07/05/2018

Festival Fatura - Comidas do Brasil em POA: veja o que rolou no domingoRS

Destemperados

Carregando a galeria...

O segundo dia de Festival Fartura - Comidas do Brasil em Porto Alegre foi de programação intensa. Quem esteve no Boulevard Laçador aproveitou para provar diferentes pratos da gastronomia brasileira e conhecer chefs de todos os cantos do país. Aulas teóricas com degustação das receitas ensinadas e cozinhas ao vivo também fizeram parte das atividades do domingo.

No Espaço Interativo, o chef Ivan Prado, do SENAC e Fortaleza, preparou um atum com molho de rapadura e pimenta de cheiro acompanhado de tapioca. Depois, foi a vez da Natalia Tussi, que comanda a cozinha do Roister em Porto Alegre, ensinar um taco de atum fresco, com molho agridoce, guacamole e saladinha de repolho. As atividades desse espaço se encerraram com a truta serrana da chef Ana Heidel, do Parador Casa da Montanha (Cambará do Sul). O prato preparado foi uma truta em crosta crocante de pinhão e ervas, com purê de couve-flor e tomates da horta marinados ao molho de limão.

No Espaço Conhecimento SENAC, os chefs ministraram aulas teóricas apresentando as riquezas gastronômicas de diferentes regiões do Brasil. Orlando Kramer, da Emater (Porto Alegre) falou sobre as diferenças entre os queijos Serrano e Colonial. Michelle Tameirão, do Wolff Café (São Paulo) explicou os preparos dos cafés de um varietal. Timóteo Domingos, do Projeto Gastrotinga (Canindé de São Francisco), abordou o cacto como alimento do futuro. Para os apaixonados por carne, o tema costela além da churrasqueira foi levantado pela chef Josi Castro do SENAC (Porto Alegre). Marcelo Schambeck, chef do Del Barbiere (Porto Alegre) também marcou presença para contar sobre o seu projeto Identidade RS, que valoriza produtos e produtores locais. Por fim, Néli Pereira, do Espaço Zebra (São Paulo) falou sobre bebidas: das garrafadas aos coquetéis apotecários.

Em duas Cozinhas ao Vivo, os chefs preparam delícias em tachos e na brasa. O público aproveitou para degustar receitas saborosas. Na área da Mineiraria, Jaime Solares, da Borracharia Gastrobar, de Belo Horizonte, fez um mexidão direto de Minas Gerais. O chef Gabriel Trillo, do Omilia, de Nova Lima (MG) preparou uma paçoca de carne suína de lata com sagu de jabuticaba. Já a chef Silvana Watel, do Au Bon Vivant (Belo Horizonte) fez um ratatouille com iogurte grego de cabra ao limão-siciliano com linguicinha de cordeiro. Para fechar, o chef Leo Magni, do Mandarinier (Porto Alegre), preparou um porco prensado com purê de batata-doce e laranja e farofa de alecrim.

Na área da brasa, o chef Antônio Costagusta, do El Topador, montou os assados e programou a saída de cada um deles ao longo do dia: tapa de cuadril e costela no fogo de chão. Do tacho saíram o arroz de puta rica, da chef Márcia Pinchemel, a paella cabocla, da chef Eliana Ferreira e o mix de grãos envolto dde creme de cabotiá com carne de fonte vegetal, da chef Ana Carolina Carloto.

No Espaço Petiscos, lanches e doces o pessoal conheceu e provou delícias como o Sanduíche de pastrami do Roister, com a chef Nati Tussi, a Tilápia na farinha de pão de queijo e creme de limao-galego, com o chef Gabriel Trillo, do Omilia (Nova Lima, MG), o Capeletti ao funghi dos chefs Altemir Pessali e Clege Dalmaz, do Primo Camilo. O chef confeiteiro Lucas Corazza trouxe o bolo de chocolate com origem brasileira e jabuticaba e também a pipoca caramelizada perfeita o chef Gabriel Rossi, da Ciao Pizzeria Napoletana (Porto Alegre, RS). 

No Espaço Chefs e restaurantes, nomes e lugares responsáveis por pratos deliciosos no país todo, como o incrível Bolinho de arroz de moqueca com camarão rosa e vinagrete de pimentas, do chef Thiago Paraíso, do Ouriço (Brasília, DF), o Xiss salada com ovo da chef Carla Tellini, do Grupo Press (Porto Alegre), a Fregola com fonduta de queijo, tomatinhos grelados e pinoli do chef José Barattino, do Eataly (SP), o Raviolone de costela 12h ao molho de nata fresca com farofinha de linguiça e azeite defumado do chef Carlos Kristensen, do Um Bar & Cozinha (Porto Alegre) e os Camarões Flambados do chef Xavier Gamez, do Xavier (Porto Alegre).

No Espaço Produtos e Produtores foram apresentadas iguarias regionais para compra e degustação, como o doce de leite do Majestic, de Alfenas (MG), e os cafés do Café do Mercado, de Porto Alegre (RS).

O evento foi um sucesso e nós já estamos esperando a próxima edição em Porto Alegre. Enquanto isso, confere a agenda dos próximos festivais do Projeto Fartura que vão ocorrer pelo Brasil e pelo mundo:

FESTIVAL FARTURA COMIDAS DO BRASIL | BRASÍLIA
09 e 10 de junho.
Local: Pontão
Será a primeira edição do festival na cidade completando, assim, todas as regiões do Brasil.

FESTIVAL FARTURA COMIDAS DO BRASIL | SÃO PAULO
04 e 05 de agosto
Local: Jockey Club de São Paulo
O Festival Fartura é único evento em São Paulo que leva à cidade representantes de todos os estados brasileiros.

FESTIVAL CULTURA E GASTRONOMIA TIRADENTES
24 de agosto a 02 de setembro
O festival completa 21 anos e comemora os 300 anos de Tiradentes homenageando Minas Gerais. A cidade se transformou com a surgimento do evento, tendo um aumento do seu PIB em 300% em 10 anos, com 50% de sua economia baseada na gastronomia e hotelaria.

FESTIVAL FARTURA COMIDAS DO BRASIL | BELO HORIZONTE
22 e 23 de setembro
Em 2017, o Festival em Belo Horizonte recebeu 8 mil pessoas. Este ano será a quinta edição do evento na capital mineira.

FESTIVAL FARTURA COMIDAS DO BRASIL | BELO HORIZONTE KIDS
29 e 30 de setembro
Pela primeira vez, um evento gastronômico se dedicou exclusivamente ao público infantil, com o Fartura Belo Horizonte Kids, em 2017, que recebeu 4 mil pessoas. Este ano, está confirmada a segunda edição do evento.

FESTIVAL FARTURA COMIDAS DO BRASIL | LISBOA
Outubro
Segunda edição internacional do evento. Em 2017, a Fartura expandiu suas fronteiras e buscou em Portugal, a origem da nossa gastronomia, o primeiro destino para o Festival fora do Brasil. Para 2018, Lisboa entra no calendário fixo dos festivais, com uma versão mais abrangente.

FESTIVAL FARTURA COMIDAS DO BRASIL | FORTALEZA
10 e 11 de novembro
Pela quarta vez, o Festival Fartura chega à capital do Ceará. Uma versão al mare do evento recebe os convidados no Iate Clube de Fortaleza.

FESTIVAL FARTURA COMIDAS DO BRASIL | BELÉM
Janeiro de 2019
Um destino tão gastronômico como Belém não poderia ficar de fora da rota dos festivais. A primeira edição aconteceu em janeiro de 2018 e a segunda já está confirmada para janeiro de 2019