23/08/2013 Gelson, o lendário xis de Porto AlegreRS Luana Giovanella

Estou aqui para falar de um xis, ou melhor, de uma lenda. E como frequento pouco a Zona Sul de Porto Alegre, essa lenda nunca havia chegado aos meus ouvidos, ou melhor, ao meu estômago. Mas o destino (Guilherme) nos uniu. Por isso, aqui estou eu, seguindo meu destino com o lendário xis do Gelson. E nada mais justo do que dividir com vocês esse encontro. Uma experiência que superou as minhas expectativas, o meu colesterol, algumas (muitas) calorias e, é claro, a fome que demorou uns dois dias para voltar (só que não).

Vamos entrando, por favor. Um lugar simples, sem muito requinte. Limpinho e organizado. A lancheria fica nas dependências do Clube Tristezense, aberto ao público. E, em se tratando de um clube, a decoração do salão é dividida em duas partes, ou melhor, dois times. Para não dar briga, o timão e o Colorado recebem suas devidas homenagens. 

Sentamos. Estávamos em nove pessoas. Não se preocupe em fazer reservas e coisa e tal. Aqui o esquema é família, amigos, sentar, comer e ser feliz. Sabe aquele lugar que sempre tem lugar pra mais um? Então, vamos aos pedidos. 

Não sei se deu pra reparar, mas o logo do Gelson é um chifre. Reza a lenda que ele é baseado em fatos reais. Virou logotipo da lancheira e, por favor, não deixe de entrar no site.

Sente só a quantidade de ovos. Nesse xis não existe uma mordida que não tenha gema. 

E lá vai o nosso xis filé com quatro queijos! Chora! Desculpa a tremedeira, mas tive que tirar a foto rapidão. 

Quase pronto, junta o ovo, o pão… 

E ploft, ploft, ploft. Recheio por todos os lados, nossasenhoramedêamão. 

Sem dó nem piedade, prensa. Fica crocantezinho por fora e todo derretido por dentro. 

Aff, isso é o que chamo de chatarra. E para ficar mais perfeito ainda, eles têm Fruki de garrafa de vidro. #saudades #infância <3 

E como todo estabelecimento de comidas ogras, tem um desafio. Olha, eu comi um quarto e dei um belisquete em outro pedaço. Cheguei em casa e tomei um sonrisal. Por favor, se alguém conseguiu ou acha que conseguirá comer dois inteiros, já sou fã. 

E os pedidos chegaram. Que visão! Aqui, um xis = quatro xis. Ou seja, um quarto de xis equivale a um xis normal. Os mais fortes conseguem comer metade, mas tem que estar com muita fome. 

Esse foi o pedido girly, sem muita ogrice. Xis filé completo. Pense numa coisa deliciosa. Raspei o prato. 

A turma dos fortes pediu o xis filé a quatro queijos. Aquele que tem os ~queijo tudo derretendo pelos lado tudo~. Era queijo por tudo! 

E ele, o mais famoso de todos, o xis estrogonofe. Tcharãm! Sim, embaixo disso tudo, ainda tem um xis. Provei, aprovei, e da próxima vez será o meu pedido. 

Isso é meio xis. Bjs. 

Mereceu muito um zoom. Olha o ponto do ovo! Como que eles conseguem? 

Agora dá pra ver melhor. Depois da batata palha, depois do estrogonofe... Lá está ele, bem molhadinho. 

Depois disso tudo, que tal um futibas? #óbvioquenão 

Em média, meio xis custa 15 reais e inteiro custa 35 reais. 

E assim, comi muito bem e gastei 12 reais (por um quarto de xis e uma água), com a certeza de que voltarei. Até breve, Gelson!

Gelson Lanches
Rua Dr. Armando Barbedo, 300 - Tristeza
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3269-1818 / 3269-1616
Aceita todos os cartões
www.gelsonlanches.com.br
Ps: também presente na Mariante, 737

Luana Giovanella
Comentários
Comentário cadastrado com sucesso!
  • Eika 09/05/2014 13:58:42

    Muito bom esse Xis, acho que é o melhor de Porto Alegre. Nunca fui no local, sempre peço a tele - entrega. Vem tudo na proporção certa. É uma delícia!!

    Responder
  • Magda 30/11/2013 11:43:18

    Gostaria de saber se alguém sabe me dizer onde encontrar o Gelson, ele e meu marido eram amigos de juventude e nunca mais se viram, gostaria de fazer um encontro entre eles. obrigada, se alguém poder ajudar posta aqui na página mesmo,

    Responder
  • luis felipe 27/11/2013 21:07:15

    a ultima vez comi 3/4 de um strogonof XD muuuuita fome !!!!!

