04/08/2012

Lola: para "salir de tapas" em Porto AlegreRS

Isadora Andrade

Impossível passar algum tempo na Espanha sem voltar com o coração apertado de saudade. Saudade do clima, das pessoas, da energia, de Madri e de Barcelona. Saudade sem fim de tudo isso, mas principalmente das tapas. Não importa se esteve lá de passagem ou se ficou por meses ou anos, em algum momento todos rendem-se ao encanto de comer com as mãos esses famosos petiscos espanhóis.

Daí que quando a saudade da Espanha era tanta que eu já tava planejando uma viagem de volta para lá, fiquei sabendo que havia aberto um bar de tapas em Porto Alegre, o Lola. É muita alegria para o meu pobre coraçãozinho (mas ainda pretendo voltar para Espanha, ok, nem que seja por algumas semaninhas).

O lugar é um amor, todo cheio de detalhes queridos que fazem a diferença e deixam o ambiente muito agradável.

O pátio externo é o lugar mais charmoso da casa, na minha opinião. E pra quem tem bichinho de estimação, escuta só: nessa área do bar é permitido levar animais.

Prova de que o Lola é super pet friendly é esse mural ondem ficam expostas fotos dos cãozinhos amigos da casa.

Desde que abriu, há algumas semanas, o Lola vêm fazendo o maior sucesso, e conseguir uma mesa lá, dependendo do dia da semana, pode ser um pouquinho complicado. Eu fui numa segunda-feira e estava bem tranquilo, fica a dica ;-)

Assim que nos acomodamos em uma das mesinhas altas de frente para a janela da rua, fomos recepcionados com um agradinho: um caldinho de moranga (ou abóbora? nunca sei a diferença) com gengibre.

Enquanto esperávamos pelos nossos pedidos, deu para se distrair rabiscando no jogo americano da mesa. Detalhezinho fofo, né?

Eis que chegaram as nossas tapas! Primeiro a tábua espanholita na versão pequena (há uma maior) com algumas das porções do menu: azeitonas marinadas, montaditos de queijo de cabra e tomate cereja, pãezinhos e torradas acompanhados de pastinhas de salmão, frango e queijo brie com geleia de pimenta. Tudo delícia!

O queijo brie com geleia de pimenta era bem pegado, então dê-lhe chope para amenizar.

As papas bravas não podem faltar numa noche de tapas, né? Essas estavam deliciosas; durinhas por fora e macias por dentro. E ainda vinham acompanhadas de aioli, um molhinho feito à base de alho.

Essa porção de camarões marinados e refogados em especiarias e leite de coco fez bonito na mesa!

Fechamos essa noite noite incrível com ela, a mais espanhola de todas as bebidas, a sangria. Essa versão do Lola é bem leve, dá pra tomar feito suco (mas depois não me responsabilizo pelos seus atos, ok?).

E na hora de ir embora, shhhhhhh, o aviso na porta dá o recado. A vizinhança agradece!

Gastamos, nessa noite, um pouco mais de 70 reais, no total. E agora já sei: quando bater aquela saudade das tapas espanholas não preciso me desesperar, pois o Lola vai estar ali me esperando.

Lola - Bar de Tapas
Rua Castro Alves, 422 - Rio Branco
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3557-0004
Cartões: Visa e Master
www.facebook.com/LolaBardeTapas

RS Isadora Andrade