21/03/2017

Urban Farmcy: um novo conceito de sabor e nutrição em Porto Alegre RS

Fernanda Bortolas

A Urban Farmcy abriu as portas na última semana em Porto Alegre, no coração do bairro Moinhos de Vento. O grande diferencial do lugar é apresentar uma proposta de hiperlocalismo (o consumo de alimentos o mais próximo possível de onde são produzidos) e defender a ideia de que qualquer casa pode se transformar em uma microfazenda urbana. Apostando na técnica raw de preparo dos alimentos, a Urban Farmcy nos faz ampliar nossa forma de ver a nutrição e a gastronomia.

Vivemos um momento em que se discute cada vez mais a procedência e o preparo dos alimentos, a preocupação quanto à concentração dos nutrientes, o respeito ao cultivo orgânico e, principalmente, a sustentabilidade do meio ambiente para as gerações futuras. Pensando nisso, a Urban Farmcy engaja as pessoas com o fim de redefinir o futuro da alimentação, por meio de uma rede de microfazendeiros urbanos, desenvolvendo um modelo de produção de alimentos saborosos, altamente nutritivos e com impacto positivo no meio ambiente. Por lá, boa parte do cardápio é vegetariana e vegana.


O ambiente é bem clean e mantém o foco na comida e em todo o seu conceito.

Além disso, a casa tem um laboratório para o desenvolvimento de novos produtos.

No almoço e no jantar, oferece um menu baseado nos conceitos raw & plant based. Ou seja, primar pelo preparo de alimentos que além de atrativos e saborosos, tenham alto valor nutricional e um profundo respeito pelo meio ambiente. 

Eles também fabricam sucos por lá, todos prensados a frio, preservando enzimas, vitaminas e minerais, sem adição de água ou açúcar. É possível bebê-los por lá ou levá-los para casa.

Nos fundos do local, um espaço muito aconchegante recebe os frequentadores com conforto em meio ao verde, com vastas estantes de livros que versam sobre temas variados, convergentes com a filosofia do restaurante. 

Na hora de iniciar os trabalhos, pedi uma entrada que é considerada pelos proprietários um símbolo de superalimento: a kalefornia chips, uma espécie de couve crespa conhecida por sua vasta concentração de nutrientes, temperada com uma pasta que leva castanha de caju, pimentão vermelho, suco de limão siciliano, levedura nutricional e pimenta caiena. Para beber, escolhi a green water, um extrato de clorofila da grama do trigo, que auxilia na desintoxicação do organismo e no fortalecimento da imunidade.

Junto da entrada, provei um drink que é um objeto de desejo para os apaixonados por café: feito com uísque Jack Daniel's Honey misturado com café extraído a frio (cold brew), mel de laranjeira e gelo de água de coco jovem.

Para o jantar, preferi duas opções que, no meu gosto, são igualmente sensacionais. A primeira é um Mushburger Portobello Hummus: hambúrguer com cogumelo Portobello, ricota raw à base de amêndoas, zucchini hummus feito com abobrinha, macadâmia, limão siciliano, tahini, óleo de oliva, cominho, alho, páprica e sal do himalaia, cebolas raw caramelizadas com tâmaras, tamari e óleo de oliva e microgreens.

O segundo prato foi o queridinho da noite: um espaguete raw de abobrinha com um molho pesto especial da casa (que além do manjericão, leva pistaches e microgreens de rúcula). Por cima, uma farofa de queijo raw à base de sementes de girassol e microgreens de beterraba. Tudo isso acompanhado de uma foccacia 100% integral.

Sobremesa? Temos! Amei a Raw Lime Pie: uma torta com base crocante feita de nozes, macadâmias, tâmaras, canela, recheada com coco, suco de limão, óleo de coco, avocado, lecitina e açafrão e adoçada com agave. No topo, castanha de caju, suco de espinafre, óleo essencial de limão, lecitina, extrato de baunilha, noz-moscada e agave.

Esta experiência me mostrou uma nova maneira de ver a nutrição e a gastronomia, em um ambiente leve e descontraído, onde se sentir bem é consequência de um cuidado constante com a própria alimentação e com o futuro.

O jantar custou em média 65 reais por pessoa, considerando que a entrada foi uma cortesia oferecida pela casa por conta da inauguração. O conhecimento que adquiri e o bem estar que senti não têm preço.

Urban Farmcy
Rua Hilário Ribeiro, 299 - Moinhos de Vento, 
Porto Alegre - RS 
Aberto de domingo à terça das 10h às 19h, e de quarta à sábado, das 10h às 22h
Aceita todos os cartões
https://www.facebook.com/urbanfarmcy/?fref=ts

RS Fernanda Bortolas