11/07/2013 Cannelé Bistrot: um baita francês na Serra GaúchaRS Destemperados

Prestenção que o Danilo Miranda tem mais uma dica delícia diretamente da Serra Gaúcha.

Inspirei-me no remake do post sobre o sensacional Schnitzelstubb (que é quase uma brincadeira de Orkut "escreva o nome do seu restaurante preferido com o cotovelo") para postar sobre o novo cardápio do Cannelé Bistrot. Afinal, são praticamente 5 anos de restaurante e muita, muita coisa que já era boa ali, ficou ainda melhor. Hoje posso dizer, sem nenhuma insegurança, que esse bistrô francês na Serra Gaúcha está entre os melhores restaurantes franceses pelos quais passei no Brasil. Vão lá e, se discordarem, coloquem na minha conta (mentira, mas me convidem, sério mesmo).

Meio que já se tornando uma lenda e destino de artistas famosinhos que vêm para Canela, o lugar conta com apenas oito mesas, fazendo jus ao termo "bistrô". Aliás, vocês sabem como que se disseminaram os bistrôs na França? Me contem, porque não sei bem. Quer dizer, um pouco: os donos e donas de casa cozinhavam muito bem e pensaram "por que não complementar a renda (igual gente que faz artesanato e vende o cento de salgado pra fora) abrindo um espaço na minha própria casa e cobrar pras pessoas comerem aqui? Pronto, surgiram os bistrôs (pulei muita parte). Lugares pequenos, com opções reduzidas no cardápio mas com a comida totalmente personalizada ao gosto do cliente. Experimenta entrar num bistrô de verdade e pede pro cara inventar algo ou mudar algo do cardápio. Dá alegria viver neste mundo.

Essa minha conversa mole tirou sua fome? Espero que não. Coloca essa música pra tocar pra ir entrando no clima do post. Vamos ao lugar:

De entrada, tem um foie gras com calda de framboesa sobre brioche incrível. Mas vamos falar de vieiras ao molho de alho poró, porque isso surpreendeu bastante:

Sabe aquele atum fresco brilhante em crosta de gergelim com redução de balsâmico e merlot e acompanhado de arroz jasmim e selvagem? Não? Gostaria de apresentar:

Outra coisa na qual o Cannelé vem se destacando é no confit. Tem 2 confits (qual é o plural de confit? Confites? Confetes? Confdisits? Enfim) que surpreendem pela intensidade do sabor, e fica muito lindo. Tem o de pato com molho de laranja e purê:

E a novidade, a bochecha de porco confitada. Isso mesmo. Bochecha de porco confitada. Com o molho de physalis e sobre rattatule, a carne fica gostosa, preparada, o baile todo:

Esse eu vou deixar para que vocês tentem entender do que se trata. Dica: tem peixe, tem batata, tem camarão e nem tudo é o que parece:

De sobremesa, o crème brulée. Não é bonitinha a grafia de crème brulée com esses acentos virados cada um pra um lado? Parece um emoticon meio bravo: èé. Pra acompanhar, pedimos estes 2 vinhos e mais um Baron Philippe de Rothschild. Mas se você não é como eu, que se permite desembolsar 4.500 reais num vinho, pode dispensar a adega premium (que conta com Grand Cru, Baron de Rothschild, Brescia Piel Negra) ou outros mais "simples", como o Almaviva e o Don Melchior (de até 600 reais), pode curtir ótimos vinhos a partir de 35 reais. Preciso avisar que é mentira que tomei esses vinhos? Se eu tivesse dinheiro pra tomar isso não estaria postando no DestemTÔ BRINCANDO. 

Espero que tenham gostado. Na página deles, no Facebook, tem um monte de novidade e outras informações de eventos especiais. O valor médio por pessoa, sem bebidas ficou em 50 reais.

Cannelé Bistrot
Danton Corrêa da Silva, 307
Canela/RS
Fone: (54) 3278-1499
www.cannelebistrot.com.br

  • Carolina Callegari 29/07/2016 16:56:04

    Boa Tarde! Sou uma amante da alta gastronomia. Gostaria de saber se vcs tem interesse de abrir uma franquia em Porto Alegre?

  • Rainer e Mirsa Skrbek 07/06/2016 22:03:23

    Prezada sra Maui, Pela indicação de amigos de Corumba, entrei no site e já me agradou, contatei seu restaurante e fui muito bem atendida por ti, e tenho certeza que fiz a escolha ceta para nosso jantar de Namorados. Depois do jantar farei contato com nossos amigos para deixa-los com agua na boca. Grata pela atenção Cordialmente Mirsa Mayer Skrbek e Rainer Skrbek 54-3286-7039 / 9600-7123

  • Fernando 18/07/2013 08:48:05

    Conhecer o Cannelé é uma obrigação para aqueles que apreciam o que tem de melhor da gastronomia gaúcha. A experiência leva o comensal a voltar para apreciar todos, eu disse todos, os pratos feitos pelo chef Leo. Além disso, a simpatia e a competência da Mauí são simplesmente cativantes....Ir ao Cannelé é uma experiência inesquecível e única....Viajar até a França para apreciar a sofisticação da gastronomia tornou-se muito fácil, basta viajar pouco mais de 100 quilômetros de Porto Alegre e procurar pelo Cannelé Bistrot !