    Responder
  • eduardo 27/11/2013 12:54:30

    pedi um de filé 4 queijos, paguei mais de 50 reais e nao tinha 100 g de filé dentro, só queijo e maionese..propaganda enganosa do caraio sfd, tnc

    Responder
  • Fabio 27/11/2013 07:39:59

    Poderia ao menos ter limpado a chapa pra tirar estas fotos, que sujeira

    Responder
  • Cristian 27/11/2013 06:15:24

    Sou cliente do Gelson desde quando o então ficava na Landel de Moura. Isso faz lá seus + de 35 anos. Na época, o X já era excelente, mas não era o X Calota...O famoso, faz parte de boas histórias de quem mora pelas bandas de lá. Quem frequentava, sabe que muitas vezes, tinha que terminar a rodada de carteado para o X ser feito.

    Responder
  • Everton Rodrigues 26/11/2013 10:36:01

    Infelizmente o Xis do Gelson não é mais o mesmo. Sou "usuário" desde o começo no Tristezense e, de um tempo pra cá (cerca de 1 ano), a qualidade está bem inferior, tanto em tamanho quanto sabor.

    Responder
  • Roger 26/11/2013 07:35:00

    Eu já consegui ser guerreiro e comer 2, e não paguei nada ;)

    Responder
  • Mirian 18/11/2013 13:10:53

    Fernando Barcelos Flores O Gelson não existe mais nessa lancheria! É só o nome dele que ficou, ele saiu da sociedade há anos! Por favor parem de postar asneiras! O xis é ótimo mas o Gelson não se encontra em nenhuma lancheria mais por enquanto. Lidem com isso e parem de inventar que ele ta aqui ou ali e que vocês vão sempre lá e falam com ele. A não ser que o novo sócio de passe por ele, o que ai é só fazer os clientes dele de trouxa, porque é pura enganação.

    Responder
  • Fernando Barcelos Flores 14/11/2013 21:20:20

    Gelson, pessoas ai em cima disseram muitas asneiras, quer comer bem sem cheiro de fritura? vai num restaurante chique ( mas lembre lá não tem xis) bom mesmo é lembrar 1 xis serve 4 pessoas (tenho um amigo que já comeu quase um inteiro. não acreditei.) mas fica a dica vai la pq eu sempre vou. abç Gelson me deve meio xis. kkkkk

    Responder
  • Marco 16/10/2013 13:18:40

    Olha, eu fui lá faz algum tempo pra conhecer a tal lenda e me decepcionei, não era nada disso que li aqui não. O xis não é tão bom, eles atolam daqueles molhos que de queijo nao tem nada (gosto de maizena) e além disso o fato do xis ser enorme nao tem nenhuma vantagem pq tu é obrigado a pedir 1/4 do xis, que nao chega a ser do mesmo tamanho de um xis normal, é um pouco menor, e comer 1/2 é muito. Resumindo, não encontrei um tamanho que matasse a minha fome

    Responder
  • Gelson 03/10/2013 10:04:32

    Posso te levar pra comer no Gesosn???????

    Responder
  • Gelson 03/10/2013 10:03:06

    Bando de nonsenses, sou o dono disto e estou vivo, parem de falar asneiras e continuem visitanto meu antro gastronomica e me deixem cada vez mais rico. hahahahaha

    Responder
  • ivan 23/09/2013 10:45:09

    já fui cliente por muitos anos, porem o dia que resolvi comer um file de anjo tive o desprazer não suportar o cheiro de amônia da fritura já na cozinha ,para meu azar era para mim ,chamei o garçon e ele disse que era normal. pagei a conta e nossa família nunca mais entramos la.

    Responder
  • Viviane 19/09/2013 21:19:11

    Muuuuito muito bom! Melhor ainda é morar perto. Só quem já comeu sabe o que é um xis de verdade.

    Responder
  • Renata Diem 03/09/2013 07:41:12

    OMFG! <3

    Responder
  • Rapha Corrêa 02/09/2013 21:40:02

    Sem dó nem piedade foi esse post a kms de distancia de mim. PQP!!!

    Responder
  • luciano 01/09/2013 16:40:09

    não existe xis nota 10 em Porto Alegre,infelizmente!!!!!Aprendam com as lancherias de Canoas,São Léo...etc...

    Responder
  • Corbel 26/08/2013 15:35:08

    O Didi não pisa aí!!!!!

