22/10/2010

Don Julio, Uma Parrilla de BairroAR

Diego Fabris
Eu tava decidido nessa trip a Buenos Aires que taparia furos importantes do meu currículo gastronômico. Um deles era o La Cabrera, famosa parrilla de Palermo. Mas não deu, tava lotada no sábado, lotada no domingo. Não nos ligamos de reservar e... desistimos. Meu cérebro já estava preparado para comer carne, então o plano B teria que andar nesse naipe.
Lembrei de uma dica que havia lido num guia local sobre uma parrilla de bairo. Hmmmm. Interessante. Fomos lá conhecer a Don Julio.
A primeira impressão era de que o lugar era pequeno. Que nada, brotavam mesas de vários cantinhos. Sâmia e Mari embestaram que queriam sentar nas mesas do mezanino.
Don Julio me ganhou de cara num ponto: a adoração ao vinho. Centenas (ou seriam milhares???) de garrafas devidamente “derrubadas” por felizes clientes decoram o lugar. Em cada garrafa, uma história, uma celebração.
Todo mundo sentado esperando pra fazer os pedidos e eu lá, embasbacado, lendo cada uma e tentando imaginar quem escreveu e o que haviam vivido por ali.
Quando voltei pra mesa, as duas entradas mais clássicas e necessárias de uma parrilla já faziam parte do almoço: salsicha parrilleira e provoleta. Destaque para a provoleta que foi uma das melhores que provamos na cidade.
Sâmia e Mari fizeram questão de uma saladinha. Não que eu acredite em salada, mas vá lá. Croutons, jamon, lechuga mantecosa e ananá.
Respeitamos o tradicionalismo da carta e fomos num Bife de Chorizo aberto no formato “Mariposa”.
Antes da próxima carne, vale destacar as papas chips. Daquelas que não se consegue parar de comer.
Teve também um purê de calabaza (abóbora) totalmente desnecessário. Sem sal, sem gosto, sem graça.
Pra compensar, lá veio ele, o Asado de Tira, matador, saboroso e definitivo.
80 pesos por pessoa (cerca de 40 reais) foi o preço desse almoço. Bom preço. Minha única frustração foi não ter me recuperado dos excessos da noite anterior para beber uma boa garrafa de vinho e deixar minha assinatura por ali também.
Don Julio
Guatemala 4691 – esquina com Gurruchaga
Palermo Soho – Buenos Aires
Argentina
4831.9564
Localização no Mapa
Free Pass Diego Fabris