04/07/2017

4 truques pra fazer uma boa pizza em casa

Destemperados

Vamos partir do princípio: a pizza feita em casa que vamos falar aqui nem sempre agradaria um italiano desses nascidos e criados na Itália. Eles são mais puristas e têm alguns ingredientes certos para certas receitas. Como vamos fazer essa pizza aqui no Brasil, quase tudo é permitido. Não sabe ou não quer fazer a massa da pizza? Não tem problema. O molho pronto é o único que tem por perto? Um tomate picadinho é uma opção melhor, mas não vamos contar pra ninguém se esse for o caminho. Junto com o pessoal da Fazenda Tradição vamos te dar uns truques abaixo que vão ajudar nas noites em que um certo grau de preguiça é aceitável - mas a gente garante que o resultado vai ser excelente.
E pizza caseira é feita onde? Isso mesmo, na assadeira toda velha que era da sua mãe.
1. A "massa": massa de pizza não guarda muitos mistérios - fora aquele giro com o dedo, isso exige bastante prática - tem receitas aos montes na internet. Mas pra facilitar as coisas vamos te apresentar a alternativa mais rápida e mais prática: o pão árabe. É o tamanho perfeito pra uma pessoa e cabe tanto no forno quanto numa frigideira - pra um dia de preguiça além da conta;
Perto o bastante pra deixar a pizza douradinha; longe o bastante pra não queimar as bordas.
2. Pré-aqueça o forno ao máximo: com qualquer pizza de massa pronta, seja ela de pão árabe ou aquelas de supermercado mesmo, o mais importante é o queijo derretido lindamente, certo? Certo. Então, se for um forno com grill é melhor ainda, o calor que vem de cima vai derreter o queijo mais rápido e não secar a massa (ou melhor, o pão árabe).
Queijo com moderação.
3. Queijo é bom e todo mundo gosta: mas a quantidade dessa cobertura pode ser a ruína da sua receita, já que ele vai umedecer a sua massa. Empilhar muita coisa sobre a massa vai impedir que ela asse corretamente. Siga a regra dos napolitanos: use ingredientes de qualidade, não necessariamente em quantidade.
E pizza pra pegar com a mão significa o quê? Isso mesmo, jantar na frente da televisão.E uma dica importante: pizza com poucos ingredientes = pizza pra pegar com a mão.
Pizza com rúcula em cima conta como salada? Conta.
4. Lembre dos sabores da sua pizzaria favorita: deixe o presunto e queijo para o seu sanduíche e lembre dos sabores que recheiam os cardápios das pizzarias. Queijo mozarela é quase obrigatório - mas já fizemos vista grossa para a massa e para o molho, se só tiver algum outro queijo à mão podemos relevar também. E depois dele, algumas combinações que mostram que o pizzaiolo da casa tem repertório:

Pastrami + cebola roxa: o sanduíche de pastrami, com uma pilha dele dentro do pão preto, é um símbolo das cozinhas de Nova Iorque. Ele é feito de carne bovina curada e defumada e um acompanhamento clássico é o picles de pepino. Na nossa pizza, a acidez que combina bem com o defumado vai ficar por conta das rodelas de cebola, com umas gotas de vinagre e uma pitada de sal - outros tipos de picles vão bem também;
É tanta economia de esforço que dá tempo de picar um abacaxi pra colocar em cima do lombinho.
Lombo com Ervas + abacaxi: as ervas desse tempero são combinadas com um pouco do pimenta. Os sabores que a gente já conhece de outras receitas vão ajudar a criar uma combinação aqui: se abacaxi com pimenta é uma baita combinação, e lombo com abacaxi também, misturar também parece uma boa ideia, não? 
Servir a pizza numa tabuinha pra fazer um visual mais pizzaiolo.
Paleta Defumada + parmesão e rúcula: diferente do lombo com ervas, a paleta tem um sabor mais suave e combina bem com sabores intensos como parmesão (já ouviu falar em porco com queijo?) e um pouco de rúcula com limão e azeite.

Dá uma olhada nos outros produtos da Fazenda Tradição neste link. Eles vão te inspirar a fazer outros sabores de pizza. Depois que fizer conta pra gente aqui nos comentários. :D

*Produzido por Destemperados para Fazenda Tradição.