19/01/2016 15 rótulos para conhecer os espumantes brasileiros Destemperados

Você ainda precisa de argumentos para optar pelos espumantes brasileiros? Então aqui vão três: os rótulos têm qualidade reconhecida internacionalmente, são fáceis de encontrar em supermercados e lojas, além de ter um preço bem competitivo. Mas a melhor maneira de se convencer de verdade é provando. Separamos quinze rótulos – todos premiados no IX Concurso do Espumante Brasileiro, em Garibaldi (RS) – para você conhecer melhor os produtos nacionais.

Espumante Aliança Brut Charmat
Brut é o tipo mais comum de espumante - não é seco como o extra brut, mas também não é tão doce. O nome Charmat indica o método de produção da bebida. Este aqui vai muito bem com frutas. Alguém disse clericot?


Espumante Casa Galiotto Brut Charmat

Este é um daqueles espumantes ideais para uma noite de queijos e vinhos.


Espumante Panizzon Chardonnay Brut Charmat

Este é um espumante mais refrescante, então é uma ótima opção para servir de aperitivo ou em um happy hour com os amigos.


Espumante Don Giovanni Brut Tradicional

O nome tradicional indica que esse espumante foi feito com o método champenoise, criado na França. Uma ótima opção para um jantar a dois.

Espumante Estrelas do Brasil Brut Chardonnay
Tem aromas de flores cítricas e frutas de polpa branca como maçã, pêra, pêssego. Vai pegar uma piscina? Ele é uma ótima companhia.

Espumante Guatambu Poesia do Pampa Brut
O Pampa gaúcho é famoso por produzir uvas que dão um sabor especial aos vinhos produzidos na região. Este é um espumante que agrada paladares diversos, ideal para um jantar em família.


Espumante Cave Amadeu Brut

Este é um espumante tradicional clássico, ideal para comemorar uma data especial.


Espumante Aracuri Brut Rosé

Além de ser a cara do verão, o Rosé está em alta. Este é ideal para um dia na praia.
Espumante Casa Perini Brut Rosé Charmat
O espumante Rosé é muito versátil na harmonização com comida, inclusive com pratos mais simples. Por isso, este aqui é ideal para levar em uma icebag para um piquenique no parque.
Espumante Campos De Cima Extra Brut
O espumante Extra Brut é mais seco que o Brut, por isso costuma agradar paladares mais apurados. Este aqui é ideal para um aperitivo ou em drinks.


Espumante Aurora Pinto Bandeira Extra Brut

A região de Pinto Bandeira é considerada a Champagne brasileira, por isso esse rótulo é um clássico. Ideal para quem quer começar a provar o tipo Extra Brut.

Espumante Dal Pizzol 40 Anos Nature
Nature é o tipo de espumante mais seco de todos. Vai bem de um jantar a uma comemoração entre amigos.


Espumante Casa Valduga RSV Blush

O termo Blush, usado pela Casa Valduga, indica que este espumante é produzido apenas em safras com condições ideais de clima (muito sol e pouca chuva). Isso indica boa qualidade da uva e ótimo sabor. Ideal para um jantar especial.
Espumante Cave Geisse Brut Blanc de Blanc
O termo Blanc de Blanc indica que o espumante foi feito 100% de uvas brancas, neste caso a Chardonnay, que é a variedade de uva mais tradicional. Este é um daqueles rótulos que vão bem em qualquer ocasião, então tenha sempre na geladeira.

Espumante Terrasul Moscatel
É um espumante adocicado, por isso vai muito bem com sobremesas.


*Post patrocinado

Comentários Críticas, sugestões, elogios e debates são muito bem vindos. Comentários agressivos serão excluídos.