22/10/2010 Don Julio, Uma Parrilla de BairroAR Diego Fabris
Eu tava decidido nessa trip a Buenos Aires que taparia furos importantes do meu currículo gastronômico. Um deles era o La Cabrera, famosa parrilla de Palermo. Mas não deu, tava lotada no sábado, lotada no domingo. Não nos ligamos de reservar e... desistimos. Meu cérebro já estava preparado para comer carne, então o plano B teria que andar nesse naipe.
Lembrei de uma dica que havia lido num guia local sobre uma parrilla de bairo. Hmmmm. Interessante. Fomos lá conhecer a Don Julio.
A primeira impressão era de que o lugar era pequeno. Que nada, brotavam mesas de vários cantinhos. Sâmia e Mari embestaram que queriam sentar nas mesas do mezanino.
Don Julio me ganhou de cara num ponto: a adoração ao vinho. Centenas (ou seriam milhares???) de garrafas devidamente “derrubadas” por felizes clientes decoram o lugar. Em cada garrafa, uma história, uma celebração.
Todo mundo sentado esperando pra fazer os pedidos e eu lá, embasbacado, lendo cada uma e tentando imaginar quem escreveu e o que haviam vivido por ali.
Quando voltei pra mesa, as duas entradas mais clássicas e necessárias de uma parrilla já faziam parte do almoço: salsicha parrilleira e provoleta. Destaque para a provoleta que foi uma das melhores que provamos na cidade.
Sâmia e Mari fizeram questão de uma saladinha. Não que eu acredite em salada, mas vá lá. Croutons, jamon, lechuga mantecosa e ananá.
Respeitamos o tradicionalismo da carta e fomos num Bife de Chorizo aberto no formato “Mariposa”.
Antes da próxima carne, vale destacar as papas chips. Daquelas que não se consegue parar de comer.
Teve também um purê de calabaza (abóbora) totalmente desnecessário. Sem sal, sem gosto, sem graça.
Pra compensar, lá veio ele, o Asado de Tira, matador, saboroso e definitivo.
80 pesos por pessoa (cerca de 40 reais) foi o preço desse almoço. Bom preço. Minha única frustração foi não ter me recuperado dos excessos da noite anterior para beber uma boa garrafa de vinho e deixar minha assinatura por ali também.
Don Julio
Guatemala 4691 – esquina com Gurruchaga
Palermo Soho – Buenos Aires
Argentina
4831.9564
Localização no Mapa
Free Pass Diego Fabris
  • Maria Isabel Saad 16/02/2015 15:14:13

    Muito bom!!!

  • Lilian 27/06/2013 11:17:31

    Estive no Don Julio em 2011 e amei! Mesmo fazendo um almoço tardio, fomos bem atendidos e comemos uma carne bem saborosa por um preço justo. Sem contar o ambiente, q é demais. Entretanto, em 2012 estivemos no Gran Parilla del Plata, cuja carne e papas estavam divinas, com um ambiente também rústico, e agora o Don Julio não tem mais tanto valor... Tem fotos aqui: http://www.pitaconacozinha.com/2013/04/o-que-comi-em-buenos-aires-parte-2.html

  • Mara maricato 18/06/2012 03:37:59

    Sinceramente, pelos comentários fiquei super empolgada para procurar o Don Julio! Mas infelizmente,não correspondeu nem um pouco com as expectativas. Nos serviram uma carne fria, a carne não tinha muito sabor e achamos a conta bem carrinha! Não indico e nem volto mais!!!

  • BUE: Don Julio « From the world 08/12/2011 14:53:51

    [...] Destemperados - “Destaque para a provoleta que foi uma das melhores que provamos na cidade.” [...]

  • Ligia Negreiros 17/09/2011 16:01:30

    Estou em buenoa aires e irei seguir sua dica'pois estivemos no la cabrera,que alias conheco a muito tempo,quando nem era famoso,e percemos que desta vez,tratam os brasileiros diferente dos argentinos.Carnr fria para brasileiros e carne saindo fumaca para argentinos!!!! dica boa mesmo,foi ontem quando estivemos no La Brigada! Dez a zero no La Cabrera!!!!! Depois conto se gostei desta dica Ligia

  • Paula 05/09/2011 13:15:14

    MARAVILHOSO!!! Dica quentissíma!!! Fui em 3 parrilas em BsAs! 1 indicada por ti, outras duas por outros locais. Aprendizado: seguir as dicas dos destemperados. São certeiras! A carne do Don Julio foi ESPETACULAR, desmancha na boca!!!! Ambiente agradável, atendimento simpático (raridade em BsAs!). Tem que ir!!!

