forno consumirá mais energia a partir do seu aquecimento já que utiliza uma resistência elétrica.

Foto: Henrique Kochenborger

6. O jantar da família vai ser sanduíche? Esquente a sanduicheira uma vez só, para aproveitar apenas um aquecimento: ou, se puder evitar o uso da sanduicheira, faça tudo no forno do fogão a gás (se você só tiver forno elétrico, fique atento para a dica do item 5!)

Há muitos costumes que podemos implementar, e também mudar, em nosso cotidiano para economizar energia. Além disso, podemos ainda gerar nossa própria energia elétrica! A energia solar é uma forma de energia renovável, sustentável e limpa. A CL Energy oferece soluções completas e individualizadas de geração de energia a partir dos painéis solares, possibilitando que você “liberte-se com energia”!