20/04/2017 17 lugares infalíveis em Porto AlegreRS Destemperados

Em comemoração ao nosso aniversário de 10 anos, decidimos presentear todos que nos acompanham com o Guia Destemperados Porto Alegre, o maior de nossa história. São mais de 200 dicas de lugares para comer e beber bem na cidade, separados por temática, tudo sob a curadoria do Destemperados. 

Dispostas em listas, as sugestões estão divididas em diferentes assuntos, com opções em várias partes de Porto Alegre, para todos os gostos e bolsos. Hoje, dividimos com você a lista INFALÍVEIS DA CIDADE.

Para ler a versão completa online do Guia Destemperados Porto Alegre pelo desktop é só clicar aqui. Se estiver acessando pelo celular ou tabletclique aqui.

HASHI
Comandado pelo chef Carlos Kristensen, o Hashi garante uma experiência singular em Porto Alegre. Inspirado na culinária asiática, mas também valorizando as raízes gaúchas com seus pratos preparados na brasa, o cardápio tem um estilo contemporâneo. Durante a semana, de segunda a quinta, aposte no Menu da Safra, um cardápio sazonal que muda de tempos em tempos feito com ingredientes de pequenos produtores do projeto Internacionalmente Local, encabeçado pelo chef, como o lombo de cordeiro assado na brasa com molho de laranja kinkan e risoto de miniarroz com queijo colonial e pinhão. Vá também para experimentar o raviolone de costela 12 horas, com nata, azeite defumado com lenha de laranjeira e queijo canastra. Inexplicável.
Rua Des. Augusto Loureiro Lima, 151 – Petrópolis
Fone (51) 3328-0005

CONSTANTINO
Localizado em uma das mais charmosas ruas do bairro Moinhos de Vento, é um dos nossos preferidos para um jantar romântico. O ambiente é aconchegante e o jardim de inverno nos fundos é agradável a qualquer hora do dia. De entrada, peça a panelinha com cogumelos. Para o almoço, não perca o picadinho de filé com farofa temperada, arroz, banana à milanesa e couve refogada. No jantar, aposte no risoto de cordeiro. Se a fome for de doce, a dica é o petit gateau de chocolate ou os churros com doce de leite. Para beber, o Clericot é uma boa pedida.
Rua Fernando Gomes, 44 – Moinhos de Vento
Fone (51) 3346-8589

LE BISTROT GOURMET
Situado em um casarão próximo à Praça Japão, é um daqueles lugares dos quais não dá vontade de ir embora. No inverno, as lareiras aquecem o ambiente. No resto do ano, o jardim é um atrativo e tanto. Com ótimo atendimento, a casa tem também uma delicatessen com excelentes produtos gourmets. Fica aberto durante toda a tarde, então passe lá em qualquer horário. Delicie-se com o risoto de polvo. Outro prato que chama a atenção é o filé de pintado do pantanal, com purê de batata e molho de frutas tropicais. De sobremesa, não hesite em pedir o petit gateau de doce de leite.
Alameda Alípio César, 22 – Boa Vista
Fone (51) 3346-9257

CANTINA DO TOCO
Uma boa opção para almoçar bem na Zona Sul é este restaurante italiano. No inverno, fogões à lenha acesos aquecem o local, cheio de objetos antigos. De entrada, experimente a caponata de berinjela com pão italiano. O filé à parmegiana é um clássico. Se preferir uma massa, vá no Fettucine Margarita, com pesto e molho de tomate. A sobremesa vem em pequenos potinhos e é produzida pela mãe do proprietário. Destaque para o tiramissù e o doce de abóbora.
Rua Ladislau Neto, 45 – Ipanema
Fone (51) 3248-6644

THE RAVEN
É um restaurante com cara de taberna na Cidade Baixa. Tem comida deliciosa, ambiente rústico e preços honestos. Diferente de tudo o que encontramos no bairro, oferece uma experiência de cozinha internacional com destaque para sabores mediterrâneos. Nossa dica é provar o risoto de cogumelos, sem erro e delicioso. Algo exclusivo na cidade que pode ser encontrado por lá são os Escargots de Bourgogne, novidade no cardápio.
Rua Sarmento Leite, 969 Cidade Baixa
Fone (51) 3072-2882

