12/10/2017

17 risotos que você precisa provar em Porto Alegre e na Serra GaúchaRS

Destemperados

EM PORTO ALEGRE

1. TUTTO RISO
O restaurante fica em uma casa antiga cujos ambientes são muito aconchegantes e charmosos. Nos dias de temperatura mais agradável, sugerimos sentar nas mesinhas da rua. O cardápio tem cerca de 30 opções de risotos e um dos destaques é o caprese, feito com tomates frescos, muçarela de búfala e manjericão. Outro favorito da casa é o Addio Fame, de filé com alecrim, cogumelos e nata.
Rua Dinarte Ribeiro, 116, no bairro Moinhos de Vento
Fone: (51) 3222-1934Foto: Joanna Romero


2. BAH
Com um ambiente requintado, o Bah é uma ótima dica para diferentes ocasiões, desde um jantar a dois até comemorações em família. Único em Porto Alegre, o cardápio é conhecido pelos pratos que fazem releituras modernas de receitas típicas do Sul. Aposte sem medo no risoto com lascas de paleta de cordeiro do pampa e crocantes de alho-poró, cremosidade e crocância na medida certa.
Av. Diário de Notícias, 300, no bairro Cristal (Barra Shopping Sul)
Fone: (51) 3247-3000Foto: Anahís Vargas

3. ORQUESTRA DE PANELAS
O restaurante fica em uma portinha discreta em plena Rua Padre Chagas que pode até passar despercebida, mas ele já faz parte da cena gastronômica da capital há mais de 15 anos. Um dos nossos pratos favoritos é o polvo grelhado na manteiga de páprica com risoto de açafrão. É de encher os olhos e a alma.
Rua Padre Chagas, 196, no bairro Moinhos de VentoFoto: Maria Eugênia Bofill

4. PEPPO
É um dos restaurantes italianos mais tradicionais da cidade, com comida boa e ambiente aconchegante e sofisticado. O cardápio é recheado de pratos que chegam a dar água na boca só de ler. Tem massas, risotos e carnes, ou seja, há opções para todos os gostos. A nossa dica é o coelho ao molho de vinho branco com creme de leite, acompanhado de risoto de cogumelos frescos e castanha-do-pará.
Rua Dona Laura, 161, no bairro Rio Branco
Fone: (51) 3019-7979Foto: Diego Fabris

5. LE BISTROT GOURMET
Situado em um casarão próximo à Praça Japão, é um daqueles lugares dos quais não dá vontade de ir embora. A decoração e o clima são muito convidativos, tanto dos ambientes internos quanto do externo. No cardápio, grelhados, risotos e massas. Para um almoço especial e fora do comum, indicamos o risoto de pato com maçã verde, um dos destaques da casa.
Alameda Alípio César, 22, no bairro Boa Vista
Fone: (51) 3346-9257Foto: Diego Fabris

6. MARCO’S
O restaurante, que nasceu em Rio Grande, um importante polo pesqueiro do Estado, serve uma grande variedade de pratos com frutos do mar. São inúmeras opções de dar água na boa. Nossa dica é o Camarão Crocante: camarões enrolados em fios de batata crocante acompanhados de risoto de cogumelos com rúcula e damascos. Além de muito bem apresentado, é delicioso e a textura da crocância do camarão deixa tudo ainda mais saboroso.
Av. Túlio de Rose 300 (Bourbon Country - 2° andar), no Bairro Passo da Areia
Fone: (51) 3028-7474
Foto: Joanna Romero

7. ABBRACCIO
A rede Abbraccio chegou a Porto Alegre no final de 2016 e trouxe para a cidade releituras e clássicos da gastronomia italiana. O restaurante tem uma carta de vinhos incrível, e o bar de drinks, com Mojitos, Martinis e Capirinhas faz sucesso. O cardápio tem ótimas opções de pratos principais. A nossa aposta é o Brasato con Risotto: um risoto com queijo parmesão acompanhado de nobre corte de costela desossada lentamente assada e coberta com um rico molho de vegetais e vinho tinto.
Av. Praia de Belas, 1101, no bairro Praia de Belas (Shopping Praia de Belas)
Fone: (51) 3217-9820

8. HASHI
Comandado pelo chef Carlos Kristensen, o Hashi garante uma experiência singular em Porto Alegre. Inspirado na culinária asiática, mas também valorizando as raízes gaúchas com seus pratos preparados na brasa, o cardápio tem um estilo contemporâneo. Durante a semana, de segunda a quinta, aposte no Menu da Safra, um cardápio sazonal que muda de tempos em tempos feito com ingredientes de pequenos produtores do projeto Internacionalmente Local, encabeçado pelo chef. Uma das dicas é o lombo de cordeiro assado na brasa com molho de laranja kinkan e risoto de miniarroz com queijo colonial e pinhão.
Rua Des. Augusto Loureiro Lima, 151, no bairro Petrópolis
Fone: (51) 3328-0005
Foto: Juliana Palma

9. FAMIGLIA FACIN
O ambiente é realmente incrível e um ponto forte do restaurante. A primeira coisa que enxergamos são túneis e paredes de pedra e tijolos à vista. O restaurante é subterrâneo e está literalmente encravado embaixo da chaminé da antiga cervejaria Continental. Na escolha dos pratos, prove o risoto de cordeiro, com arroz arbóreo, carne de cordeiro, tomates marinados, cogumelos, queijo parmesão e manteiga. Sabor diferenciado e marcante.
Av. Cristóvão Colombo, 545 (Shopping Total), no bairro Independência
Fone: (51) 3018-8383

