05/02/2018

Vindima Experience: um dia de colheita na Vinícola Luiz ArgentaRS

Isadora Andrade

No sábado teve mais uma edição da Colheita Experience da Luiz Argenta, um dia especial para os visitantes poderem vivenciar um pouquinho da vindima, ver de perto o processo de produção dos vinhos e espumantes da safra 2018 e, claro, comer e beber muito bem.  

A vinícola, que fica em Flores da Cunha, montou uma programação pra lá de especial, super completa e bem pensada. E antes de eu começar a contar como foi essa experiência incrível, já anota aí: Colheita Experience vai acontecer novamente nos dias 10, 11, 17 e 24 de fevereiro.


O dia delicioso começa logo cedo, às 9h30, com um passeio de carretão - veículo usado para transportar os vindimeiros durante o período de colheita. Esse passeio pela propriedade de mais de 50 hectares já é de tirar o fôlego. E só melhora!


De avental, chapéu e tesoura na mão, todos têm a oportunidade de fazer a colheita manual de alguns cachos. Não sem antes ouvir as orientações do técnico agrícola Zair Molon,  que explica como funciona todo o processo de colheita manual e o cuidado que deve-se ter neste momento tão esperado.


Depois do trabalho "pesado", hora de repor as energias com um delicioso lanche. Salames, copas, diferentes tipos de queijos, pães, grostoli e geleias fazem parte deste verdadeiro banquete ao ar livre. Vontade de ficar ali por horas, deitada nas almofadas sob os vinhedos e sendo feliz.


E em uma vinícola, tem que ter brinde de espumante, né? Muitos.


Durante o Dia de Colheita, eu perdi a conta de quantos brindes foram feitos e quantas taças degustadas. Tim-tim!


Terminado o lanche, hora de fazer uma degustação às cegas. Guiados pelo simpático enólogo José, os visitantes tiraram  dúvidas e se divertiram — por que não? — tentando identificar aromas dos diferentes tipos de espumantes servidos. 


De olhos vendados tudo ficou ainda mais leve e divertido! 


Após a degustação, a experiência continua com um almoço no belíssimo restaurante Clô. Para o Dia da Vindima, é oferecido um menu especial, com couvert, entrada, prato principal e sobremesa. 


O raviolini de beterraba recheado com brasato e um molho especialíssimo fez o maior sucesso na mesa. Todos quiseram passar o pãozinho para aproveitar todo o molho.


O prato principal foi esse fotogênico carré de cordeiro com molho de vinho e uvas, acompanhado de risoto de cogumelos. Que prato! 


O almoço foi finalizado com uma cuca com zabaione de Moscatel. Nham!


Cada um dos momentos foi harmonizado com um vinho ou espumante diferente da linha Luiz Argenta.


Depois de um almoço incrível, ainda seguimos para um passeio pelas dependências super modernas da vinícola, onde conhecemos o processo de vinificação por gravidade...


... e a cave mais bonita do Brasil, onde as barricas de vinho repousam ao som de Tom Jobim. Que lugar é esse, gente?


Esse foi um dia pra lembrar pra sempre <3
Quem ficou com vontade de ver de perto tudo isso e vivenciar a vindima da Luiz Argenta, não pode perder as próximas datas. E, pra ver a programação de outras vinícolas para essa época tão festejada na Serra Gaúcha, é só clicar aqui.

Colheita Experience Luiz Argenta - Dia de Colheita
Quando: 10/02, 11/02, 17/02 e 24/02, das 9h30min às 16h30
Onde: Vinícola Luiz Argenta, em Flores da Cunha.
Quanto: R$ 390,00 por pessoa | R$ 750,00 o casal
Informações: pelo e-mail luizargenta@luizargenta.com.br ou telefone (54) 3292-4477

RS Isadora Andrade