09/09/2012 Bêrga Motta, um almoço no meio da naturezaFree Pass Diego Fabris

Desde que a Alexandra do Destemperadinhos falou sobre o Bêrga Motta, que eu tenho vontade de conhecer o lugar. Demorei muito pra matar a vontade, mas nesse findi espantei a preguiça e fomos pro meio do mato.

O restaurante fica dentro do Ecoparque Sperry, um parque totalmente dedicado a preservação do meio ambiente, fica no Vale do Quilombo. E a estradinha pra chegar até lá já é um passeio bem agradável.

A nossa chegada foi um pouco turbulenta pois tinham algumas mesas na espera e outras saindo. A simpática moça que atendia a todos tirou de letra a situação, mesmo tendo que aguentar pequenas grosserias de comensais mal educados que não sabem esperar um minuto.

Nós aproveitamos a espera pra bisbilhotar o lugar. Fiquei imaginando como seria o Bêrga Motta num dia bem frio com essa lareirona acesa.

As paredes da casa de madeira trazem cartazes educativos sobre a fauna e a flora local. Gostei desse aí do esquilo.

Já bem instalados numa mesa perto da entrada, pegamos nosso prato e partimos para o buffet de saladas. Lindíssimo por sinal. Entre as “atrações”: grão de bico, tabule, berinjela grelhada, abóbora e sunamomo.

Por mais que as saladas estivesse atraentes, foi no fogão à lenha que eu me achei.

Comecei com o aipim, passei pelo franguinho e fui parar na carne de panela. Comida caseira de alto nível. Acabei comendo bem mais do que deveria, mas era impossível parar de provar cada prato.

Outro destaque do dia foi o escondidinho de carne. Fazia horas que não comia um tão bom.

Pra nossa surpresa, eles ainda traziam na mesa uns bolinhos de arroz, com maçã e canela. Docinhos e bem diferentes, acabaram rapidinho.

Mesmo tendo passado da cota nos pratos quentes, não teve como deixar de lado a linda mesa de doces. Tinha um doce que era tipo um mousse de chocolate com pedacinhos de chocolate e biscoito que era absurdamente bom. Ah, e a Mari enlouqueceu com a palha italiana deles.

Depois do café passado, era hora de bisbilhotar mais um pouco. Fiquei bem impressionado com o cuidado deles com todos os detalhes. Dá pra ver que tem gente talentosa e dedicada por ali.

Por pouco não nos esticamos um pouco nas atraentes redes do lado de fora. Muito tentadoras!

A horta ao lado do restaurante, também vale a visita, nem que seja pra dar um oi ao espantalho.

No caixa, deixamos a cachaça pra próxima e pagamos 43 reais por pessoa pelo almoço acompanhado de águas. Preço justíssimo pela experiência proporcionada.

Mas o programa não tinha acabado ainda. Pegamos uma das trilhas e fomos até a Cascata do Tombão.

Chegando ao mirante uma vista deslumbrante. O som da cachoeira fez o relax perfeito pra tarde.

Saímos de lá com aquele sentimento de culpa por não ter ido antes e de felicidade por ter conhecido um lugar tão inspirador e divertido.

Bêrga Motta – Ecoparque Sperry
Linha 28 (Est. Professora Elvira A. Benetti)
Vale do Quilombo – Canela - RS
Acesso principal localizado na RS-235 entre Gramado e Canela. (na esquina do Outlet Sierra e Chocolate Prawer)
Fone: (54) 9629.8765
www.ecoparquesperry.com.br

Comentários
Seu comentário foi enviado com sucesso. Ele pode demorar até 1 hora para ser exibido.
  • Emmeline Jamily 25/02/2014 06:57:26

    Lindo blog...estou antenada nele hehehe Vou viajar para Gramado em abril e concerteza quero conhecer esse lugarzinho tão especial... mas tenho uma dúvida.. como se faz para chegar lá? Somente de carro alugado? Ou com agência de turismo? ou aquele bustour passa próximo? Vou ficar no Hotel Sky.. Queria também dicas de Restaurantes que tenham ótimas massas e um bom churrasco ;) Obrigadaaa!!

