07/02/2018

16 lugares para comer um peixinho sem frescuras | FloripaSC

Renata Diem

E quando bate aquela vontade de comer um peixinho com pirão sem muitas firulas, onde ir? Restaurantes mais simples, morada de manezinhos e casas de pescadores são as melhores escolhas para aproveitar frutos do mar frescos com tempero caseiro. Selecionamos alguns dos nossos lugares preferidos.

BAR DO VADINHO

Seu Vadinho e família que tomam conta do restaurante. Ele percorre as mesas enquanto conta histórias da Ilha, da pesca e, é claro, da qualidade do seu peixe. Sua mulher faz questão de cozinhar tudo com um tempero maravilhoso e seus filhos servem os pratos. O prato do dia vem com filezinhos de peixe espada à dorê, postas de peixes fritos (o mar que escolhe, como diz Seu Vadinho), pirão, estopa, arroz, feijão, salada e batata frita caseira.

Rua Manoel Vidal, 305 – Pântano do Sul
Fone: (48) 3237-7305
Leia a experiência completa aqui

Foto: Renata Diem

RESTAURANTE DO GUGU

Também de família de pescadores, serve comida típica bem preparada. O bolinho de siri é o melhor que já comi, enorme e com pura carne de siri temperadinha. Imperdível também é o pastel de camarão, com um recheio generoso e com uma pimentinha na medida certa (ele também é grande, cuidado pra não matar a fome antes do prato principal).

Rua Antônio Dias Carneiro, 147 – Sambaqui
Fone: (48) 3335-0288

Leia a experiência completa aqui

Foto: Diego Minotto

TOCA DO PARU

Assim que chegamos, os filhos do Paru já vieram com o cardápio, falando aquele bom manezês. O dia bonito pedia que sentássemos nas mesinhas da calçada ou na areia, apreciando a bela vista do mar e as famosas pedras da praia das Palmeiras. O cardápio tem poucas, mas boas opções como a tainha escalada, que é deixada um dia inteiro secando ao sol para depois ser assada na brasa.

Rua das Palmeiras, 136 - Itaguaçu
Fone: (48) 3249-0593

Leia a experiência completa aqui

Foto: Renata Diem

MARIA & MARIA

À margem do canal da Barra da Lagoa, avista-se uma pequena casinha próxima ao trapiche, a barcos, canoas, vila de pescadores, sol e mar. Uma ótima escolha para um dia de céu azul. Siri gratinado e peixe ao molho de camarão foram aprovados quando estive por lá.

Rua Raulino Hermogenes Coelho, 35 – Barra da Lagoa
Fone: (48) 3232-7589

Leia a experiência completa aqui

Foto: Renata Diem

MUQUECA DA ILHA

Além da ótima moqueca, também fazem um prato único que precisa ser encomendando com um dia de antecedência: tainha assada coberta com crosta feita da própria ova. A tainha é deitada em lâminas de batatas que absorvem todo o sabor do peixe. Para beber, peça o suco de butiá, frutinha típica da região. A recepção é ótima, tanto do proprietário quanto das paisagens do Ribeirão da Ilha.

Rodovia Baldicero Filomeno, 7487 – Ribeirão da Ilha
Fone: (48) 3232-7676

Leia a experiência completa aqui

Foto: Renata Diem

TAMARUTACA

Além dos peixinhos tradicionais, o camarão com catupiry e o bolinho de siri recheado com catupiry são unânimes quando as pessoas falam desse restaurante e realmente fazem valer a visita. Lugar simples, mas amplo e acolhedor, com ótimo atendimento.

Rua Laurindo José de Souza, 663 – Fortaleza da Barra
Fone: (48) 3232-4035

Leia a experiência completa aqui

Foto: Michele Xavier

RESTAURANTE DO MÓCA

Mais um restaurante de manezinhos da Ilha onde podemos comer aqueles frutos do mar simples, como peixe frito ou linguado ao molho de camarão. “Seu Móca, vê uns bolinhos de siri pra começar.” Assim como a Toca do Paru, se situa à beira da praia das Palmeiras, em Itaguaçu.

Rua das Palmeiras, 336 - Itaguaçu
Fone: (48) 3240-2331

Leia a experiência completa aqui

Foto: Renata Diem

BAR DO ARANTE

O Bar do Arante sempre será referência da comida típica manezinha da ilha e até já pode ser considerado um ponto turístico da cidade pela fama de “restaurante dos bilhetinhos”. Durante os almoços de fim de semana, é servido um buffet livre com frutos do mar variados. Dos pratos à la carte, recomendo o peixinho frito da época.

