13/04/2015 Formidable Bistrot: uma casa carioca com alma parisienseRJ Ligia Ghizi

Ando atrás de lugares novos, como uma verdadeira caçadora de boas experiências gastronômicas. Vou pelo faro através do que sai na mídia especializada, no que os amigos recomendam e no que a turma posta em suas redes sociais. E juntando tudo isso, aguardava ansiosamente por um novo endereço que estava pra abrir no Rio.
Voilà: inaugurou! E já corri pra conhecer! Formidable!

Já achei bem simpático o nome que define a proposta da casa: ser um pequeno bistrô com clássicos da culinária francesa, ainda que, com uma “pegada” autoral do Chef carioca que idealizou o cardápio.

Preciso contar que o dono do pedaço (pequenino, como convém a um bistrot, com 32 lugares), é ninguém menos que o dinâmico, premiado, e competente Pedro de Artagão. Sou muito fã desde sua passagem pelo Laguiole e depois no seu fantástico restaurante Irajá! A casa é uma simpática construção de esquina com paredes brancas, uma linda porta azul e mesinhas de espera na calçada. Já gostei muito do visual!


O ambiente é um charme. O projeto é do arquiteto Maurício Nóbrega que atendendo ao pedido do cliente, deu uma “cara” de bistrô ao pequeno restaurante. Associada ao conceito da culinária proposta o bistrô é  personalizando com características cariocas visto estar localizado numa cidade de praia e justo no Leblon! Fiquei apaixonada pelo detalhe das cortininhas brancas nas janelas - as típicas “rideaux de cuisine”. Mais parisiense com bossa carioca impossível!

E o que dizer do grande e característico quadro negro (tableau noir) que ocupa toda uma parede que também é armário onde está descrito o cardápio do Chef. No cardápio, opções do Menu Formidable e dos pratos à la carte com sugestões de entradas, principais e sobremesas, assim como a carta de vinhos com os brancos, tintos e roses, tudo com os respectivos preços. Muito bacana e prático. Isso é inspirador!

A primeira impressão é a que fica e a minha foi a melhor possível! O décor é ultra clean e muito aconchegante com piso, teto e paredes claras. E as mesas em madeira castanha em contraste com as cadeirinhas escuras! Adorei a cozinha aberta que permite uma maior aproximação e interação entre cozinheiros e clientes. A porta divisória com o salão também em azul. Très beau!

O bar é bem amplo com uma linda bancada em mármore branco onde também há mais lugares para se fazer refeições e os elementos de adorno são bem charmosos, como bandejas na parede, livros e uma decorativa Tour Eiffel vermelha.

Ainda que tenha sido inaugurado recentemente, no início de março, o sucesso e a procura já são absolutos, tanto que tive que reservar com uma semana de antecedência. Reservei o primeiro horário do almoço, que é ao meio dia. Enquanto esperava minha amiga já me foi oferecida água filtrada, num lindo pichet, como é comum em bistrot francês. E o serviço de mesa também é típico com louça, talheres e copos dispostos diretamente, sem toalha, mas tudo de muito bom gosto.


Os atenciosos atendentes perguntam se a preferência é por água com ou sem gás (o custo tem um valor quase simbólico) e já gostei da simplicidade do tipo de copo contrastando com a delicadeza da jarrinha. Fiquei observando todos os muitos detalhes bacanas como convém a uma foodie que adora o cuidado com que tudo foi pensado e que encanta os clientes.

E por isso fiquei hipnotizada por esses bowls/baldes sobre o bar com muito gelo, vinhos e champagne a serem servidos. Além de decorativo e funcional também é um belo, glamoroso e estimulante convite visual ao prazer de beber.

Bem, minha querida e pontual amiga chegou e fomos começar a ser felizes. Então deleitamo-nos com o couvert: pães em cubinhos (quentes, crocantes por fora e macios por dentro), manteiga e patê. Na medida para aguçar o paladar e não tirar o apetite.

Detalhe da manteiga bem cremosa, saborosa como deve ser a verdadeira le beurre français e temperada com flor de sal. Nem precisaria do patê, mas ele também era ótimo!

