03/10/2012

Bar do Biu: um boteco de esquinaSP

Natalia Kuschnaroff

Sabem aqueles legítimos botecos que a gente vê na rua a cada esquina, nas novelas, nos filmes brasileiros, etc? Aquele típico boteco à moda brasileira? Então, existe um assim na região de Pinheiros, em São Paulo, que se encaixa perfeitamente nesse modelo e conta com pratos nordestinos maravilhosos, uma feijuca incrível para um sábado ensolarado (ou de chuva e frio, tanto faz) e cerveja gelada, sempre. Com muito prazer e gosto, lhes apresento o famoso Bar do Biu.

O bar é tão, essencialmente, um boteco de esquina que apresenta, inclusive, petiscos na vitrine do balcão da entrada e tal.

O Bar do Biu é um clássico absoluto e é o quartel general da Gaviões da Fiel (torcida organizada do Corinthians) na zona oeste paulistana. Mas, não se enganem: não são só os corintianos que pairam por lá, não! O Bar é tão delicioso e amigável que todos os torcedores se reúnem nessa esquina para um farto almoço, uns petiscos ou apenas uma (ou várias) cerveja.

Eu ia dizer que o boteco é frequentado, na maior parte dos dias, por descoladinhos de plantão e moradores do bairro. Mas, na verdade, o Bar do Biu tem gente de tudo quanto é lugar de São Paulo e do mundo! Está com amigo gringo na cidade? É de praxe levá-lo ao Bar do Biu em um sábado à tarde. Tem sempre muito gringo por lá!

Além disso, uma amiga de Recife me contou que o boteco também é reduto dos publicitários pernambucanos que residem em SP. Ou seja: definitivamente, gente de todo canto.

Outra coisa que é de praxe no sábado à tarde, ou numa quarta à noite, é ir ao Biu para ver o jogo: qualquer jogo que seja! Ficam todos juntos, torcendo, rindo, se emocionando, comendo, bebendo; vidrados na TV. Principalmente em dia de jogo do Corinthians: aí, sim! O bar lota – transborda – de torcedores alucinados: é uma das coisas mais divertidas para se fazer nessa megalópole.

O baião de dois do Biu é surreal de bom. Eles têm até um baião de dois vegetariano que, por incrível que pareça, é quase tão delicioso quanto o que tem carne de sol! O escondidinho de lá é maravilhoso, a vaca atolada é um negócio divino... Acho que não tem nada ruim nesse boteco! Pelo menos, não do que eu tenha provado. Mas, devo assumir que a campeã é a feijoada de sábado.

A feijuca completa light vem com os pertences certos: apenas linguiça e carne seca – para quem, como eu, não curte aquele monte de coisa no meio do feijão – e acompanha arroz, farofa, molhinho delícia, bisteca, torresmo, linguiça e couve.

Ah! Não desmerecendo o Biu, mas, da última vez que estive lá, pedimos uma laranjinha para acompanhar a feijoada, coisa que para nós é absolutamente essencial, mas que para a equipe do Biu não fez o menor sentido. Resultado: trouxeram para a nossa mesa uma laranja repartida na metade, com casca e tudo! Portanto: se quiser uma laranja, seja muito específico em seu pedido.

Pratos incríveis, ambiente divertidíssimo, gentes e gentes legais, cerveja, cachaça e mais cerveja: quem não conhece, marque de ir já ao Bar do Biu! Todos merecem. Uma feijoada completa para duas pessoas é 35 reais e, com cerveja, etc, gasta-se, em média, entre 30 e 40 reais por pessoa para se comer e beber muito bem.

Bar do Biu
Rua Cardeal Arcoverde, 772/776 - Pinheiros
São Paulo/ SP
Fone: (11) 3081-6739
Cartões: Visa, Master, Amex e Diners

 

Natalia Kuschnaroff