04/06/2016

Serra Gaúcha: roteiro turístico do vinhoRS

Destemperados

Nenhuma outra região do Brasil está tão preparada para o turismo do mundo do vinho como a Serra Gaúcha. Mas se engana quem pensa que a região se limita ao Vale dos Vinhedos. Várias outras cidades e roteiros vêm ganhando destaque nas atividades gastronômicas e turísticas – entre elas, Garibaldi, Bento Gonçalves, Pinto Bandeira e arredores. Algumas vinícolas criaram experiências diferenciadas para viver o universo do vinho. Nestes roteiros, indicamos passeios, restaurantes e hoteis que valem a visita de quem estiver por lá.

VALE DOS VINHEDOS
O Vale dos Vinhedos é a região vinícola brasileira mais estruturada e movimentada no campo do turismo. Com paisagens exuberantes, circular pelas estradas envoltas por parreirais já é um programa inesquecível. A boa sinalização dos estabelecimentos permite que o turista se aventure por conta própria e descubra novas experiências por si só.

CASA VALDUGA (casavalduga.com.br) e MIOLO (miolo.com.br) oferecem visitações estruturadas para conhecer o processo de produção e são ideais para grupos grandes. Outra dica é explorar outras vinícolas de menor porte. Destacam-se pela qualidade de atendimento e produto a Almaúnica, a Pizzato, a Vallontano, a Gran Legado e a Angheben.
Nereu de Almeida/RBS

Para degustar o vinho em meio à natureza, duas grandes opções surgiram no Vale dos Vinhedos: o JARDIM LEOPOLDINA (fone 54 3453-3633), com espaço verde, serviço de picnic, trilha, cafeteria e loja de malhas, e o WINE GARDEN (miolo.com.br) nos jardins da Miolo, com food truck, comidinhas e bebidas para quem busca por uma tarde saborosa.
Diego Fabris

QUATRO RESTAURANTES
Para o jantar, o PIZZA ENTRE VINHOS (fone 54 3459-1392 ) figura como uma opção descontraída e divertida. Com mesas espalhadas em meio a uma enorme seleção de vinhos brasileiros, você mesmo pode escolher a garrafa nas estantes. O MAMMA GEMA (mammagema.com.br) é uma referência na região e oferece pratos incríveis como o capelettoni de pato e o spaghetti à carbonara. O atendimento é ótimo e costuma estar sempre cheio nos finais de semana.
Tatiana Tavares

A vista de tirar o fôlego na frente do restaurante é só um dos atrativos do GIORDANI GASTRONOMIA CULTURAL,
(giordanigastronomia.com.br), com sistema de rodízio que começa pela sopa de capeletti, passa pelo galeto
com polenta brustolada com queijo e termina no tradicional sagu com creme.

A CASA MADEIRA (casamadeira.com.br) aposta em outros clássicos como a polenta mole e a codorna para ganhar o coração de quem passa por lá. E, ao final, a parada na delicatessen é obrigatória para comprar as deliciosas geleias e cremes de balsâmico.
Divulgação

CONHEÇA TAMBÉM
Almaúnica almaunica.com.br Fone (54) 3459-1384

Pizzato pizzato.net Fone (54} 3055-0440

Vallontano vallontano.com.br Fone (54) 3459-1006

Gran Legado granlegado.com.br Fone 0800 051 4197

Angheben angheben.com.br Fone (54) 3459-1261

Queijaria Valbrenta queijariavalbrenta.com.br Fone (54) 3461-1966

Mondê Chocolates Fone (54) 9645-8290

Itallinni Biscotteria itallinni.com.br Fone (54) 8402-2946

Dolcetto do Vale dolcettodovale.com.br Fone (54) 3055-0499

Spa do Vinho facebook.com/hotelespadovinho Fone (54) 2102-7200

Villa Michelon Fone 0800 703 3800 villamichelon.com.br

Borghetto Sant’Anna Fone (54) 3453-2355 borghettosantanna.com.br

MAIS INFORMAÇÕES: valedosvinhedos.com.br e bentogoncalves.rs.gov.br


CAMINHOS DE PEDRA
O roteiro pelos Caminhos de Pedra oferece uma possibilidade de contato com produtores artesanais. Ao longo da estrada, você passa por casarões centenários com diversos tipos de produtos e razões para encher a mala de lembranças gastronômicas da Serra Gaúcha.

A CASA DA OVELHA (casadaovelha.com.br) oferece uma linha de queijos e iogurtes que já é referência. O Parque da Ovelha encanta as crianças e tem programas de pastoreio e amamentação das ovelhas.
Fernando Gomes/RBS

Perto dali, fica a SALUMERIA CAMINHOS DE PEDRA (salumeriacaminhosdepedra.com.br). Lá é possível provar embutidos espetaculares como o salame de javali e o copalombo. Difícil resistir e não levar algum produto para casa.