O conceito de Bistronomia, muito presente às mesas parisienses, é a conjugação das palavras bistrô e gastronomia e resulta em uma cozinha simples, com ingredientes frescos e de qualidade, criada por chefs renomados que resgatam clássicos da culinária francesa, mas com preços mais moderados dos que os praticados em seus grandes restaurantes. Em geral oferecem pratos tradicionais como terrine, receitas de charcutaria, embutidos, defumados, steak e fritas, escargots, entre outros. Todos muito saborosos e sempre com o toque do chef. Aqui, as sugestões vêm num quadro apresentado à mesa para o cliente. O prestativo e também simpático Aloísio (toda a equipe é afiadíssima em gentileza e profissionalismo) nos explicou as opções.

Enquanto trocávamos idéias sobre o que pedir, entre tanta coisa gostosa, resolvemos escolher a bebida. A tarimbada e gentil Sommélière Julieta Carrizzo (também assina a carta do Irajá) trabalha com rótulos franceses orgânicos e biodinâmicos e com a Taittinger. E diante disso, e pra ficar no clima, vamos de champagne, a bien sûr!

A casa tem uma proposta bem interessante chamado Menu Formidable que oferece: couvert + entrada + principal + sobremesa, ou, se preferir, os pratos podem ser pedidos individualmente com seu custo do cardápio. Visto a minha condição de foodie e gulosa, não necessariamente nessa ordem, é claro que escolhi o sistema “formule” e minha entrada foi a Salada Gourmand: mix de folhas, brotinhos, tomate confit, pied de cochon e foie gras. Muito bom!

Passei pra um pratinho menor só para mostrar o detalhe. Essa espécie de dadinho crocante, cujo interior a carne do pé de porco desmancha de tão macia e os lindos tomates confit! Amei essa salada!

O papo estava ótimo e nossa Taittinger rosé geladinha e com seu lindo perlage nos alegrava a alma e o céu da boca.

Até que chegou meu prato. Atum Niçoise: peixe, couscous de legumes e batatas, jus bouillabaisse e dois ovinhos fritos. Saborosíssimo!

Minha gentil amiga teria outro evento ao final da tarde e preferiu ser comedida. Escolheu à la carte. Poulet au Champignon: peito de frango, champignon, ao molho de estragão. O acompanhamento é uma pasta gratinada a Paul Bocuse (o chef faz várias homenagens, em cima de receitas famosas de outros chefs renomados), mas ela pediu e trocaram o acompanhamento. Então veio o mesmo da paleta suína: Purê de Batatas “Robuchon” - uma criação do chef francês que deu nome a esse prato que leva muita manteiga e creme de leite, dando-lhe uma cremosidade intensa e que lhe rendeu o título de melhor purê do mundo. E o do Pedro de Artagão ficou divino!

Faltava a sobremesa pra fechar o meu menu. E não podia ser outra que não Profiteroles. Um dos mais tradicionais doces franceses: carolinas recheadas de sorvete e cobertas por ganache de chocolate. E essas daqui têm uma consistência crocante no topo. Pena a foto não ter saído à altura do visual.

Sente o momento “calda caindo, quentinha, e perfumada”.

E a finalização desse espetáculo, pronto pra ser degustado e com direito a gemidos.Aceitei o cafezinho, orgânico da Camocim, pra coroar esse almoço que me fez sentir transportada pra Paris, mas com gostinho carioca de ser. E ainda com biscoitinho recheado de goiabada.

O almoço foi excelente, e poderia dizer que o preço também se levarmos em conta o custo do menu completo a R$ 125,00 p/p e o preço do prato individual que sai a R$ 78,00 (qualquer escolha do principal), sem bebidas. Depois dessa agradabilíssima experiência, ainda tive o prazer de falar com o Chef Artagão. Um papo gostoso onde ele contou mais detalhes bacanas como saber que conta também com seu sous chef Miguel Capella na casa do Leblon, cuja equipe está afinada. E vem mais novidade por aí com abertura de uma terceira casa, dessa vez na Barra. O nome do Bistrot não podia ser mais apropriado pra definir minha impressão: Formidable! Palmas!

