06/12/2017

20 lugares para provar a típica comida italiana da Serra GaúchaRS

Isadora Andrade

A gastronomia italiana é, provavelmente, a que tem mais adoradores pelo mundo. Afinal, quem resiste a um bom prato de massa, uma sopa de capeletti quentinha ou a uma polentinha frita? Na Serra Gaúcha, a comida típica colonial é aquela que remete à imigração italiana que aconteceu na região, há mais de 140 anos, e até hoje enche barrigas e conforta a alma. Nesta lista, selecionamos 20 lugares em diferentes cidades para você apreciar a típica cozinha italiana da Serra.

MAMMA GEMA
É um dos galetos mais clássicos da Serra Gaúcha. A dica é começar pela sopa de capeletti e pela polenta frita. Não deixe de pedir as massas com os molhos da sua preferência. O ambiente é contemporâneo e amplo, ideal para reunir a família para comer bem. Nada como uma bela salada de maionese e um galeto temperado. 
Estrada RS 444 – KM 18,9, s/nº, em Bento Gonçalves
Fone: (54) 3459-1392

ANDREA
O Andrea é um dos restaurantes mais queridos de Caxias do Sul. Também conhecido como "restaurante do Nivaldo", é famoso por servir codorna e tripada, preparações típicas da região. A polenta mole com queijo e molho e o tortéi da casa são verdadeiros clássicos que merecem ser provados. 
Rua Marcos Moreschi, 85 - Caxias do Sul
Fone: (54) 3221-1897

FAMIGLIA VEADRIGO
Cantina familiar situada no interior de Flores da Cunha. Tudo oferecido lá - do pão ao vinho - é preparado e servido pela própria família, que trabalha unida em uma cozinha de onde sai um dos mais deliciosos tortéis que você vai provar por essas bandas. Faça a refeição acompanhada de uma taça de vinho ou suco de uva elaborados pelos Veadrigo e finalize a comilança com um café acompanhado de grostoli.
Rodovia RS-122, Km 101, s/n - Travessão Rondelli - Flores da Cunha 
Fone: (54) 3292-3511

CASA DI PAOLO
Lugar para provar um galeto clássico e de qualidade, com todos aqueles acompanhamentos que a gente tanto ama. A Casa Di Paolo está em diversas cidades da Serra Gaúcha, como Caxias, Bento, Gramado e Garibaldi, todas com o mesmo padrão de qualidade. Escolha um endereço e delicie-se com o galeto ao primo canto e as massas caseiras, com uma variedade incrível de molhos à sua escolha. Não deixe de provar o espaguete com molho de tomates secos. Outros destaques da casa são o inigualável queijinho à dore e a sopa de capeletti, para abrir os trabalhos.
Veja aqui os endereços da Casa Di Paolo na Serra Gaúcha.

GELAIN
O Famiglia Gelain é um daqueles restaurantes que sempre vai figurar no resultado do buscador quando as palavras-chave forem comida italiana e fartura em Caxias. É um clássico da cidade e oferece um sistema praticamente infinito de radicci com bacon, salada de batata, queijinho frito, polenta e bifes na chapa e à milanesa. Tudo lá é gostoso, mas o tortéi e o sagu de sobremesa são sem explicação de tão bons.
Rua Rodrigues Alves, 2638 - Caxias do Sul
Fone: (54) 3228-3977

NONNA METILDE
Cantina que fica no Vale dos Vinhedos e serve uma sequência de pratos típicos da região. As paredes de pedra e as toalhas quadriculadas deixam o ambiente com cara de interior da Itália. O couvert com queijo colonial, salame e polenta frita já indica a fartura que vem pela frente. E não é pouca coisa: sopa de capeletti, pien, radicci com bacon, maionese, polenta brustolada, linguiça frita, fortaia e massas. Ufa!
Rua Sagrada Família - Monte Belo do Sul
Fone: (54) 3457-1567

OSTERIA DELLA COLOMBINA
A Osteria della Colombina é um restaurante familiar que funciona no porão de pedra da casa de Odete Bettú Lazzari, no caminho rural da Estrada do Sabor. Lá é servida, sob agendamento, a típica comida dos imigrantes italianos. São pratos bem ao estilo colonial, com destaque para a galinha ao molho vermelho e o nhoque com molho de linguiça fresca. De recordação, a própria Odete presenteia os visitantes com um pão em formato de pombinha - as colombinas - como recordação de um almoço especial.
Comunidade Linha São Jorge – Estrada do Sabor - Garibaldi
Fone: (54) 3464-7755

REAL BRUNETTA
É um restaurante que serve, desde 1959, a tradicional "tripada de Caravaggio". Situado na localidade de Caravaggio, no interior de Farroupilha, é um lugar bastante simples, com diversas mesas em um grande salão. Lá são servidos diversos pratos da gastronomia típica da região, mas o grande destaque fica por conta da tripada (também conhecida por bucho, mondongo ou dobradinha), uma das mais saborosas que se tem notícia. De comer rezando.
Caravaggio - Farroupilha
Fone: (54) 3260-5310