    Responder
    Seu comentário foi enviado com sucesso. Ele pode demorar até 1 hora para ser exibido.
  • Claudia 29/07/2013 15:34:50

    Fui conhecer o Berga Motta esse final de semana e posso dizer que o passeio foi maravilhoso. Comida ótima, atendimento super acolhedor. O passeio pelo parque depois do almoço para fazer a digestão é muito legal. E o melhor de tudo é que o local é totalmente pet friendly. Escolhemos uma mesa na parte externa e ela ficou sentadinha do lado da mesa e quando voltamos do buffet tinha dado um pote de água pra ela... Volto e recomendo...

    Responder
    Seu comentário foi enviado com sucesso. Ele pode demorar até 1 hora para ser exibido.
  • Antonio Salum 20/04/2013 10:00:49

    Boa tarde turma dos destemperados. O blog de vcs ja nos ajudou muito por varias viagens que fizemos. Estamos indo a Gramado para o periodo do dia 25/04 a 29/04. A programaçao seria a seguinte: Quinta: Citytour em Gramado Mini Mundo E passeio por Gramado Sexta: Caminho das Pedras durante todo o tdia Qual o melhor lugar para almoçarmos por la? Sabado: Canela Que passeio nao podemos deixar de fazer? Qual restaurante nao devemos deixar de ir? Castelinho pra fechar com Strudel. Domingo: 2 viniculas (uma de grande porte e outra menor) Quais vcs indicariam? Onde almoçar por la? Gostamos de lugares onde possamos passar horas petiscando, Bebendo cervejas e vinhos, sem pressa. Voces podem me ajudar??? rsrs Em Gramado tbm quais restaurantes nao podemos deixar de ir? Please... Obrigado a todos e parabens pela qualidade dos posts. Destemperados é TOP. tenho o app no iphone. Abraços. Antonio Salum

    Responder
    Seu comentário foi enviado com sucesso. Ele pode demorar até 1 hora para ser exibido.
    Luana 22/04/2013 07:57:44

    Olá Antonio, tudo bom? Que legal que ajudamos, esse é o objetivo! Então, pensamos pra ti na Sexta: Casa Vani. (Caminhos de Pedra) Don Giovanni (Bento Gonçalves) Sabado: Passar o dia curtindo o Bêrga motta, pelas cachoeiras e belezas naturais que merecem ser vistas durante o dia. Domingo: Vinícolas somente no Vale dos Vinhedos. Indicamos Miolo, Don Laurindo e Valontano. Queijaria Valbrenta ao lado da "Valontano é ótima. Se fores para essa região vale a pena almoçar no Vale Rústico. Em Gramado lugares para ires: Pastaciutta (cantina Italiana) e Belle du Valais. Seguem links para regiões: http://www.destemperados.com.br/regiao/rs/categoria/gramado http://www.destemperados.com.br/regiao/rs/categoria/bento-goncalves http://www.destemperados.com.br/regiao/rs/categoria/canela http://www.destemperados.com.br/regiao/rs/categoria/vale-dos-vinhedos Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estou a sua disposição. Abraço, Luana. Gestora de Comunicação Destemperados Brasil

  • Ana Maria Dalcin Fornari 12/02/2013 22:36:27

    ps. que bolinha mais delicioso de arroz com banana e canela! De comer rezando!

    Responder
    Seu comentário foi enviado com sucesso. Ele pode demorar até 1 hora para ser exibido.
  • Ana Maria Dalcin Fornari 12/02/2013 22:35:10

    Para começar, todas sugestões que li e fui aqui do site foram incrivelmente divinas! Passando o carnaval em Gramado e já mais do que satisfeita com massas, estava procurando por aqui mais uma vez uma ótima sugestão de restaurante. E foi aí que decidi arriscar o Bergâ Motta. Foi delicioso. O lugar é lindo, as pessoas que trabalham lá são maravilhosas: te recebem com sorrisos, o atendimento é tudo que sempre se sonhou ter num restaurante! Bom e a comida, saladas fresquinhas, do básico ao diferente, o básico inovado. Os pratos quentes todos divinos, com uma especial atenção para a carne de porco com cebolas caramelada e gorgonzola! Não sei se foi um dia marcado pra ser especial, mas até amizade com outras pessoas do lugar pode se fazer. Parece que todo mundo que estava lá estava em estado de graça.!! Também, só um louco não estaria maravilhado com o conjunto todo ;)

