08/03/2018

5 brindes a mulheres que mudaram o mundo

Destemperados

Hoje, muitas mulheres têm bons motivos para brindar: dia 8 de março é data para celebrar as conquistas e fortalecer as lutas, além de relembrar mulheres que batalharam muito para que os direitos se tornassem iguais.  Ao levantar a taça, pense nessas cinco, e também em todas as outras do mundo. E em tudo o que ainda precisa ser mudado.

Criamos uma lista com um tipo de vinho para cada uma dessas mulheres inspiradoras e tão importantes para a história. Um brinde a elas!

MIL TAÇAS DE TANNAT PARA ROSA PARKS
A mulher negra que ficou conhecida por negar seu lugar no banco de ônibus para um homem branco nos Estado Unidos. Na época, década de 1950, pessoas brancas tinham lugar exclusivo na parte da frente dos transportes públicos. A atitude foi um marco na luta pelo fim da segregação racial no país e é lembrada até hoje na luta contra o racismo. Na foto abaixo, Rosa Parks é presa por desobediência civil em Montgomerry, no Alabama.

Nosso brinde para ela vai com um bom tannat produzido na campanha gaúcha. Um vinho forte e marcante, como a atitude de Rosa Parks naquele 1º de dezembro de 1955.

UM CHARMAT PARA MARIE CURIE
Nobel de química e física, descobriu os elementos Rádio e Polônio, e colaborou (e muito!) na criação da máquina de raio-x, essencial no diagnóstigo de várias doenças e lesões. Precisa mais? Ela tinha duas graduações: em Física e em Matemática. 

O brinde para ela é com um espumante charmat, que também tem uma ligação fortíssima com a ciência. O charmat é um espumante que tem muita tecnologia aplicada na sua produção, além do frescor e a juventude ideal para quem produz muito e enfrenta sem medo os desafios do dia a dia.

O CLÁSSICO CHARDONNAY PARA COCO CHANEL
A única estilista presente na lista das 100 pessoas mais importantes da história do século XX elaborada pela revista Time, Chanel disseminou o uso de calças para mulheres, que até então, no início do século, só podiam usar saia ou vestido.

Várias décadas depois, nós, mulheres, erguemos nossas taças cheias do clássico chardonnay para lembrar dela. De calça, de vestido, como quisermos. Assim como Coco Chanel, o chardonnay é um símbolo da França, elegante e versátil.

UM BRINDE DE PINOT NOIR A MALALA YOUSAFZAI
Recusou as regras da sociedade paquistanesa para poder estudar e, com isso, passou uma mensagem ao mundo: mulher, em nenhum lugar, foi feita para fazer o que os homens quiserem. Mulheres foram feitas para fazer o que elas quiserem e quando quiserem. Depois de ganhar o prêmio Nobel da Paz, em 2014, Malala agora é uma ativista em prol da educação pelo mundo.

Para inspirar, um brinde com pinot noir, uva que produz vinhos jovens como a Malala. E que nossas jovens também façam como ela: corram atrás dos seus sonhos e lutem pelos sonhos das jovens que virão.

UM MERLOT PARA MARIA DA PENHA
Ficou paraplégica depois de levar um tiro de espingarda do ex-marido, que, depois disso, ainda tentou eletrocutá-la durante um banho. O caso foi um marco para a criação da Lei Maria da Penha, que busca proteger as brasileiras contra qualquer tipo de violência doméstica.

Um brinde com merlot, uva forte, para essa mulher que segue na luta pelos nossos direitos. Luta que vai seguir sempre com a gente, até o dia em que a violência doméstica deixar de ser algo banal. E não esqueça: denuncie, sempre!

Compartilha com a gente outras mulheres que te inspiram e com qual vinho você brindaria com elas.

*Escrito por Natália Frighetto, enóloga e sommelier do Destemperados

Tags: