17/09/2012 Fui no italiano Vieira Souto... e comi lagosta!RJ Gustavo Albuquerque

O Vieira Souto é um novo restaurante italiano que inaugurou há poucos meses em um tradicional casarão situado na Praia de Ipanema. Sempre passei por lá e não entendia como aquele imóvel (uma casa na avenida da praia!) podia estar tão abandonado. Com o preço do metro quadrado nas alturas, seria questão de tempo até uma construtora comprar o casarão e transformá-lo em mais um prédio da orla de Ipanema.

Seria, mas felizmente não foi. Porque este agora reformado casarão passou a abrigar o Vieira Souto Ristorante, um italiano que chegou para concorrer com os restaurantes mais exclusivos da cidade.

Logo ao passar pela porta, você sente que a atmosfera do lugar foi mantida. O casarão continua lá, com seus dois andares (o segundo funciona apenas para eventos) e extensos corredores. Ao chegar no salão principal, percebe-se que a nova decoração do local ficou de extremo bom gosto: um ambiente clean e acolhedor ao mesmo tempo, que não intimida o cliente como muitos outros restaurantes top.

Nem bem sentamos e já nos trouxeram o couvert. Apesar de ser contra os meus princípios (prefiro mil vezes uma entradinha elaborada a uma opção padrão), não tive nem tempo de argumentar: fui logo fuzilado com aquele olhar faminto e tive que acatar. Tudo bem, os pães estavam bem quentinhos e os queijos que acompanhavam eram saborosos.

Como estava bebendo sozinho, fui logo dar uma olhada na carta de cervejas. Diversas marcas que fogem do lugar-comum, e muitas opções importadas. Bola fora apenas para a indisponibilidade de algumas marcas. Depois de duas tentativas sem sucesso de escolher uma cerveja de trigo, acabei ficando com a Mistura Clássica Premium.

Bola dentro desta vez para o balde de gelo que veio pró-ativamente acompanhando a garrafa de 660 ml.

O extenso cardápio traz opções de carnes e peixes, além de diversas massas que são a especialidade da casa. Como sempre fazemos quando experimentamos um lugar novo com tantas boas opções no cardápio, decidimos escolher dois pratos que iríamos dividir. Claro que uma das opções teria que ser massa, e a escolhida foi o fagottini recheado de carne de vitelo e molho de tartufo. O aroma trufado que exalava quando o prato chegou prometia muito, mas definitivamente este não foi um daqueles raros pratos que você saboreia imaginando estar na Itália.

Já nossa outra escolha se mostrou certeira: uma lagosta com risotto de limão siciliano, que nem constava no cardápio mas foi a sugestão indicada pelo maître. A primeira surpresa quando o prato chegou foi o tamanho da lagosta: nada de cascas e afins. Era de fato um enorme filé de lagosta, alto, já totalmente limpo e pronto para ser saboreado. Esqueça aquela história de que uma refeição com frutos do mar é leve: este prato definitivamente satisfaz os mais famintos que não abrem mão de um paladar apurado. 

Depois desse banquete gastronômico, ficou impossível pedir qualquer coisa para sobremesa. A conta? Pouco mais de 120 reais por pessoa, com serviço incluído e tudo. Menos portanto do que um único prato individual de lagosta em muitos restaurantes da cidade. Pelo tamanho da lagosta que não constava no cardápio, esperávamos que fosse sair até mais caro. Chegamos num italiano e saímos recomendando um prato de lagosta... Talvez seja efeito do mar em frente, mas o fato é que, definitivamente, o Vieira Souto não é apenas mais um restaurante italiano na cidade.

Vieira Souto Ristorante
Avenida Viera Souto, 234 - Ipanema
Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 2267-0468
www.vieirasoutoristorante.com.br
Aceita todos os cartões

Gustavo Albuquerque
  • Erika 29/09/2012 21:52:21

    Posso atestar que cada palavra é verdadeira, já que eu estava junto e aproveitei do início ao fim! Mas o post ficou excelente, amor! Parabéns! Eu não conseguiria descrever tão bem! Ótimo trabalho, como sempre!

  • Erika 29/09/2012 21:52:19

    Posso atestar que cada palavra é verdadeira, já que eu estava junto e aproveitei do início ao fim! Mas o post ficou excelente, amor! Parabéns! Eu não conseguiria descrever tão bem! Ótimo trabalho, como sempre!

  • Rafael Crisafulli 21/09/2012 22:30:34

    Gustavo, a foto da lagosta acabou de abrir o apetite de alguém que comeu um belíssimo pedaço de carne com batatas fritas não faz muito tempo. Sensacional. Conhecerei o Vieira Souto em breve, sem dúvida. Belo post. Abs.

  • Ligia Ghizi 17/09/2012 16:28:51

    Que alegria, ver o Rio tão bem na fita, pelos olhos (e paladar!) dos conterrâneos... Gustavo, foi preciso ter um Food Hunter Dstmps carioca, pra me mostrar essa belezura da orla ipanemense, já que TODOS os meus amigos já foram, falaram bem, e eu ainda não conhecia? E pelo que você nos diz e mostra, parece mesmo muito bom! Agora, essa lagosta, parlando italiano ou carioquês, não me escapa mais! Valeu! abs

  • MAria 17/09/2012 12:01:17

    Nossa que post maravilhoso!!Parabéns pelo Post, deu vontade de ir ao Vieira Souto agora! Adoro saber que existem lugares assim no Rio de Janeiro, já passei na frente da casa e é linda! Fiquei com vontade de pular na tela do computador e comer essa lagosta inteira!! Definitivamete, não vou mais entrar nos destemperados Às 11:59 da manhã!! Adorei a dica!!!

  • Diogo Carvalho 17/09/2012 11:38:40

    ah, meu rio de janeiro... (:

  • Luiz Gustavo Rigotti 17/09/2012 07:33:26

    Ora, que surpresa agradável essa hein Gustavo, chegar em um restaurante italiano e comer aquela lagosta por um preço justo pelo ambiente e o que é servido...