COZY GASTRONOMIA
Localizado em uma zona residencial e ocupando o que era antes uma casa, o restaurante surpreende pela versatilidade. São vários ambientes, e cada um tem uma proposta, que pode ser desde um jantar a dois ou uma reunião entre amigos. No menu, pratos bem servidos como filé recheado com brie, acompanhado de batatas e molho de shimeji. Também vale experimentar o javali com polenta cremosa ao leite com gorgonzola e molho de cerveja escura.
Rua Comendador Rheingantz, 705 - Mont’ Serrat
Fone (51) 3557-6657

BAH RESTAURANTE
Com um ambiente requintado, no BarraShoppingSul, o Bah é uma ótima dica para diferentes ocasiões, desde um jantar a dois até comemorações em família. Se o dia estiver bonito, sente próximo aos janelões de vidro e curta a vista para o Guaíba. Único em Porto Alegre, o cardápio é conhecido pelos pratos que fazem releituras modernas de receitas típicas do Sul. Aposte sem medo na costela assada lentamente e desossada, acompanhada por farofa de erva-mate e feijão preto mexido. Para beber, nossa sugestão é um dos rótulos da completa e premiada carta de vinhos do restaurante.
Av. Diário de Notícias, 300 – Cristal (Barra Shopping Sul)
Fone (51) 3247-3000

LORITA
O clima do Lorita é incrível, perfeito para um jantar a dois. Lareira, luz de velas e flores, tudo ao som de Édith Piaf. Tente uma mesa no jardim para uma noite ao ar livre. Um dos seus diferenciais são as noites de jazz. O cardápio tem forte influência francesa e é sazonal. Você encontrará pratos como magret de pato ao molho de framboesa e o filé ao foie gras e vinho do porto. De sobremesa, o crème brûlée é encantador.
Rua Castro Alves, 678 - Rio Branco
Fone (51) 3264-6000

KOH PEE PEE
O Koh Pee Pee é a embaixada da comida tailandesa na cidade. Clima, fotos e até a louça reforçam a identidade do lugar. Sem dúvidas, é um lugar autêntico e único. O cardápio é extenso e conta com sabores exóticos dos pratos mais populares da Tailândia. De entrada, vale experimentar o Krathong Thong, cestinhas crocantes recheadas com frango e especiarias. Um dos pratos mais famosos é o Khao Pad Goong Subparrod, ou o arroz servido no abacaxi, que leva camarão, passas de uva e castanhas de caju. Se for adepto da pimenta, peça o Kaeng Kiew Whan Goong, camarão ao molho de curry verde com leite de coco natural.
Rua Schiller, 83 – Rio Branco
Fone (51) 3333-5150

300 COSMO DINING ROOM
O 300 Cosmo Dining Room é um lugar bem imponente, que propõe uma fusão da cozinha peruana com a japonesa. A decoração é suntuosa, e a casa conta com diferentes ambientes. Em algumas noites, chega a virar até balada. A trilha sonora é comandada por um DJ que sobe o som a partir de um certo horário da noite. Para não errar, vá no ceviche clássico ou no salmão Akira. Para beber, os drinks são o ponto forte da casa, como o Spice, com vodca e pimenta.
Rua Marquês do Pombal, 300 Moinhos de Vento
Fone (51) 3372-0308

LE BATEAU IVRE
Comandado pelo chef francês Gérard Durand e seu filho Caue Durand, o Le Bateau Ivre é um restaurante de referência em culinária francesa. Esqueça aqueles restaurantes franceses finos, com dezoito talheres e sete tipos de taça e surpreenda-se com um salão amplo, bem iluminado e com um sorriso do chef de boas-vindas. Para apostar sem medo, peça o delicioso confit de canard ao molho de vinho tinto, especiarias e emulsão de foie gras. Se quiser ousar, peça a rã à moda Bateau Ivre. De sobremesa, vá no clássico crème brûlée.
Rua Tito Lívio Zambecari, 805 – Mont’ Serrat
Fone (51) 3330-7351

