22/05/2017

Vineria Brasil: um recanto para os enófilos na Zona Sul de Porto AlegreRS

Paula Bañolas

Que a Zona Sul de Porto Alegre é tudo de bom todo mundo já sabe. Está estampado pelos carros que percorrem a cidade. Mas, não é só pelas belezas naturais à beira do Guaíba que ela tem essa fama. A região está repleta de atrações para moradores e visitantes, entre elas uma grande variedade de lugares legais para comer e beber. Com a chegada do friozinho, fomos tentados pela vontade de beber vinho, o que nos levou à Vineria Brasil.

A Vineria fica na Tristeza, em uma casinha cor de rosa, bem lúdica. O deck da frente é muito convidativo, uma pena estar chovendo quando fomos. Cai bem no verão, bebendo um espumante.

Logo ao entrar, um deleite para os olhos: a adega, que também é loja, para escolher o que quiser beber. Pode ser para acompanhar a comida ou para levar para casa, afinal o lugar é restaurante e também enoteca.

A variedade é enorme, e a sommelier e dona da casa (olha ela ali na foto) aconselha o rótulo de acordo com o gosto do cliente, sempre buscando harmonizar com os pratos.

Dentro da casa, o espaço é limitado. São dois cômodos pequenos, cada um com duas ou três mesinhas. Um ambiente intimista, à meia luz e com velas na mesa para dar um clima.

O lugar é todo decorado com quadros e plaquinhas que tem o vinho como temática. Fiquei encantada com esse mapa antigo, que mostra as regiões viníferas do mundo.

Chegamos com fome, então já começamos com uma entrada para apreciar um vinho e esperar pelos pratos principais. O nome da entrada é Montesino, e ela é composta de cubinhos de queijo Serrano com farofinha de bacon. Queijo e bacon, tem como ficar ruim? Não, não tem.

Passamos, então, para o motivo principal que tinha nos levado até ali. O vinho. De acordo com o que pedimos para comer, a sommelier nos indicou um vinho mais intenso, de sabor mais marcante. Acabamos escolhendo esse Merlot da Vinícola Zanella, empresa familiar pequena e pouco conhecida aqui em Porto Alegre, da região de Antônio Prado.

A dona nos disse que a dela é uma das poucas lojas da cidade que vende vinhos dessa vinícola. Mais um motivo para passar lá. Aliás, deixem-me fazer um parêntese e dizer para quem estiver lendo: bebam vinhos brasileiros! Já passou da hora de deixar o preconceito quanto à qualidade dos nossos vinhos de lado e se abrir para experimentar tudo que temos de tão bom, e que é nosso.

Mas, voltando ao jantar... O cardápio é enxuto, composto de algumas entradas, pratos de massa e poucas sobremesas. Eu achei ótimo, já que nunca consigo decidir o que quero comer quando a oferta é muito grande. Escolhi, então, um talharim à Campeira, com ragu de carne de panela.

O Josue, que estava comigo e adora ser modelo das minhas fotos para os posts, escolheu um talharim também, mas com molho Affumicata, de calabresa defumada, azeitonas e pimentões confitados ao molho de tomate.

Os dois pratos estavam bem servidos e muito saborosos. A massa caseira dá um toque muito especial para a comida, ao meu ver. Quem quiser provar essas nossas indicações, tem que se apressar: o cardápio do restaurante está em processo de mudança. Vão sair algumas coisas e entrar outras, a novidade são alguns risotos. Recomendo mandar uma mensagem para eles ou entrar em contato por telefone para maiores informações.

Na hora de ir embora, a conta ficou por cerca de R$45 para cada um de nós, sem contar o vinho. Tem tantos tipos e tantos preços que fica difícil aqui estimar o quanto se gasta em bebida, vai do bolso e da disposição de cada um. Para quem tem menos sede, eles também oferecem vinhos em taça. A única recomendação que deixo é a de parar para trocar uma idéia com a sommelier, que é receptiva e, com certeza, vai ter muitas informações importantes para compartilhar, sem falar que ela vai saber te ajudar na hora de escolher o vinho mais adequado.

Vineria Brasil
Rua Srg. Nicolau Dias de Farias, 166 – Tristeza
Porto Alegre/RS
Telefone: (51) 3557-8059
Aceita todos os cartões
www.facebook.com/vineriabrasil

RS Paula Bañolas