    Responder
    Seu comentário foi enviado com sucesso. Ele pode demorar até 1 hora para ser exibido.
  • Luciane Velho 15/09/2012 11:10:24

    Adorei o lugar! O restaurante é algo! Foi um domingo de sol, dia lindo, eu e minha filha curtimos muito. Achei as saladas muito boas e fresquinhas...e o que é a horta atrás do restaurante com aquele espantalho, muito legal! Agora a comida quente não achei tão boa assim, mas valeu , foi uma tarde mágica! Depois de perdermos a Cantina 28 no antigo endereço, lembram daquele lugar? O Bêrga Motta e um bom substituto! Abs Luciane

    Responder
    Seu comentário foi enviado com sucesso. Ele pode demorar até 1 hora para ser exibido.
  • Alexandra do Destemperadinhos 14/09/2012 10:05:14

    Nossa, amo este lugar e a comida. Recomendo para todo mundo. Louca para voltar. Só fiquei triste que o bolinho agora é de maça. Eu sou louca pelo de banana! Beijos grandes Ale @destemperadinho @cafeviagem

    Responder
    Seu comentário foi enviado com sucesso. Ele pode demorar até 1 hora para ser exibido.
  • Patricia Fontana 11/09/2012 19:39:09

    Parabéns, vocês sempre dando show!!!! Bem vamos aos fatos, tive o prazer de estudar no SENAC Águas de São Pedro com o Guilherme Sperry, o cara é show! E tudo é feito com muito amor por ele e por sua esposa Tati, tambem cozinheira das boas! é muito bacana ler um texto dos Destemperados sobre o Guilherme! Os dois dão show. Sucesso sempre ao BergaMotta e aos Destemperados, sempre temperando os textos com muito sabor.

    Responder
    Seu comentário foi enviado com sucesso. Ele pode demorar até 1 hora para ser exibido.
  • Filipe Lázaro 10/09/2012 15:19:51

    Diego, parabéns pela "casa nova"... porém estou tendo problemas com os feeds. O endereço antigo já não funciona e não encontro um novo! Como faço? Abs

    Responder
    Seu comentário foi enviado com sucesso. Ele pode demorar até 1 hora para ser exibido.
  • Renata Diem 10/09/2012 11:02:37

    Toda vez que vejo um post de Canela ou Gramado por aqui me derreto toda. Adorei esse local simples e aconchegante. Já montei mentalmente meu prato no buffet incluindo aquele feijãozinho caseiro ali <3

    Responder
    Seu comentário foi enviado com sucesso. Ele pode demorar até 1 hora para ser exibido.
  • Ligia Ghizi 10/09/2012 10:48:29

    'Xa comigo! Tô de olho e o que vejo é muuuito bacana! Casa linda, com moradores muito especiais! Vou cuidar bastante! Beijão pra vocês

    Responder
    Seu comentário foi enviado com sucesso. Ele pode demorar até 1 hora para ser exibido.
  • Mariana Marimon 10/09/2012 10:41:53

    Delííííícia de dia :) E delícia de bolinhos de arroz, maçã e canela!

    Responder
    Seu comentário foi enviado com sucesso. Ele pode demorar até 1 hora para ser exibido.
  • Diego Fabris 09/09/2012 21:44:45

    Que bom que gostou Ligia. Contamos com a ajuda da nossa "zeladora" oficial pra manter a casa lindona. Bjs

    Responder
    Seu comentário foi enviado com sucesso. Ele pode demorar até 1 hora para ser exibido.
  • Ligia Ghizi 09/09/2012 20:50:06

    Já pode entrar? só pra dizer que ficou lindo! E a postagem inaugural um show de programa e lugar! Sucesso na nova casa! :) Beijos

    Responder
    Seu comentário foi enviado com sucesso. Ele pode demorar até 1 hora para ser exibido.