14/12/2012

Na volta, pare na Cabana da Empada!BA

Anabel Mascarenhas

No meu último post, falei da Cabana Ariramba, em Itacaré e deixei o complemento para o post de hoje: na "viagem" de volta, não deixe de fazer uma parada na Cabana da Empada!

A designação "cabana" aqui no sul da Bahia não quer dizer necessariamente uma cabana, com palha no teto e colunas de pau-a-pique. O caso é que a Cabana da Empada tem a parte da empada e a parte do restaurante, com horários de funcionamento, cardápio e atendimentos diferentes.

Quando passamos para ir pra Itacaré, na BA 001, pela manhã cedinho, a Cabana já estava funcionando, e é um estímulo para guardar lugar no estômago na volta, porque alguém no carro já afirma, pro-forma, apenas: "Na volta tem empada." E já começamos a escolher os sabores, porque, né... são cerca de 20 sabores salgados e outros 20 doces!

O local é uma delícia, cheio de flores nativas, com muito verde e num ambiente decorado de maneira simples e rústica. E no caso de alguém ficar com dúvidas sobre o que é aquela casinha simpática, do lado... algumas variações do nome:

O cardápio é super simples, já que basicamente só oferece... EMPADAS. Mas é cada uma... Uau, dá vontade de experimentar todas! Nesse dia, cada um comeu duas, uma salgada e uma doce. 

A minha salgada foi de queijo coalho com linguiça, pra fugir um pouquinho do camarão, já que tomei bronca por só postar foto de camarões por aqui!

Marido foi na tradicional de frango com catupiry:

Ninguém dispensou a pimenta, afinal de contas, estamos na Bahia... Mas tem opção entre pimenta ardida ou pimenta doce, que na verdade não é “doce”,  é com mais sabor do que ardor.

Minha opção de empada doce foi a de doce de leite com nozes, e Marido escolheu goiabada e queijo, mas vacilei e não consegui fotografar a dele! :(

Confesso que é difícil escolher entre as tantas possibilidades, e visualmente, então, fica mais complicado ainda (volte lá pra cima e leia o cardápio das empadas doces)!

A equipe de produção fica à vista dos fregueses, e corre de um lado pro outro numa agilidade incrível. Já estive muitas vezes na Cabana da Empada, e nunca vi não ter algum sabor disponível. O máximo que já ouvi, foi “sai em cinco minutos”!

Outra coisa que me surpreende é COMO elas identificam os sabores diferentes com toda segurança! Em cima das empadas ficam alguns símbolos que só fazem sentido pra elas mesmo. Essa, por exemplo, era de carne seca com abóbora. Você entende o motivo desse símbolo que pode ser um “e”, um lacinho, ou um peixe? Enfim... segredos que continuarão sendo segredos.

Além da comida, a gente se delicia com as peculiaridades do local, como um redódromo, excelente para relaxar depois do almoço ou do lanche, olhando a mata, as flores e ouvindo o canto dos passarinhos!

Olhar a Cabana da Empada pelo fundo permite essa vista:

E na lateral, essa:

Mas chegou a hora de ir embora... e aproveitar o sol se deitando no horizonte!

A conta, por pessoa, é simples: as empadas, sucos naturais, cervejas e cocadas tem preço fixo de 4 dinheiros; refrigerantes, 2,50; café espresso 3 dinheiros e potes de geleia e pimenta 10. Compre sua ficha e se jogue!

Cabana da Empada
Rodovia Ilhéus-Itacaré, Km 28
Ilhéus/ BA
Fone: (73) 9981-6750
Não aceita cartões


Anabel Mascarenhas