06/02/2013

A melhor macaxeira do mundo está na Casa de NocaPE

Paulo Cabral

Nessa época de Carnaval, Olinda é uma das cidades mais lembradas do Brasil. Mas tem outra coisa que também a deixa em muitas memórias por aí e não tem nada a ver com o frevo.

A Casa de Noca fica na Cidade Alta, a parte de Olinda que tem mais ladeiras que casas e que atrai gente de todo o mundo para brincar na folia de Momo. A única coisa que mostra que você está no lugar certo é uma discreta placa com o nome do restaurante. Você desce uma série de degraus meio desconfiado, achando que está no lugar errado, até que aparece um pátio com várias mesas e cadeiras e você percebe que chegou.

À primeira vista, Noca não tem nada demais. Mesas e cadeiras de plástico, sem ar-condicionado e um atendimento bastante peculiar. Para você ter uma ideia da "qualidade" do atendimento de lá, um amigo meu pediu uma caipiroska e a resposta do garçom foi "com álcool, só cerveja". É nesse nível. Mas não se preocupe, isso não estraga a experiência.

Uma coisa que você precisa aprender sobre Noca é que eles têm três tipos de prato: macaxeira com carne de sol para duas pessoas, macaxeira com carne de sol para três pessoas e macaxeira com carne de sol para cinco pessoas. Pois é, eles não servem mais nada. Nem uma saladinha, nem um gnocchi artesanal, nem um bifinho mal passado.

Mas tudo isso é esquecido quando a - única opção de - comida chega e dá pra entender porque no cardápio tem, em caps lock: A melhor macaxeira do mundo

É de ficar sem entender como algo aparentemente tão simples como macaxeira, carne de sol e queijo coalho podem ficar tão bons. A macaxeira é cozinhada até ficar com uma consistência semi-pastosa que você nunca vai conseguir imitar em casa. A carne de sol é sequinha, bem passada, no ponto. Já o queijo coalho é grosso e bem assadinho, do jeito que uma cerveja gelada exige.

Para se ter uma ideia de como estava bom, basta dizer que o pessoal da cozinha não teve muito trabalho para deixar os nossos pratos limpos. 

A farra inteira deu 35 reais pra cada, contando com as dezenas de cerveja. Depois disso foi só relaxar e começar a marcar a próxima ida para comer a, sem dúvidas, melhor macaxeira do mundo.

Casa de Noca
Rua Bertioga, 243 - Cidade Alta
Olinda/PE
Fone: (81) 3439-1040


PE Paulo Cabral