    Responder
  • Ligia Ghizi 26/08/2013 10:11:46

    Luana, quando eu for a Porto, me apresenta o Gelson pessoa? Vou propôr casamento a ele! Lavo, passo, e ele cozinha pra mim, e ainda garanto que ele ficará só com o chifre de estimação...como NÃO ser fiel, a um homem que criou isso??? ? Amor eterno a esse X, e ao seu post!

    Responder
  • Rogerson T. Miotto 24/08/2013 16:47:22

    Olha, esse X é o mais parrudo e gostoso da zona sul, como 1 inteiro todo mês, afinal moro na mesma rua do X do Gelson, e é a mesma coisa, sonrisal, epocler e outras coisas para melhorar a situação depois de comer os mais de KG de comida, finalizando, É MUITO BOM E RECOMENDO!

    Responder
  • Adriele Schtscherbyna 24/08/2013 15:31:48

    Uau, que espetáculoooooooooo. Tô de dieta e nao posso nem pensar em comer isso. Tá certo que duas metades do xis são mais baratas que um xis inteiro? Dá para pegar dois sabores "pra viagem" ahahhahaa :)

    Responder
  • Camila 24/08/2013 15:31:21

    Gente! Vocês estão super enganados, O Gelson, a pessoa Gelson não trabalha nem no Coqueiros nem no "Gelson Lanches" nem na do tristezense e nem na do Mariante... Ele tinha um trailer na Landel há anos atrás, depois abriu o Coqueiros e se associou de um de seus melhores funcionários, depois o Gelson saiu e depois de alguns anos abriu com outro sócio o "Gelson Lanches" no tristezense e também saiu e o nome continuou como Gelson, mas ele não está lá mais há anos, tanto que ele abriu com outro sócio na Otto uma lancheria chamada: "Casa do Gelson" e esse faliu ambos... O "Gelson Lanches" só leva o nome e o dono de verdade que não é o Gelson leva todo o mérito por uma história que não é dele. O nome do dono é o Cleison, um alemão alto. Não existe Gelson em nenhuma dessas lancherias aí. Então não ficam dizendo que conhecem e porque é sim, porque o "Gelson Lanches" não tem nenhum Gelson e o dono dele só usa a fama que o Querido Gelson tinha. Não que o lanche não seja bom, é ótimo, assim como o do Coqueiros mas não existe um Gelson, em nenhum dos dois!

    Responder
  • Camila 24/08/2013 15:23:19

    Gente! Vocês estão super enganados, O Gelson, a pessoa Gelson não trabalha nem no Coqueiros nem no "Gelson Lanches" nem na do tristezense e nem na do Mariante... Ele tinha um trailer na Landel há anos atrás, depois abriu o Coqueiros e se associou de um de seus melhores funcionários, depois o Gelson saiu e depois de alguns anos abriu com outro sócio o "Gelson Lanches" no tristezense e também saiu e o nome continuou como Gelson, mas ele não está lá mais há anos, tanto que ele abriu com outro sócio na Otto uma lancheria chamada: "Casa do Gelson" e esse faliu ambos... O "Gelson Lanches" só leva o nome e o dono de verdade que não é o Gelson leva todo o mérito por uma história que não é dele. O nome do dono é o Cleison, um alemão alto. Não existe Gelson em nenhuma dessas lancherias aí. Então não ficam dizendo que conhecem e porque é sim, porque o "Gelson Lanches

    Responder
  • Daniel Campos 24/08/2013 08:49:07

    Provem o xis filé a milanesa e nunca mais comerão em outro lugar nessa vida.

    Responder
  • Vitor Ferreira 24/08/2013 08:45:50

    eu consigo comer 2 lanches brincando fácil... só quero ver esse desafio, já me desafiram em uma pizzaria e eu ganhei só quero ver esse ein vou aíí assim que receber o meu pagamento, estou muito ansioso

    Responder
  • Flavia 23/08/2013 23:54:07

    Muuuito nojento! Sujo, engordurado, horrível! Tô fora!

    Responder
    Luis 30/08/2013 13:26:23

    Bom mesmo é uma folha de alface, né? Só que não.

    josnel 09/10/2013 12:34:05

    Cala a boca que tu gosta é de abocanhar um salame com bastante nervo e gordura, sua piranha.

  • Francisco 23/08/2013 20:51:17

    Luana, Parabéns! Você acaba de conhecer e provar um dos melhores "xises" do RS. Se fosse eu quem tivesse escrito sobre o Xis do Gelson, demoraria um mês para postar tamanho reconhecimento da experiência gastronômica que é cada garfada desse lanche. Só de lembrar, chego a salivar! Hoje a tarde me perguntaram: "Do que tu sente falta aí na Argentina?" Depois de ler sua publicação, voltei no messenger e acrescentei o Gelson Lanches à lista hehe ;)

    Responder
  • Angélica 23/08/2013 20:32:10

    Conheço o Gelson há mais de dez anos,está fama que ele tem meu cunhado com certeza não deixava ele esquecer,uma vez por semana ia comer um lá, mas na época que ele estava em um pequeno trailer,muito engraçado meu cunhado Chamado Eduardo Prestefelippe ao chegar gritava e ai '' CORNO',e ele na maior naturalidade, sorria.É delicioso mas para poucos,pois engorrrrrdaaaa.

    Responder
  • Felipe 23/08/2013 20:32:07

    Não há nenhum xis em Porto Alegre que supere o do Gelson. É disparadamente o melhor!

    Responder
  • Renan 23/08/2013 19:34:33

    Pessoal, vocês não sabem o que é xis de verdade. Vocês têm que ir no Kadu Lanches, que fica em Curumim. Lá sim tem xis bom. Já comi em uma porção de lugares em Porto Alegre e garanto: nenhum xis daqui chega aos pés do Kadu. Informem-se um pouco sobre o lugar, porque vocês vão gostar. Acreditem!

    Responder
  • Helena Oliveira Nunes 23/08/2013 16:07:43

    Nossa, eu "chorei" com esse Post! Eu amo xis, adoro e fazemos em casa até...mas de vez em quando é ótimo comer em lugares diferentes, ir pra rua! Já tinha ouvido falar no Gelson e to a meses para ir la.....mas essas fotos me colocaram na obrigação de conferir o quanto antes!!!

    Responder
  • Klein 23/08/2013 15:19:04

    Excelente post. Eu acho que o prêmio do desafio deveria ser mais digno... no mínimo um mural com os nomes dos vitoriosos...

    Responder
    Bruna 28/11/2013 19:22:19

    Sim, mas eles não podem publicizar nomes de falecidos kkk pq quem come tudo isso no mínimo morre de indigestão, não pela qualidade (que é ótima) mas sim pela QUANTIDADE kkkkkkkk

  • Juliana Winge 23/08/2013 14:40:10

    Luana, tem um Gelson aqui na Mariante! O que não é mais dele é o Coqueiros. Esse ainda é dele!

    Responder
    Luana Giovanella 23/08/2013 14:46:17

    Juuu!! Pois é, mais pertinho da gente :D Tá escondidinho, mas colocamos ali nas infos do local um Ps: também presente na Mariante, 737. hehehehe Valeuuu! Beijos ;)

  • Anderson Khaled 23/08/2013 14:26:57

    Que brutalidade. Se entregasse em Pelotas seria perfeito uheuaheuauhea

    Responder
  • Ana Paula 23/08/2013 14:18:54

    Apenas uma informação, esse que leva nome de "Gelson" não é mais dele! Ficou apenas o sócio quando a sociedade terminou há alguns anos atrás. O Gelson, quando fazia os lanches deixava tudo ainda muito mais gostoso (acreditem!). É amigo de infância de meu pai, comíamos no trailer dele direto quando era criança, há uns 30 anos atrás, qdo começou.

    Responder
  • Milena Sales 23/08/2013 12:05:19

    CA-RA-CA! Adorei!

    Responder
  • Juliano 23/08/2013 10:48:25

    Finalmente! Já tava na hora de vocês descobrirem o melhor xis do mundo! hahaha! Tem gente que ainda confundo o verdadeiro xis do Gelson com um que tem perto, na Wenceslau, mas aquele não dá pra comer. O verdadeiro fica no Tristezense mesmo. A dica é a seguinte: fome média (homem) = meio xis filé; fome gigante = 1/4 de xis estrogonofe. Mata a pau! O de quatro queijos eu tentei comer uma vez (1/4) e é tri bom e tal, mas é muita comida para mim (teriam que vender 1/8 hahahaha). Bom, com esse "post" vocês se superaram (só espero que ainda tenha lugar para eu comer o meu filé no final do dia, pelo menos duas vezes por semana...). Parabéns.

    Responder
    Luana Giovanella 23/08/2013 11:23:28

    Juliano! Obrigada! Gelson é demais, nunca havia ido, e de tanto escutar elogios eu decidi conhecer. Obvio que nenhum xis supera isso :D Muita técnica! hehe Melhor que o xis, só o site dele hehehe Bjs

  • Mariana 23/08/2013 10:38:33

    O Gelson é absurdamente demais. Abandonei quando tentei entrar para uma vida mais saudável #sqn e sempre volto lá umas duas vezes por ano! A história do logotipo tem haver com a Lancheria Coqueiros, alí na Wenceslau Escobar, que era do Gelson e da ex-esposa... (mais detalhes com o próprio Gelson, que conta tudo sem a menor vergonha! hehehhe).