    Natalia e Marcelo Pinzon 19/08/2013 20:15:54

    Conhecemos o Bistrô Cannelle por um acaso, em um feriadão de Carnaval, depois de muitas aventuras, algumas bastante desastrosas, pelos restaurantes de Canela/Gramado. A paixão pela comida, pelo lugar e pelos proprietários foi a primeira vista. De lá para cá, o Cannelle é destino obrigatório quando queremos desfrutar da melhor culinária francesa do sul do país. Sem falar que a Maui e o Leo tornaram-se grandes amigos a quem desejamos todo o sucesso....

  • Lu Cruz 18/07/2013 08:36:07

    Aaahhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!! Finalmente agora o site dos destemperados fez jus ao que realmente o Cannelé significa em Canela!!! É realmente um oásis no meio daquele roteiro fondue-café-colonial-galeto-rodízio de massas pra sair rolando!! Aqui é um refúgio que justifica a fama romântica que a serra tem. Bistrozinho francês, com velas à noite, lareirinha e comida maravilhosa e na medida certa. Me desculpem os franceses, mas Cassoulet como o do Léo e (desculpem os italianos) tiramisú como o dele não tem!!!!!! E ser atendido pela Mauí, descolada e gentil, é paixão certa por este lugar!! Fortemente recomendo para todos que apreciam gastronomia de excelência. Vão lá que é tiro certo!!

  • Camila Mazzini 14/07/2013 00:47:13

    (indiferentemente do preço, que lugar demais! amei o texto, as fotos e tudo mais =)

  • Camila Mazzini 14/07/2013 00:42:51

    q??? 50 reais? ?? aqui em sao paulo daria só pras vieiras ao molho de alho poró

  • Flavia 11/07/2013 17:21:03

    Ótimo post!! Sou fã e frequentadora do Cannelé e sempre é muito difícil escolher um prato no cardápio, pois todos são maravilhosos. Aliás, hoje jantarei lá, e as bochechas de porco já estão entre os finalistas ... ou os camarões?? ou ....

  • Geraldo Moreira Valle Junior 11/07/2013 17:19:11

    Realmente o Cannelé é uma excelente opção para quem gosta de comer bem em um lugar agradável e atendimento excelente. Sou cliente deles há alguns anos e ainda não encontrei outro lugar para comer aqui na serra a altura deles. Estão de parabéns.

  • Juliana 11/07/2013 15:24:16

    Gostaria de pedir a atenção do editor deste post pois o preço deve estar errado ok 50 reais por pessoa é impossível, deve ter faltado um 5 na frente do 5 ok obrigada belo post dani me leva ai

  • Melissa 11/07/2013 11:10:25

    Sempre vou lá e amo muito! Comida boa com preço justo, é assim que eu gosto!!! Muito bom o texto tb!

  • Criz Azevedo 11/07/2013 10:47:05

    Concordo com o Danilo. Já perdi as contas de quantas vezes já fui lá. Sempre recomendo aos amigos.

  • Ligia Ghizi 11/07/2013 09:30:23

    Só pra não imitar a coleguinha Fernanda Garcia, vou te dizer que to apaixonada por você, Danilo! Brinks, pelo Cannelé! Não! Por esse pato! Peraí! Acho que pela bochecha desse porqueeeenho, com ratatouille e molho de physalis! Meu Deus do céu, nunca antes, na história desse blog, fiquei tão indecisa! E isso porque você não mostrou, mas falou, desse foie gras com calda de framboesa por sobre um brioche incrível! Então, tá! Estou perdidamente enlouquecida, com esse post e lugar! ? Mas acho que isso é mentira, porque, como assim, tudo isso, só por R$ 50.00? Embarcando agora pra Canela, e elegendo esse, um post inspirador de julho! Beijo, e até já!

  • Rui Troviscal 11/07/2013 09:25:45

    Gostei muito da reportagem. Já estive no Cannelé e gostei demais!O cassulet é fantástico. Parabens.

  • Fernanda Garcia 10/07/2013 22:04:15

    Não sei do que gostei mais, se do texto, super inspirado e divertido ou da omida, linda, delicada, perfeita. Confesso que quando lí vinho de 4.500 deu "tilt" na minha cabeça... Quem sabe num certo final de semana de outubro eu vá conhecer. Parabéns, excelente post!