CASA MADEIRA
A Casa Madeira fica no coração do Vale dos Vinhedos e tem um astral incrível para uma experiência gastronômica completa. Além do restaurante de clima rústico, por lá você encontra um empório com todos os tradicionais produtos da marca, como geleias e sucos. Experimente a polenta mole com molho de vinhos, ervas e cebola e o nhoque de batata-doce com molho de queijo para acompanhar uma deliciosa codorna. Finalize com estilo, provando o sagu com creme. Para sair de lá feliz!
Via Trento, 3355 - Linha Leopoldina - Bento Gonçalves
Fone (54) 3453-5678

BELVEDERE SONDA
Restaurante simples que fica na pequena cidade de Nova Pádua e serve a legítima comida da região, com o bônus de ter uma vista de tirar o fôlego para o Rio das Antas. Tem sopa de capeletti, polentinha e queijo fritos, maionese, tortéi... Tudo para acompanhar o delicioso churrasco que é servido, com carnes como galeto, moela, lombinho e coração de galinha.
Travessão Mutzel, s/n - Nova Pádua
Fone: (54) 3296-1745

NONNO MIO
Uma galeteria tradicional com sabor típico italiano. Da sopa de capeletti às massas, o restaurante oferece pratos que esquentam a alma. A casa, em Gramado, tem como prato principal o galeto ao primo canto. Inicie pelo pão caseiro e pela salada de batata. Depois, é só aproveitar a fartura. 
Av. Borges de Medeiros, 2070 - Gramado
Fone: (54) 3286-1252 / (54) 99901-9929

MAMMA MIA
O Mamma Mia oferece um verdadeiro festival de comida italiana em Gramado. Sopa de capeletti bem gostosa, polenta frita sequinha e massas com diversas opções de molhos. É, definitivamente, uma ótima opção para comer um galeto bem temperado.
Av. das Hortênsias, 3400 - Gramado
Fone: (54) 3286-1991

DEL FILIPPI
O Del Filippi é uma boa sugestão para quem quer provar os autênticos pratos coloniais italianos. O restaurante fica na estrada para Bento Gonçalves. Galeto, sopa de capeletti, pien, polenta frita, queijo à milanesa e fortaia são algumas das delícias que você vai provar nessa sequência farta que inclui também sobremesas como sagu
BR 470, Km 221, s/n - Garibaldi
Fone: (54) 3463-8065

NONA LUDIA
Para quem está passeando pelos Caminhos de Pedra, em Bento, o Nona Ludia é a pedida se a vontade for de um galetinho com massa. Claro que não faltam os acompanhamentos como sopa, polenta, massas e salada. Experimente o pien, um ícone da comida típica dos imigrantes italianos. Trata-se de um rolinho de carne temperado que também é usado como recheio dos tradicionais agnolinis e capelettis. Uma delícia!
Caminhos de Pedra - Bento Gonçalves
Fone: (54) 3455-0157

GALETERIA ALVORADA
A Alvorada é um restaurante tradicional que há muitos anos serve um dos melhores galetinhos de Caxias. Lá, além do geleto ao primo canto, a casa oferece ótimos acompanhamentos como sopa de agnoline, radicci com bacon, maionese, spaghetti com molho da casa e tortéi. Não ouse resistir à polentinha frita recheada com queijo e à maionese de frango, um clássico.
Rua Os Dezoito do Forte, 200 - Caxias do Sul
Fone: (54) 3222-4637

GIORDANI
A vista de tirar o fôlego na frente do restaurante é só um dos atrativos do Giordani, com sistema de rodízio que começa pela sopa de capeletti, passa pelo galeto com polenta brustolada com queijo e termina no tradicional sagu com creme.
Via Trento, 3671 - Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves
Fone: (54) 3453-6884

MONTE REALE - VALDEMIZ
Vinícola em Flores da Cunha que oferece um almoço de típica fartura italiana todo domingo. Aí é aquele festival: uma mesa repleta de travessinhas com galeto, polenta, tortéi e maionese, sem esquecer da sopa de agnolini e o pãozinho colonial de entrada, é claro.
Av. Vinte e Cinco de Julho, 5005 - Flores da Cunha
Fone: (54) 3292-1011

LA CANTINA D'NONI
Restaurante de Carlos Barbosa que serve pratos italianos no esquema de rodízio. Prove a polenta mole com queijo e o tortéi ao molho de gorgonzola, que casam superbem com a linguiça colonial.
RSC 453, km 85,3 - Carlos Barbosa
Fone: (54) 3461-7147

NONO OTÁVIO
Restaurante situado na Linha Doze, na zona rural de Carlos Barbosa, e que serve um farto almoço colonial. É um lugar simples, que fica no porão em uma casa construída em 1932. Entre as delícias, prove a carne lessa, a carne que se utiliza para fazer o caldo da sopa de capeletti. Sente-se próximo à janela e curta a paisagem incrível do local. 
BR 470, km 238 - Carlos Barbosa
Fone: (54) 3433-2662

SACAROLLA
No porão da casa dos proprietários, funciona a Sacarolla, uma cantina que oferece pratos da gastronomia típica italiana, com todos aquelas receitas que amamos. Não deixe de provar o codeguim, uma linguiça fresca feita com carne suína, e o radicci cotti. Encerre a refeição com um bom cafezinho preto e grostoli bem sequinho. 
Rua Prof. Arcângelo Vazata, 305 - Nova Pádua
Fone: (54) 3296-1241

Gostou das dicas? Deixa seu comentário aqui embaixo do post :)

RS Isadora Andrade