Rua Abelardo Otacílio Gomes, 254 – Pântano do Sul
Fone: (48) 3037-7022

Leia a experiência completa aqui

Foto: Marina Aziz

CASA DO CHICO

Um dos mais antigos e tradicionais restaurantes da Lagoa da Conceição. Nos finais de semana de alta temporada chegue cedo, pois costuma encher. A sequência de camarão é sempre uma boa pedida: casquinhas de siri, camarões à milanesa, ao alho e óleo e ao bafo finalizando com peixe à milanesa, molho de camarão, arroz e batata frita.

Avenida das Rendeiras, 1.620 – Lagoa da Conceição
Fone: (48) 3232-5132

Leia a experiência completa aqui

Foto: Renata Diem

DELÍCIAS DO MAR

Para um almoço tranquilo com a calmaria de Sambaqui. As mesas são dispostas na calçada à beira mar e proporcionam aquele clima gostoso de sombra e água fresca que tanto desejamos. Um camarãozinho à milanesa, uma garrafa de cerveja e nada mais.

Rodovia Gilson da Costa Xavier, 1.456 – Sambaqui
Fone: (48) 3207-3930

Leia a experiência completa aqui

Foto: Renata Diem

RANCHO DE CANOA

O restaurante fica na beirinha do canal que liga a Lagoa da Conceição ao mar. A tradição vem desde 1994, quando o proprietário Daniel começou a servir aos amigos bolinhos de siri, peixe frito e camarão à milanesa, tudo preparado por sua mãe, Dona Maria, num ranchinho de canoa à beira do canal. O Rancho de Canoa é sempre uma gostosa experiência.

Rua Laurindo José de Souza, 188 – Fortaleza da Barra
Fone: (48) 3232-3639

Leia a experiência completa aqui

Foto: Gustavo Luft Mativi

TOCA DA LONTRA

Uma pequena aventura se inicia até encontrarmos o restaurante escondido entre as ruas na subida do morro que leva à Praia Mole, mas acredite, vale a pena. O restaurante familiar te faz sentir em casa e de quebra ainda podemos dar um mergulho na lagoa. Experimente as lulas recheadas com camarão e a caipirinha de pitanga, maracujá e limão.

Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 491 – Lagoa da Conceição
Fone: (48) 99122-9162

Leia a experiência completa aqui

Foto: Renata Diem

UMAS E OSTRAS

Perfeito para petiscar ostras ao bafo, ostras gratinadas e o que mais vier: bolinhos de camarão, mariscos à milanesa, berbigão e pastéis de camarão. Há também pratos principais com acompanhamentos. A simplicidade rústica e a tranquilidade do Ribeirão completam a experiência.

Rodovia Baldicero Filomeno, 7.680 – Ribeirão da Ilha
Fone: (48) 3269-9270 e 8408-8650

Leia a experiência completa aqui

Foto: Lela Zaniol

MEU CANTINHO NA BARRA

O restaurante fica em uma casinha simples e rústica. O Meu Cantinho na Barra serve frutos do mar como o bom e velho peixe com pirão, além do famoso camarão à grega: espetinhos de camarão intercalados com queijo à milanesa. O prato serve duas pessoas e é bem servido para aquela fome matadora pós praia.

Rua Orlando Chaplin, 86 – Barra da Lagoa
Fone: (48) 3334-0170

Leia a experiência completa aqui

Foto: Renata Diem

RESTAURANTE CARLINHOS

Espaço amplo e familiar com comida simples, mas bem feita. Anchova e tainha grelhadas, além da sequência de camarão são boas escolhas. Podemos almoçar enquanto observamos o rasante das garças na superfície da Lagoa.

Rua Laurindo Januário da Silveira, 2.469 – Canto da Lagoa
Fone: (48) 3232-0456

Leia a experiência completa aqui

Foto: Renata Diem

CAPITÃO FORTALEZA

Em Floripa, existem maneiras e maneiras de se comer frutos do mar. O Capitão Fortaleza é um lugar idílico pra tomar uma boa cerveja, caipirinha, bater papo e se sentir acolhido pela paisagem. Mas cuidado: as gaivotas ficam de olho gordo pra cima dos nossos aperitivos.

Rua Laurindo José de Souza, 206 – Fortaleza da Barra
Fone: (48) 3232-3147

Leia a experiência completa aqui

Foto: Lela Zaniol

Tem mais alguma dica legal pra compartilhar com a gente? Comenta aqui embaixo :)

SC Renata Diem