    Responder
    Luana Giovanella 23/08/2013 11:25:29

    hehehe Imagino a figura que ele não deve ser... quero um dia perguntar pessoalmente isso pra ele! E a música no site? Sencacional! Valeu Bjs ;)

    fernanda garcia 24/08/2013 09:12:59

    Fui escutar a música!!! O cara deve ser super boa gente!!!

    José 26/11/2013 18:41:15

    Na verdade, o Xis do Gelson não é mais do Gelson. Parece estranho. O Gelson tinha o Coqueiros e vendeu. Abriu o Gelson e vendeu para o Alemão que é o guri da direita da foto (aquela foto que tem 3 pessoas). O Alemão deu uma padronizada na tele-entrega, pois antigamente vinha todo o xis estrogonofe na caixa com as palhas e tudo. Atualmente, quando é encomendado, vem o xis na caixa e as palhas em um saco plastico. A recomendação: Comam diretamente no local pois é mais gostoso! Eu conheço um cara que comeu 1 e 1/4.

    Bruna 28/11/2013 19:04:32

    e depois ele explodiu? hahahah

  • Márcio 23/08/2013 08:37:22

    O Gelson é sensacional mesmo... Só acho que deve ser feita uma recomendação muito importante: comam lá! A tele estraga com essa que é uma das experiências mais clássicas de Porto Alegre.

    Responder
    Luana Giovanella 23/08/2013 11:27:22

    Verdade Márcio! Dizem que a experiência é mais completa se comer no local mesmo! Imagina aquele queijo todo, tem que ser quentinho né?! Valeu ;)

  • Natália 23/08/2013 08:24:04

    tem que ir no mega lanches experimentar o xis calota! hahaha (nunca consegui juntar uma galera pra realizar a proeza de degustar tal iguaria)

    Responder
    Luana Giovanella 23/08/2013 11:31:12

    Bahhh, esse eu não conheço, mas também ouvi histórias hehe Boa dica! Obrigada Natália! Bjs

    Natália 24/08/2013 19:15:23

    joão wallig, 591 no passo d'areia. no site diz que tem na joão alfredo também. aguardo fotos pra saber de é do tamanho de uma calota mesmo! hahaha adoro os posts de xis!! :D

  • Dani Bruxel 23/08/2013 08:15:29

    Medo de ir conhecer esse lugar e querer ficar morando lá... Viva a comida ogra! Viva o xis prensado com fruki garrafa de vidro! \0/

    Responder
    Luana Giovanella 23/08/2013 11:28:00

    Vivaaaaa!!!!! hahahaha

  • Camila 23/08/2013 07:59:08

    Até então vocês nem sonhavam que isso poderia existir né? É muiiiiiiito bom, mas aconselho uma visitinha mais pra zona suuuul ainda: o Revolução! Fica na Av. Eduardo Prado, quase na Juca Batista. E por favor peçam a "maionese verde" não tem igual!

    Responder
    Luana Giovanella 23/08/2013 11:29:57

    Camila, eu também, só escutava histórias sobre... Só quando vi ao vivo acreditei :D Demais esse Gelson! Dica anotada, maionese é comigo mesmo! Valeu, bjs ;)

  • diogo 23/08/2013 07:36:12

    essa é minha vida esse é o: meu mundo

    Responder
  • Natalia 23/08/2013 07:30:47

    Me diz, como optar por uma vida saudável depois de ver essas fotos? Hein, Luana? Último suspiro. Morri.

    Responder
  • Carina 23/08/2013 07:14:29

    Nojento

    Responder
    josnel 24/08/2013 19:33:51

    Nojento é teu rabo, vagabunda. Da próxima vez, só abre a boca pra receber esperma.

    Vinicius 26/11/2013 10:45:33

    Geeeeeeeeeeente, que coração revoltado esse do jovem! ahhauhahahua

    Fernando 29/11/2013 04:05:06

    Que rebeldia é essa jovem? Senta aqui, vamos conversar.

  • Ju Palma 23/08/2013 07:10:25

    Chatarra LOUCA

    Responder
  • Isa 23/08/2013 06:58:05

    apenas melhor post do mês.

    Responder
    Luana Giovanella 23/08/2013 07:17:12

    Apenas, tu precisa ir <3

  • fernanda garcia 22/08/2013 21:21:52

    Quanta pornografia num post só... Coisa mais linda!!!! Estou até sentindo o gosto dessa belezura de ovo!!! Caramba, em outubro tenho que ir lá!!!

    Responder