Ainda que Belo Horizonte esteja distante do litoral brasileiro e normalmente não sofrer tanto com as altas temperaturas, os últimos dias têm sido de um calor quase “senegalês”. Como estamos longe da praia e do mar, só nos resta recorrer à cerveja gelada, tradicional elemento da capital nacional dos botecos, ou correr para uma sorveteria. Foi assim que, em meio ao fim do inverno com cara de verão, corremos para a Alessa Gelato & Caffè em busca de alívio.

Em uma espaço supermoderno, com pé direito alto e um ar condicionado “de responsa”, nos acomodamos em uma mesa com vista para a rua e logo pedimos o cardápio, que oferece opções de cafeteria, sorvetes artesanais e suas combinações. Para quem desejava aproveitar um pouco mais do calor que fazia lá fora, uma área externa em nada deixava a dever ao conforto do salão.

Ao todo, mais de 50 sabores de sorvetes estavam disponíveis, fora as taças, milkshakes e outras receitas especiais, como o Baccio, uma refrescante combinação de sorbet de morango, licor de cassis e espumante. Fala que não é uma maneira “chique” por demais de se refrescar do calor?

Não satisfeito, pedi um sorbet de mexiriquinha, também conhecida como Clementina em outras regiões do Brasil, aquela mesma do quintal do sítio ou da casa a vovó. No caso desta versão estava com o verdadeiro gosto da fruta, devidamente adoçada e bem geladinha.

Na sequência, como o sorbet foi “individual”, chega o Pistacchio Sundae, com sorvete de pistache, como indica o nome, e uma bola de sorvete de menta com flocos, pedida pela mesa para refrescar ainda mais e se misturar à calda quente de frutas vermelhas, o chantilly e a cerejinha para arrematar. Será que já era gula?

E ainda teve espaço para uma clássica vaca-preta, a combinação de sorvete de baunilha e Coca-Cola, meu ponto fraco.

Ah! Para quem quiser estender a experiência em casa, há a opção de embalagens térmicas para viagem, sem contar as tortas de sorvete, que desta vez não puderam ser degustadas. Falta de espaço, entende?

Assim, após esta gelada experiência, pagamos cerca de 90 reais e voltamos ao calor “senegalês”, mas desta vez, ao menos estávamos refrescados.

Alessa Gelato & Caffè
Rua São Paulo, 2112 – Lourdes
Belo Horizonte/MG 
Fone: (31) 3292-2588
Aceita todos cartões
www.alessagelato.com.br