 

Formidable Bistrot
Rua João Lira, 148 – Leblon
Fone: (51) 2239-7632
Aceita todos os cartões.

RJ Ligia Ghizi
  • Marsella 04/11/2015 17:37:28

    Moro Na franca mas sou carioca! Adorei saber q tem Um restaurante frances delicioso no leblon!

  • fernanda garcia 21/05/2015 22:52:41

    Quero ser você na próxima vida!!!

    Ligia Ghizi 22/05/2015 08:15:15

    Hahaha Tudo bem, Fernanda, com o meu apetite sim, mas de preferência com outro corpitcho, porque esse meu.... é desvantagem! rsrsrs Beijos

  • Adriana alves 05/05/2015 20:14:46

    Estive bistro feriado 01/05 e simplesmente adorei ,td estava ótimo optei menu completo e vinho branco francês maravilhoso amei sempre q ir ao Rio voltarei .

    Ligia Ghizi 06/05/2015 12:47:01

    Que bom saber, Adriana! Adoro quando compartilho a dica de um lugar, e os leitores também concordam que é bom! Mais ainda se a pessoa não mora aqui, como parece ser o seu caso... E eu, que resido aqui, voltarei sempre, pode apostar! rsrs Abraços

  • Sergio Correa 27/04/2015 12:40:23

    Excelente post! Não conheço a casa ainda, mas ela já inaugurou levando um ótimo profissional que agradava meus jantares no Pobre Juan, o Bartender Vando, faz um drink de criação própria ótimo, o Passion Martini, ou é só pedir o drink da pimentinha que ele saberá de cara!

    Ligia Ghizi 28/04/2015 09:14:25

    Sergio, obrigada por sua presença aqui na caixa de comentários. Fico super feliz quando os leitores se manifestam, colocando observações, sugestões, prestigiando a postagem... Então? Por tudo que que você falou sobre o Bartender (bom saber), e pelo fato de não ter ido ainda lá, recomendo que vá correndo conhecer ao Formidable! Abraços

  • ERICA 15/04/2015 14:39:19

    Já tinha posto a cara na janelinha e adorado o ambiente, mas olhada rapida no cardapio e nada p mim. Mas agora lendo aí esse gnocchi, queijo azul... voltou p minha listinha! Super bj

    Ligia Ghizi 15/04/2015 15:53:00

    Oi Erica! Então? Sei que pra você é meio complicada essa questão dos cardápios, mas tem razão, esse gnocchi é na medida pra seu paladar! E se puder comer peixe e couscous, embora não seja vegano, e sim vegetariano, também é ótima opção! Ou então tem que ir com alguém que peça o peito de frango ao champignon, e você fica com o acompanhamento desse prato, que é a massa gratinada a Paul Bocuse! rsrsrs Tudo muito gostoso! Bjs

  • João Carlos Caldeira 14/04/2015 11:20:10

    Que lugar bacana!!!! E como sempre, arrasou no Post. Parabéns

    Ligia Ghizi 14/04/2015 13:57:35

    Obrigada, João Carlos! O Formidable é mesmo bem bacaninha! Amei tudo lá! Abração

  • Milena 13/04/2015 11:57:16

    Que delícia esse bistrot, Ligia!!! Belos pratos!

    Ligia Ghizi 13/04/2015 12:38:50

    Muito bom mesmo, Milena! Adorei tudo! Vale a pena!

  • Roberta Freitas 13/04/2015 11:32:47

    Hummmmmm! Fiquei com vontade!!!

    Ligia Ghizi 13/04/2015 11:51:11

    Roberta, e eu também, muita vontade! rsrs Vou voltar! Muita coisa boa a experimentar.... Bjs

  • Ligia Ghizi 13/04/2015 10:36:47

    Que bom que gostou, Rafa! Volte logo, que vamos juntas! :-) Bjos

  • Rafaela Enes 13/04/2015 10:30:56

    Mais um para minha lixxxta do Rio. Delícia de post! Parabéns Ligia. Bjs