ELEVEN DINNER ROOM
O ambiente é amplo e requintado. O deck externo é bem agradável e tem uma pista que serve para esticar em algumas noites da semana. O menu foi revitalizado pelo chef Mauri Olmi e está uma delícia. Você vai encontrar pratos como o nhoque com polvo, tomate-cereja, limão siciliano e manjericão ou o peito de pato com texturas de beterraba. Para beber, drinks assinados pelo bartender carioca Alex Mesquita, como o gim-tônica com tomilho, frutas desidratadas e pele de laranja.
Rua Dinarte Ribeiro, 148 - Moinhos de Vento
Fone (51) 3276-2548

MUJU RESTOBAR
O menu é peruano, então se prepare para encontrar muitas opções de pratos com frutos do mar. O espaço é bem moderno, e o ambiente é elegante, assim como a decoração. O cardápio chega à mesa em tablets. Para descontrair na chegada, prove um Pisco Sour. De entrada, aposte na Degustación de Cebiches, um trio de ceviches que você pode escolher o sabor. Nossa dica é o clássico, o de salmão e o de polvo. Aproveite para provar o leite de tigre e milho peruano. Outro prato dos mais pedidos é o Arroz Chaufa, salteado com frutos do mar e temperos orientais.
Rua Cel. Bordini, 684 – Auxiliadora
Fone (51) 3328-0348

IAIÁ BISTRÔ
Com ambiente aconchegante e colorido, é um recanto da culinária brasileira na Zona Sul de Porto Alegre. Em dias amenos, aproveite o deck para curtir um almoço ou jantar ao ar livre. É um dos poucos restaurantes na cidade onde é possível encontrar pratos de diferentes regiões do país, como o pato ao tucupi, o acarajé e a moqueca de peixes e camarões que chega à mesa borbulhando em uma panela de barro. Na hora da sobremesa, não tenha dúvidas: escolha o clássico suflê de chocolate para encerrar a refeição.
Rua Chavantes, 636 – Vila Assunção
Fone (51) 3222-0098

CHOLA GUAPA
O Chola Guapa oferece um cardápio peruano bem completo, com pratos que funcionam tanto para o dia como para a noite. Comandado pelo peruano Horacio Villacorta, o restaurante se propõe a oferecer receitas servidas no dia a dia do Peru. Prove o Pescado a Lo Macho, um peixe com frutos do mar, arroz e batatas. Experimente também o Seco a La Norteña, uma carne de panela com feijão branco e arroz. O Pisco Sour é o drink perfeito para combinar com o Suspiro Limeño de sobremesa.
Rua Gen. João Telles, 294 - Bom Fim
Fone (51) 3072-0002

PEPPO CUCINA
Este italiano com ambiente intimista é uma boa opção tanto para o happy hour quanto para o jantar. Um novo bar no deck apresenta uma boa carta de drinks clássicos como o Campari Citrus. No menu, um bom couvert de entrada e pratos como o medalhão de filé com molho de framboesa acompanhado de purê de mandioquinha. Um prato inusitado é o Coniglio: coelho ao molho de vinho branco com creme de leite, acompanhado de risoto de cogumelos frescos e castanha-do-pará.
Rua Dona Laura, 161 – Rio Branco
Fone (51) 3019-7979

PRESS HILÁRIO
Perfeito para todas as horas, o Press é uma ótima opção de almoço, café da tarde, happy hour e jantar. O ambiente é bem convidativo: uma varanda inspirada nos melhores restaurantes de Punta del Este é perfeita para curtir os dias mais quentes. Depois da reformulação, em 2016, a grande novidade da casa passou a ser o bar de drinks, que conta com 20 novos coquetéis, além de sugestões de petiscos e pratos para acompanhá-los. Na hora do almoço, aposte no estrogonofe com arroz e batata-palha bem fininha. O polvo também é um dos destaques da casa em diferentes versões, como carpaccio, nossa dica para a entrada, e o com batatas ao curry para o principal. Se preferir se deliciar com um doce, o mil-folhas de doce de leite é considerado um clássico de Porto Alegre.
Rua Hilário Ribeiro, 281 – Moinhos de Vento
Fone (51) 3222-7718

Para ler a versão completa online do Guia Destemperados Porto Alegre pelo desktop é só clicar aqui. Se estiver acessando pelo celular ou tabletclique aqui.

Se você conhece outros restaurantes infalíveis em Porto Alegre, nos conta nos comentários. Vamos adorar saber!