10. PPKB KITCHEN & BAR
Com uma proposta contemporânea e culinária influenciada por diferentes países, o PPKB garante boas comidas e bebidas. O restaurante é enorme, com vários ambientes descolados, e a decoração é moderna e clean. Ao subir a escada e entrar no restaurante, você se depara com a visão da cozinha, aberta e com ar industrial, cheia de pratos, caixas e objetos à mostra. O Risotto ai Funghi Trifolati é uma excelente escolha do cardápio, composto por arroz italiano e uma combinação de cogumelos shimeji, shitake e paris.
Av. Carlos Gomes, 700, no bairro Boa Vista
Fone: (51) 3516-0634

11. THE RAVEN
O restaurante, que fica na Cidade Baixa, tem cara de taberna e a comida é deliciosa, o ambiente é rústico e os preços são honestos. A casa oferece uma experiência de cozinha internacional com destaque para sabores mediterrâneos. Nossa dica é provar o risoto de cogumelos: arroz carnaroli, vinho, caldo de legumes da casa, cogumelos frescos, manteiga e queijo parmesão. Sem erro e delicioso.
Rua Sarmento Leite, 969, no bairro Cidade Baixa
Fone: (51) 3072-2882

12. CONSTANTINO
Com um clima agradável, nada melhor do que sentar nas mesinhas no jardim do Constantino. É um lugar lindo para relaxar e bater um bom papo, além, claro, de experimentar pratos da gastronomia contemporânea. É a verdadeira mistura dos restaurantes mediterrâneos e das cafeterias parisienses. Uma delícia! No jantar, vá de risoto de cordeiro, temperado com alho- -poró, cebola e conhaque. Um espetáculo!
Rua Fernando Gomes, 44, no bairro Moinhos de Vento
Fone: (51) 3346-8589
Foto: Henrique Kochenborger


13. RISO OSTERIA
É um dos melhores lugares para os amantes de risoto. A casa é linda desde a fachada até a decoração, charmosa e descontraída. Com opções que fogem das tradicionais, o cardápio, apesar de pequeno, é muito bem elaborado e deixa qualquer um na dúvida na hora de escolher o prato. O risoto de filé em iscas, cogumelos shitake e ervas finas, e o de cogumelos paris, alho-poró e cubos de peito de peru são as nossas apostas. Os sabores são completamente diferentes, com ingredientes definidos e marcantes, realmente muito gostosos.
Rua Pedro Ivo, 891, no Mont'Serrat
Fone: (51) 3061-3939Foto: Cristina Gastaud

NA SERRA​ GAÚCHA

14. POUSADA DON GIOVANNI
Quando for passear por Bento Gonçalves, não deixe de conhecer esse lindo lugar. É uma mistura de pousada, restaurante e vinícola, é realmente uma atração imperdível. O restaurante fica localizado no térreo do casarão e tem decoração rústica, inspirada no mundo dos vinhos. Por lá, acontecem jantares para os hóspedes da pousada e para pequenos grupos, mas precisa de reserva. Vá com tempo para relaxar um pouco e depois finalize a experiência com um jantar. O risoto de alcachofras é um dos grandes sucessos do cardápio. Vale saber que as alcachofras são produzidas lá mesmo, com todo o carinho, o que deixa o prato ainda mais especial.
Linha Amadeu 28, Km 12, em Pinto Bandeira, em Bento Gonçalves

15. CASA VANNI
O Casa Vanni fica em um casarão antigo, por isso, você tem a oportunidade de vivenciar uma experiência rústica e única nos Caminhos de Pedra, no Vale dos Vinhedos. Durante o almoço, é possível almoçar no porão feito de pedras e depois curtir o sol no jardim dos fundos. No menu, vale destacar o Risoto Caminhos de Pedra, com arroz carnaroli, copa e vinho tinto. Uma combinação inusitada, original e deliciosa.
Linha Palmeiro, 795, no Distrito de São Pedro, em Bento Gonçalves
Fone: (54) 3455-6383

16. EMPÓRIO CANELA
O Empório Canela é o lugar para ir a qualquer hora do dia. O cardápio é muito completo, com pratos para um café, almoço, jantar ou lanchinho da tarde. Risotos, massas, carnes, frutos do mar, petiscos, pratos rápidos como sanduíches, saladas e sobremesas são as opções. É um restaurante autêntico e cheio de personalidade. A impressão que temos é que a decoração foi pensada nos mínimos detalhes, tudo é muito colorido. Uma lojinha que vende livros, artesanatos e discos de vinil fica dentro do empório. Para um almoço ou jantar saboroso, experimente o clássico risoto de cogumelos frescos com arroz arbóreo, cogumelos paris, shimeji, parmesão e manteiga.
Rua Felisberto Soares, 258, no Centro, em Canela
Fone: (54) 3031-1000

17. CLÔ
O Clô é o restaurante da Luiz Argenta, uma das mais belas e modernas vinícolas da serra gaúcha, localizada bem próxima ao centro da cidade de Flores da Cunha.O restaurante oferece um menu com pratos essencialmente italianos, com influências da gastronomia local. Fica no terraço da vinícola, em um ambiente todo envidraçado que permite contemplar a paisagem composta pelos vinhedos e pelo lago, uma das marcas registradas do lugar. A dica é passear por lá no final de semana e aproveitar a sequência composta por couvert, salada, entrada, prato principal e sobremesa. Dos principais, o espetacular carré de cordeiro ao perfume de hortelã e risoto de amêndoas é uma ótima pedida. Rua Vinte e Cinco de Julho, 700, no Centro, em Flores da Cunha
Fone: (54) 3292-4477Foto: Isadora Andrade