Com visitação para conhecer o processo de produção e a loja, a CASA DA ERVA-MATE (fone 54 3455-6427) atrai gaúchos
e turistas de outros estados interessados na bebida. A casa oferece degustação de mate.


O restaurante CASA VANNI (casavanni.com.br) fica no porão de pedra de uma linda casa e conta com um jardim
enorme. Vale provar lá o filé com mostarda e presunto cru, envolto em massa folhada. O NONA LUDIA (nonaludia.com.br)
serve comida italiana típica onde se pode provar o piem, massas tradicionais e uma boa vitela.
Diego Fabris

MAIS INFORMAÇÕES: caminhosdepedra.org.br

GARIBALDI
Garibaldi é conhecida como a capital nacional do espumante. Hoje, os melhores restaurantes da região estão nesta cidade. Para conhecer os espumantes de Garibaldi, a centenária vinícola PETERLONGO (peterlongo.com.br) é parada certa. Além de saber mais sobre a história do primeiro espumante brasileiro, o passeio oferece visita à cave subterrânea.

A experiência no PRIMO CAMILO (primocamilo.com.br) começa com o fondue no pão e avança para pratos deliciosos como o filé com funghi, que é colhido pelo proprietário Altemir Pessali.
Fernando Gomes/RBS

Outro restaurante que já extrapolou as fronteiras da cidade é a CASA DI PAOLO (dipaolo.com.br). Situado em um castelo de pedra, serve o galeto mais celebrado da região. A sopa de capeletti acompanhada de pão caseiro é um carinho para aquecer a alma.
Diego Fabris

No mesmo castelo em que fica a Casa Di Paolo, está também o DONA CAROLINA, restaurante com clima romântico. Serve bons pratos de filé e risotos. Junto ao Dona Carolina, fica o HOTEL CASTELO BENVENUTTI (pousadacastellobenvenutti.com.br) uma boa e inusitada opção de hospedagem para quem quer ficar entre as cidades.
Diego Fabris

O slowfood ganhou força no cenário nacional e tem em Garibaldi um representante que já se destaca em todo o país com sua culinária criativa e saborosa. Estamos falando do chef Rodrigo Bellora, que comanda o VALLE RÚSTICO
(vallerustico.com.br), um dos restaurantes mais inspiradores do Rio Grande do Sul. Com menu degustação, Rodrigo apresenta produtos regionais frescos com um toque atual e ousado.
Fernando Gomes/RBS

MAIS INFORMAÇÕES: garibaldi.rs.gov.br e turismogaribaldi.com.br

BENTO GONÇALVES
O centro de Bento Gonçalves também é um ótimo destino para os turistas. É uma ótima opção de hospedagem também, pelo seu caráter central. Hoteis renomados com o DALL’ONDER GRANDE HOTEL (dallonder.com.br) e o LAGHETTO VIVERONE (laghettoviveronebento.com.br) oferecem conforto e praticidade aos visitantes.

Uma visita à VINÍCOLA AURORA (vinicolaaurora.com.br) permite conhecer muito da história do vinho no Rio Grande do
Sul em um passeio pelas caves subterrâneas que ficam embaixo das ruas da cidade.


MAIS INFORMAÇÕES: valedosvinhedos.com.br e bentogoncalves.rs.gov.br

PINTO BANDEIRA
Próxima aos Caminhos de Pedra fica a pequena cidade de Pinto Bandeira, que se destaca pela produção de espumantes de alta qualidade e vistas encantadoras. Outrora desconhecida, hoje é parada obrigatória para quem visita a Serra Gaúcha.

A VINÍCOLA E POUSADA DON GIOVANNI (dongiovanni.com.br) é perfeita para aproveitar a região e os rótulos do local. A pousada, que tem somente seis quartos e uma cabana, tem um clima relaxante de fazenda antiga e um café da manhã com produtos colhidos no pomar. Ao final do dia, a Don Giovanni ainda oferece uma degustação especial em um mirante no meio dos vinhedos. A propriedade abriga também um restaurante em ambiente todo de pedra que – aos sábados e em algumas outras datas mediante reservas – serve o delicioso risoto de alcachofras produzidas ali mesmo, seguido pela cassata com calda de levedura de espumante.
Diego Fabris

vinícola CAVE GEISSE (cavegeisse.com.br) é um ícone da região com espumantes premiados no mundo todo. Além do tradicional passeio pela vinícola com degustação, oferece a Geisse Experience. Trata-se de um passeio a bordo de um 4x4 para conhecer os vinhedos e a propriedade da família, com direito a descobrir uma inusitada cachoeira e brindar com um taça de espumante em meio à natureza.


A VINÍCOLA VALMARINO (valmarino.com.br) se destaca em Pinto Bandeira. Com um porte um pouco menor, recebe os visitantes para degustação e apresentação de produtos. Outro lugar interessante é o restaurante CHAMPENOISE BISTRÔ (facebook.com/champenoisebistro) tem chamado a atenção.


MAIS INFORMAÇÕES: pintobandeira.rs.gov.br