  • Fernanda 26/08/2011 23:14:46

    Acabei de voltar do Don Julio!!! Tudo lindo as carnes, a salsicha que é nossa lingüiça e as batatas como devem ser crocantes e sequinhas... Demais!!!! Obrigada por mais essa dica sempre que seguimos as dicas saímos felizes e satisfeitos! Amanhã vamos na dica do La Cabrera tenho certeza que será outra alegria. Valeu Buenos Aires ficou mais imperdível! Bjks

  • Mara Marques 23/05/2011 14:57:59

    Cheguei ao blog "Destemperados" através do Viaje na Viagem.....confesso que adorei. As dicas são perfeitas. Fomos a BsAs, e elegi o Don Julio para comermos uma parrilla.....Nem acreditamos que em plena noite de sábado, mesmo sem resevas, conseguimos uma mesa na parte de cima do restaurante, onde podemos admirar as garrafas de vinho assinadas pelas pessoas que por ali já passaram...meus amigos ficaram maravilhados com o local. Fomos muito bem atendidos, e o vinho escolhido (Bodega Ruca Malen Cabernet Sauvignon 2009) coroou nossa noite. Obrigada pelas dicas e nossa próxima ida a BsAs, seguiremos mais algumas dicas que não conseguimos por em prática desta vez.

  • Ligia 24/10/2010 12:37:38

    Voltei,

    Só pra dizer que o Food Experience II em BH, está um espetáculo!!!

    Estou orgulhosa de que vocês, além do sucesso do primeiro Curso, ainda tenham montado esse segundo, com uma programaçao e um elenco estrelar de primeira linha!
    FOODEXCELÊNCIA!

    Caramba! Não tem pra ninguém! Vocês são mais que Top, são "o" Über Blog!

    Muito sucesso, e vamos divulgar, amigos dos Dstmps!
    Beijão: Diego, Diogo e Lela!

  • Ligia 24/10/2010 11:37:02

    Atirou no que viu e acertou no que não viu, heim?
    Diego, muito boa essa descoberta!

    Um pouco diferente do La Cabrera, é verdade (tem que ir), mas as carnes não ficaram nada a dever. Essa salsicha parrilleira, assim como esse bife de chorizo honraram o Don Julio!

    Agora, a pergunta que não quer calar: tá guardando um trunfo na manga da camisa?
    Porque se a noite anterior foi boa como diz, a ponto de impedir de beber vinho, e a Sâmia ainda ratifica, caramba! Conta logo isso aí, vai...
    Porque os posts anteriores foram inocentes desayuno no Bar 6, e outro almoço no Campobravo.

    Portanto, onde foi a noitada???

    Ah...mas BTW, esse blog tá virando um solilóquio, porque ninguém mais retorna os comentários...

    Isso é mesmo uma bronca, de alguém que gosta muito de vocês, e, carente, quer respostas. hehehe.

    FALA AÊ!
    Beijitos
    P.S.: ah...e parafraseando a Sarah Sioli aqui ao lado, a temporada de patos aqui no Rio tá fodona! Sexta, na RS (quase um orgasmo) e sábado no Guimas, de dar urros, e soltar foguetes...Quá! Acho que hoje vou no Alameda, só para completar a trilogia patológica.

  • Sarah Sioli 23/10/2010 00:53:35

    Don Julio é parrilla fodona de Buenos Aires!

  • Sâmia 22/10/2010 19:18:54

    Putz! Tava muito bom esse almoço!!!

    Foi um ótimo cura-ressaca! Heheh.

    Bjs,
    Sâmia

  • Débora 22/10/2010 18:48:15

    Adoro La Cabrera!
    Esse não conheço! Vou experimentar!

  • Marco Mascarello 22/10/2010 17:29:55

    Mais linguica???

  • Marco Cavalheiro - Buenos Aires Dreams 22/10/2010 14:12:45

    Don Diego!! Grande dica! Don Julio... Incontáveis as vezes que me indicaram este lugar, e sempre deixo pra próxima visita... Agora preciso ir!!! Só uma dica: as fotos neste site deveriam ser proibidas entre 11:00 e 14:00,ok? 12:10, sanduíche no escritório vendo este post... Tortura!Abração!! Excelente dica!