07/04/2017

Rosso l'Osteria: um italiano novinho em Porto AlegreRS

Juliana Palma

Há algum tempo que ouvia um burburinho sobre o novo restaurante italiano que estava para ser inaugurado em Porto Alegre. Como a culinária da Itália é uma das minhas prediletas, fui conhecer a Rosso l'Osteria assim que abriu as portas há pouco mais de uma semana.

O casarão no bairro Auxiliadora, onde está localizado o restaurante, costumava dar lugar ao antigo Xavier260, do chef Xavier Gamez, que é um dos sócios do negócio. Ao lado dele, quem comanda o dia a dia da operação é Gabriel Rossi, um dos nomes à frente da Ciao Pizzeria Napoletana. Somente com essas informações já é possível ter uma prévia do que podemos esperar por lá, e confesso que a minha expectativa estava bem alta (e felizmente foi correspondida).

Logo na entrada já dá para notar o clima elegante, mas ao mesmo tempo descolado, com uma parede toda grafitada pelo artista Marcelo, mais conhecido como Celopax.

A trilha sonora alterna entre diferentes estilos, que vai do jazz ao rock alternativo, garantindo um clima agradável e descontraído ao jantar. A ideia da casa é oferecer uma experiência como aquelas que se tem na Itália, com entrada, prato principal e sobremesa, por isso, além de receitas clássicas e saborosas, o cardápio tem um preço justo, com ótimo custo-benefício.

Aliás, a água gelada e o couvert com pães de fermentação natural da padaria Massa Madre estão inclusos no valor. Fui com a Ana depois de um dia longo de trabalho e obviamente nos atiramos no pão, incrível.

Como entrada, pedimos o Bruschettone di Pomodorini e Ricotta. Uma fatia de pão, que já veio repartida em dois para dividir, coberta com uma pasta de ricota bem temperada e apimentada com tomatinhos por cima.

Por lá, a carta de vinhos é basicamente italiana - apenas um rótulo é gaúcho. A ideia é fazer com que as pessoas possam conhecer as bebidas produzidas no país. Escolhemos, para acompanhar, uma taça cada uma do vinho Sangiovese Puro Chianti D.O.C.G. Casou perfeitamente com a noite e com os pratos que pedimos em seguida.

A Ana escolheu o Penne Alla Carbonara, com bastante queijo e bacon na medida. O prato é uma releitura e leva um pouco de limão siciliano. Ficou delicioso!

Eu fui no Riso di Maiale, Pisello e Gemma, um incrível risoto com porco, ervilhas e uma gema mole no meio. Demais! Ainda quero voltar lá para experimentar pratos como o Rigatoni All'Amatriciana e a lasanha, sinto o cheiro só de pensar. E acho que faltou uma fotinho de um molho vermelho aqui.

A sobremesa ficou por conta do Tiramisúúúúú Della Rosso (juro que está escrito bem assim no cardápio). E é um dos mais saborosos que já provei por estas bandas.

Para quem quiser um café, a opção por lá é a marca +Kafeina, uma pequena torrefação de grãos que abriu uma cafeteria na parte de cima do restaurante. Mas isso já é assunto para outro post.

Agora vem comigo: com couvert e água inclusos, dois pratos principais, uma entrada e uma sobremesa divididas e duas taças de vinho, a conta ficou em R$ 63 por pessoa. É ou não é um ótimo custo-benefício? Para finalizar, uma dica: eles não trabalham com reservas por lá, então tente chegar cedo.

Rosso L'Osteria
Rua Auxiliadora, 260 - Auxiliadora
Porto Alegre/RS
Aceita cartões Visa e Master

RS Juliana Palma