12/06/2017

Variedades e delícias no Machry Bistrô e Armazém em Porto AlegreRS

Rafaela Frare

Imaginem um dia de chuva torrencial durante a sua tarde de folga e aquele encontro com a amiga que sempre fica para depois. Pois é, resolvemos unir o útil ao agradável e, ao invés de ficar embaixo das cobertas olhando filme e comendo pipoca, fomos até o Machry Bistrô e Armazém, na Zona Sul de Porto Alegre, para comer coisas gostosas e olhar as novidades que tem por lá. O Machry funciona como restaurante, padaria, confeitaria e armazém, ou seja, tem de tudo um pouco e já é famoso na região há anos. 

Como deu para perceber, a chuva fez com que a tarde terminasse mais cedo, o que tornou a nossa experiência ainda mais aconchegante. Eu havia ido lá apenas duas vezes, uma no Natal e outra na Páscoa, pois nessas épocas eles possuem algumas cestas prontas e delicadas para presente. Nunca havia ido para sentar e comer com calma, como eu queria há tempos, então essa visita foi quase como uma primeira vez no local.

Indo com amiga, a gente sempre consegue olhar tudo com mais calma e a ida até lá é algo que realmente deve ser explorada. O ambiente é aconchegante, com ar antiguinho, simples e que desde a entrada possui muita coisa para vender!

No armazém encontramos utensílios para decorar ou incrementar o chá da tarde ou café da manhã em casa. São muitas coisas fofas nas prateleiras.

Achei esses joguinhos de bule e xícara muito lindos!!

Antes de continuar o nosso tour, nos direcionamos às mesas para matar aquilo que estava nos matando! As tortas são fatiadas e expostas na vitrine, e no cardápio tem a descrição de todas elas, além dos pratos salgados, bolos, salada de frutas, iogurtes, e algo que achei bem legal: opções sem glúten e sem lactose.

As mesinhas se extendem para uma área mais aberta e legal de se contemplar, ainda mais quando o sol está presente. Nós escolhemos sentar mais para dentro e ficar escutando o barulhinho da chuva de lá.

Pedidos feitos. Eu comecei no salgado e a Luiza já foi direto para o doce! É que quando estou com fome preciso de algo salgado antes. Enfim, fui de Torta Pensilvânia com chá verde e folhas de hortelã, e minha amiga foi de Torta Naked Cake e capuccino grande.

Para os amantes do salgado, como eu, a Torta Pensilvânia é a pedida certa! Ela é recheada com peito de frango ao molho pomodoro, cream cheese e com base brisé. Vi que eles possuem também alguns tipos de sanduíches e torrada com queijo por cima, que parecem ser fantásticos. Há várias opções salgadas. 

A Torta Naked Cake é feita com base de chocolate 50% cacau, recheada com camadas de branquinho, morangos e mirtilos frescos. O moço que nos atendeu, ofereceu que ela viesse acompanhada por uma bola de sorvete de creme e calda, mas a Luiza não quis ostentar tanto assim no doce e preferiu apenas a torta, que, segundo ela, era deliciosa e caiu bem com o capuccino.

Agora sim eu fui para o doce. E que doce! Já tinha escutado falar muito bem sobre a Torta de Banana servida por lá, então fiz o pedido com bastante expectativa. E não é que ela me surpreendeu de verdade? Finalmente eu provei essa torta, e agora não vivo mais sem! Ela é feita com base crocante de biscoito, recheada com doce de leite, coberta com chantilly e um toque de canela. Por incrível que pareça, ela é doce na medida certa, já que a banana ajuda a equilibrar o sabor docinho. É realmente demais! Precisarei ir na Zona Sul mais seguido, só para comer essa torta.

Depois de comer, resolvemos dar mais uma passeadinha pelo ambiente e conhecer melhor tudo que é oferecido na casa. Vale lembrar que em todos os lugarzinhos que a gente se meteu, veio alguém para nos auxiliar e explicar nossas dúvidas. Na mesa, também não faltou atenção e o garçom era muito humorado. Sobre os achados, fiquei com muita vontade de convidar visitas em minha casa no final de semana, só para poder comprar esses lanchinhos prontos que eles oferecem! Você pega as caixinhas plásticas e te serve, ou pede para alguém te ajudar. Achei prático para situações diversas em que queremos levar algo pronto e delicioso pra casa.

Vê se esses pães não são de surpreender qualquer convidado? Achei lindos e devem ser bem macios, mas provar eles ficou para a próxima visita. 

Me impressionei com a quantidade de alimentos produzidos por eles mesmos. Nestes freezers, estão armazenadas muitas coisas gostosas e fresquinhas para levar para casa. Tem as tortas, alguns dos salgados, massas, geleias, iogurte, enfim, muita coisa legal. A Luiza levou a geleia de morango e disse que fez sucesso em casa. 

Eu escolhi levar a massa de capeletti, pois nos domingos de inverno ela é sagrada aqui em casa. Sempre nos reunimos para comer uma boa sopa com essa massinha. 

O Machry Bistrô e Armazém também oferece buffet de almoço todos os dias. Abre de segunda a sexta, das 10h às 19h, sábados das 9h30 às 19h30, e nos domingos das 11h às 19h30. É uma ótima opção para quem mora na Zona Sul e também para quem mora mais longe, como eu. Fazer um passeio até o outro lado da cidade pode ser bem prazeroso! Nosso lanche feito na mesa, saiu R$ 60. Já estou louca para organizar aquele chá em casa, ir no Machry e comprar coisinhas boas para esperar o pessoal. 

Machry Armazém e Bistrô
Rua Doutor Armando Barbedo, 257 - Tristeza
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3024-1300
machry.com.br

RS Rafaela Frare