Enquanto turista, tomar café da manhã no Parque Lage sempre foi um dos meus passeios preferidos. Se eu viesse ao Rio e não passasse por ali, era quase como se não tivesse vindo. Desde que me tornei uma moradora da cidade, queria ir, mas acabava  sempre deixando pra depois. Neste feriado, um grupo de amigas veio me visitar. No roteiro que sugeri, é claro, estava uma passada no D.R.I Café Du Lage

O único problema é a espera... Tem que chegar bem cedo, até umas 9h30, ou então bem tarde, perto do meio-dia. Uma atendente anota o nome e o número de pessoas em um quadro negro e vai chamando. Aí o pessoal senta em volta da piscina que fica no centro do prédio, jogando conversa fora. O negócio é ir bem tranquilo e curtir a espera. O dia tava nublado, então não dá pra ver na foto, mas atrás dessa construção, lá no fundo, fica o Cristo Redentor. É lindo!

O D.R.I serve café da manhã, almoço, chá da tarde e jantar. Fica aberto de segunda a quinta das 9h às 23h e, nas sextas, sábados, domingos e feriados, acompanha o horário do parque, indo das 9h às 17h – no horário de verão, fecha às 18h. Até agora, eu só fui tomar café da manhã por lá, mas confesso que fiquei bem a fim de conhecer o almoço e a janta. O cardápio era beeem atraente.

Algumas gurias escolheram a baguete de misto quente com ovos mexidos. Estava deliciosa, com o pão bem crocante. A saladinha vem à parte, pra quem quiser deixar o sanduíche mais saudável. Pra beber, um suco de laranja.

Mas o mais comum é pedir a bandeja, que vem com uma cestinha de pães artesanais, manteiga, queijo minas, geleia caseira de mamão (yummie!), ricota com ervas e um bolinho caseiro. Tem também as frutas: uma fatia de melancia e outra de mamão, e um suco de laranja. Aí, a pessoa pode escolher entre chocolate frio ou quente (o que eu escolhi), café com leite ou chá. 

Quando chega na mesa, dá aquela sensação de que o dia vai ser bom, sabe? Sou louca por café da manhã e acho esse bem completinho, com tudo que tem que ter. Frutinhas e suco pra deixar o dia mais saudável :)

Dá também pra pedir a bandeja um pouquinho mais completa. Aí, o extra que eles oferecem é o iogurte com granola e mel e um mini misto de presunto e queijo no pão de leite, que era bem pequeno mesmo, do tamanho de uma bisnaguinha. 

Dentro do Parque Lage fica a Escola de Artes Visuais (EAV). Além de aulas, há algumas exposições. Além de toda comilança, também tem espaço pra cultura! Alguns trabalhos dos alunos ficam expostos pelos corredores do casarão.

Depois do café, é legal dar uma volta pelo parque. São diversas espécies de plantas, grutas e um mini aquário, que tem até um tubarãozinho. Pra criançada, tem parquinho de diversões. Alô, Destemperadinhos!

Ah, outro programinha bem legal – e bem comum, como pode-se perceber pela foto – é fazer um picnic por lá. O pessoal leva toalhas, várias comidinhas e bebidinhas e passa o dia como um bon vivant, curtindo o sol e a natureza. Em alguns pontos do parque dá pra receber visitas: macacos vêm e roubam as comidas. Chega a ser engraçado ouvir os gritos assustados. Mas é só chamar os guardas que eles ajudam a tirar os bichinhos de perto.  E bem importante: é proibido alimentar os animais, viu?

Começar o dia saudavelmente – e num ótimo astral – custou cerca de 30 reais por pessoa. Dali, fomos correndo pra praia, já que as gurias queriam aproveitar o solzinho, que estava começando a dar as caras.

D.R.I Café Du Lage
Rua Jardim Botânico, 414 - Parque Lage
Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 2226-8125
Todos os cartões
www.driculinaria.com.br
facebook.com/dricafe