29/01/2018

7 lugares com filosofias bacanas para conhecer na Serra GaúchaRS

Isadora Andrade

Cada vez mais, as pessoas estão preocupadas em comer bem. E isso não significa, necessariamente, comer mais. Trata-se de comer melhor, de dar atenção à qualidade e à origem do que se está consumindo. Selecionamos 7 lugares em diferentes cidades da Serra Gaúcha com propostas interessantes, que valorizam os produtos e os produtores locais e convidam a todos a comer melhor. 

LOCANDA DI LUCCA
A Loccanda Di Lucca é um restaurante que fica no interior de Bento Gonçalves, próximo ao Caminhos de Pedra, e serve muito mais que comida. Tudo que se come lá é feito com amor e respeito à natureza em cada etapa do processo. Os ingredientes são, em sua maioria, orgânicos e produzidos dentro dos princípios da agricultura biodinâmica pelo casal Edgar e Marilei Giordani. A casa oferece um menu fixo, que sofre pequenas adaptações a cada estação, conforme os insumos disponíveis na região em cada época do ano.
​Distrito de São Pedro, Linha Palmeiro, 330 , em Bento Gonçalves
Fone: (54) 3455-6277

CHAMPENOISE
O Champenoise é um um bistrô de gastronomia regional, com influência das cozinhas campesinas francesa e italiana, que fica na simpática cidade de Pinto Bandeira, próxima a Bento Gonçalves.  O restaurante trabalha com menus sazonais, isto é, um cardápio que vai mudando conforme as estações do ano e que respeita o tempo de plantio e de colheita de cada alimento. Vale dizer que todos os ingredientes usados são de produção própria ou de outros pequenos produtores locais. Um lugar para ir sem pressa e aproveitar o conceito do Slow Food. 
Linha Amadeu, em Pinto Bandeira
Fone: (54) 9660-3382

Leia a experiência completa aqui
 

VALLE RÚSTICO
O Valle Rústico é o restaurante do talentoso chef Rodrigo Bellora e que fica em uma área rural no interior de Garibaldi, cercado de verde por todos os lados. Não possui um menu fixo, tudo por lá é uma surpresa preparada com o que a horta a os produtores locais ofertam na semana. No Valle Rústico é assim: tudo fresco, local e orgânico. Pratos criativos, naturais e cheios de sabor, que resgatam técnicas antigas de preparo e valorizam a biodiversidade da região.  Por lá, eles seguem o movimento Slow Food, por isso sente, deguste com calma e aproveite o local.
Estrada Linha Marcílio Dias, s/nº, em Garibaldi
Fone (54) 3067-1163

Leia a experiência completa aqui
 

MONÃ
A Monã - Centro de Estudos Ambientais é um lugar único, em meio à natureza, no interior de Canela. Por lá, eles oferecem cursos e atividades ligadas ao meio ambiente e à hospitalidade. Aos finais de semana, um almoço preparado pelo proprietário Daniel Castelli é oferecido ao público na hospedaria, uma casa de madeira cheia de charme. O lago, os pomares, as ovelhas... tudo compõe o ambiente e traz um clima bucólico e muito tranquilo, perfeito para saborear pratos preparados com os ingredientes produzidos e cultivados naquelas terras.
Rodovia Arnaldo Oppitz, na Linha São João, em Canela
Fone: (54) 99919-3611

Leia a experiência completa aqui

CHICO DO MEL
O Chico do Mel é um restaurante autêntico que fica em uma casarão de madeira com mais de 100 anos, no interior de Caxias, na localidade de Ana Rech. Aos domingos, é oferecido um típico almoço colonial, preparado pelas mãos dedicadas de Dona Tereza. Além dos pratos fixos, eventualmente, durante a safra de algum ingrediente, é possível encontrar "surpresas" sobre o fogão à lenha. Muito além da gastronomia, ir lá é ter a oportunidade de ouvir as histórias do Chico do Mel, figura lendária de Ana Rech e um defensor da cultura italiana na região.
Av. Rio Branco, 2463, em Ana Rech, Caxias do Sul
Fone: (54) 3283-1226

Leia a experiência completa aqui

IL RIFUGIO DEL GOURMET
​Il Rifugio del Gourmet é um peculiar restaurante que fica escondididinho nos Caminhos da Colônia, um roteiro turístico que percorre o interior de Caxias do Sul e Flores da Cunha. Lá, o italianíssimo Giuseppe Giudizi prepara almoços que são servidos somente aos domingos, com menu fechado. Entre os preparos, diferentes tipos de queijos e embutidos - todos produzidos de forma artesanal pelo próprio Giuseppe. Outros destaques são as massas, os pães e as conservas feitas na casa. Tudo, tudo mesmo, é preparado lá. E dependendo da estação, é possível saborear pratos com alcachofras, cogumelos, abobrinhas e morangas cultivadas nas terras da propriedade.
São Luiz da Nona Légua, no Travessão Aliança, em Caxias do Sul
Fone: (54) 3019-0881
Leia a experiência completa aqui

BARLAVENTO
É aqui que estão os morangos mais adorados da Serra Gaúcha. O Rio do Vento Hidroponia é um complexo que fica na Rota do Sol, a 14km do centro de Caxias do Sul. Lá são cultivados morangos sem o contato com a terra, através do sistema de cultivo hidropônico; é a água da chuva que fornece os nutrientes necessários para o desenvolvimento das frutinhas, que crescem dentro de estufas com temperatura controlada e ao som do melhor do rock’n’roll.  No mesmo lugar, funciona o Barlavento (também conhecido pelos caxienses simplesmente por "Morangos"), um espaço onde é possível provar as saborosas receitas feitas com os morangos cultivados por lá.
Estrada RSC 453, Km 154, na Rota do Sol, em Caxias do Sul 
Fone: (54)  99908-5500

Leia a experiência completa aqui

Gostou das dicas? Você indica outros lugares da Serra Gaúcha que tenham uma filosofia diferente? Não deixe de comentar :)

 

RS Isadora Andrade