26/11/2012

Na Cabana Ariramba, o coco é mais que um ingredienteBA

Anabel Mascarenhas

Aproveitando o feriado de finados, pegamos a BA 001 rumo a Itacaré, na intenção de almoçar na Cabana Ariramba, na Praia da Concha.

É isso mesmo, pegamos a estrada. Itacaré fica a 60 Km de Ilhéus, e tem excelentes opções gastronômicas. 

É uma “viagem” que vale a pena, não somente pelo resultado, mas pelo próprio trajeto:

Mas vamos ao que interessa: A Cabana Ariramba fica na Praia da Concha, a primeira das praias do centro da cidade. Como é típico das cabanas de praia aqui da Costa do Cacau, algumas mesas ficam numa área coberta e outras mais perto da praia, com guarda-sol.

Por conta da ausência de melanina, corremos do sol, e ficamos na parte interna, que é decorada com flores e fitas coloridas. Aliás, as cores são referência na Ariramba.

Nas toalhas de mesa e no cardápio, chita colorida:

Pausa para explicar o nome da cabana: Ariramba é um pássaro de bico longo, parecido com o beija-flor, e tem destaque em pratos pintados, colocados na parede.

Enquanto esperávamos nosso pedido, ficamos expostos a um imenso shopping ambulante (vendedores que passavam, oferecendo bijouterias artesanais, cangas, queijo coalho assado na hora, tatuagens de henna, biscoitinhos e muito mais) e, como bons consumidores... não resistimos. A entrada foi uma porção de castanhas de caju, deliciosamente torradas:

Ainda degustamos magníficas cocadas de tapioca e mel de cacau, vendidas no mesmo shopping ambulante:

Não briguem comigo, comi camarão novamente! Já chegamos lá com o prato definido, o carro-chefe da casa: Camarão flambado na cachaça, cozido na água de coco e servido no coco verde. Mas como é algo muito rápido de ser preparado, deixamos para fazer o pedido depois de curtir a paisagem e tomar um banho de mar!

Eu não sei vocês, mas fico simplesmente encantada ao ver a Mata Atlântica circundando a praia...

A praia da concha é pequenininha, com poucas ondas e deliciosa pra dar aquele mergulho que lava a alma e para os corajosos (não me inclua) andarem de caiaque.

Enquanto estávamos lá, assistimos à chegada de um carregamento da fruta mais rica e maravilhosa da face da terra...

Dez minutos depois de pedirmos, nosso almoço chegou, e estava lindo!

Pequenos detalhes como o hibisco decorando o “prato”, que era um coco verde numa cestinha de vime, fazem a diferença, afinal, precisamos usar os cinco sentidos a cada experiência gastronômica!

A porção é suficiente para duas pessoas, e vem acompanhada de arroz de manga (hummmm), farofinha de banana-da-terra e salada (perfeitamente dispensável!).

Menção especial para o arroz de manga! Simplesmente divino!

Como éramos três pessoas, pedimos um risoto de camarão cremoso, para completar. 

Estava bem gostoso, mas confesso que o camarão no coco foi minha grande paixão – e será para sempre. Eles oferecem para enviar a receita via e-mail, e prometem o que cumprem! Eu recebi! (E tem matéria no G1 com o passo-a-passo)

Não é segredo para ninguém que a culinária típica da Bahia usa e abusa do leite de coco e coco ralado, mas desta vez o coco foi ingrediente (a água) e recipiente para a comida. Com a conchinha ainda raspei a carne de dentro dele, que deu um sabor todo especial ao prato. Adoro o toque doce na comida “de sal”... Na verdade, em cada item deste prato tem uma fruta: coco, manga e banana! Altamente saudável! ;)

Não poderia faltar a pimenta... que estava simplesmente no ponto: dando sabor e sem arder demais.

As cocadinhas que compramos na chegada foram a sobremesa...

A conta, incluindo bebidas (água de coco e cerveja) ficou em 46 reais por pessoa. Merecidíssimos.

Cabana Ariramba
Praia da Concha,115
Itacaré/ BA
Fone: (73) 3251-3139
Aceita todos os cartões
www.cabanaariramba.blogspot.com.br


Anabel Mascarenhas