18/05/2017

14 restaurantes italianos em Porto AlegreRS

Destemperados

Quem não ama um restaurante italiano, não é mesmo? Porto Alegre está cheia deles e nós te indicamos 14 lugares que servem o melhor da culinária. Todos os lugares são bem versáteis e funcionam tanto para um jantar a dois ou para um almoço em família. 

ROSSO L'OSTERIA
O Rosso fica em um casarão no bairro auxiliadora, onde antes ficava o Xavier260, do chef Xavier Gamez, que é proprietário do restaurante. Logo na entrada já dá para notar o clima eleganto, mas ao mesmo tempo descolado, com uma parede toda grafitada. A ideia da casa é oferecer uma experiência como aquelas que se tem na Itália, com entrada, prato principal e sobremesa, por isso, além de receitas clássicas e saborosas,
o cardápio tem um preço justo, com ótimo custo-benefício. Nossa dica é o Penne Alla Carbonara, com bastante queijo e bacon na medida. O prato é uma releitura e leva um pouco de limão siciliano. Outra opção é o Riso di Maiale, Pisello e Gemma, um risoto com porco, ervilhas e uma gema mole.
Rua Auxiliadora, 260 - Auxiliadora
Veja a experiência completa aqui.

ABBRACCIO
A rede Abbraccio chegou a Porto Alegre no final de 2016 e trouxe para a cidade releituras e clássicos da gastronomia italiana. Os Mexilhões Cozze in Bianco – cozidos no vapor de vinho branco e manjericão e servidos na concha com molho à base de manteiga e limão são imperdí- veis para quem é fã de frutos do mar. O nhoque com paleta suína assada é também uma boa pedida. O Abbraccio faz parte do grupo Bloomin’ Brands, mesmo da rede Outback, e, além da carta de vinhos, o restaurante tem um bar de drinks com Mojitos, Martinis e Capirinhas. Drinks no final da tarde com alguns antepastos são uma boa programação.
Av. Praia de Belas, 1.181 (Shopping Praia de Belas) - Praia de Belas
Fone (51) 3217-9820
Veja a experiência completa aqui.

CANTINA DO TOCO
Uma boa opção para almoçar bem na Zona Sul é este restaurante italiano. No inverno, fogões à lenha acesos aquecem o local, cheio de objetos antigos. De entrada, experimente a caponata de berinjela com pão italiano. O filé à parmegiana é um clássico. Se preferir uma massa, vá no Fettucine Margarita, com pesto e molho de tomate. A sobremesa vem em pequenos potinhos e é produzida pela mãe do proprietário. Destaque para o tiramissù e o doce de abóbora.
Rua Ladislau Neto, 45 – Ipanema
Fone (51) 3248-6644

PUPPI BAGGIO
O restaurante fica na linda Dinarte Ribeiro e é um dos lugares mais aconchegantes da cidade. O Puppi serve o que conhecemos por comfort food, ou seja, aquela comida que te acolhe, aquece a alma. Para acertar o pedido, indicamos o Spaghetti à Pecora, com pernil de ovelha desfiada, vinho tinto, molho sugo, uva passa e amêndoas laminadas. O couvert é daqueles difíceis de parar de comer. Prove também o Penne Firenze com molho de limão, cogumelos paris, salsinha e nata. 
Rua Dinarte Ribeiro, 155 – Moinhos de Vento
Fone (51) 3346 3630
Veja a experiência completa aqui.

FAMIGLIA FACIN
O ambiente é realmente incrível e um ponto forte do restaurante. A primeira coisa que enxergamos são túneis e paredes de pedra e tijolos à vista. O restaurante é subterrâneo e está literalmente encravado embaixo da chaminé da antiga cervejaria Continental. Na escolha dos pratos, prove o polpetone com muçarela e espaguete ao sugo ou o ossobuco ao creme de pomodoro, com moranga rústica e polenta.
Av. Cristóvão Colombo, 545 (Shopping Total) – Independência
Fone (51) 3018-8383

TUTTO RISO
O restaurante fica em uma casa antiga cujos ambientes são muito aconchegantes, além de serem decorados com quadrinhos e objetos antigos. No inverno, o forno à lenha aquece muito bem a casa. O cardápio tem cerca de 30 opções de risotos e um dos destaques é o risoto caprese, feito com tomates frescos, muçarela de búfala e manjericão. Outro favorito da casa é o Addio Fame, de filé com alecrim, cogumelos e nata. De sobremesa, o famoso arroz de leite. Há algum tempo, eles servem almoços aos sábados, então se programe.
Rua Dinarte Ribeiro, 116 – Moinhos de Vento
Fone (51) 3222-1934

ATELIER DE MASSAS
Além de ser um restaurante com excelentes pratos de massa, o Atelier de Massas é também uma galeria de arte. As obras do proprietário, o artista plástico Gelson Radaelli, ficam espalhadas pelas paredes do lugar. Nós adoramos o buffet de antepastos, ele é único na cidade e já vale a visita. Experimentamos e recomendamos o clássico Fettuccine à Forestier, com cubos de filé mignon, cebola, alho, salsa, vinho tinto, creme de leite, molho bechamel e inglês, ervilha e pimenta. Outra boa dica é Talharim Navigatore com camarões, lulas, vinho branco e alho.
Rua Riachuelo, 1.482 Centro Histórico
Fone (51) 3225-1125
Veja a experiência completa aqui.

COPACABANA
O Copacabana existe desde 1939 e faz parte da história de Porto Alegre. Importantes personalidades do Estado já passaram por lá para provar pratos da culinária italiana, conforme comprovam as fotos espalhadas pelo lugar. Aposte em um filé à parmegiana ou no rascatelli al sugo com carne de vitela. São os pratos mais tradicionais do restaurante. Outro prato imperdível é a bracciola. A polentinha frita de entrada não é de se deixar passar.
Praça Garibaldi, 2 – Cidade Baixa
Fone (51) 3221-4616
Veja a experiência completa aqui.

BERNA
Do salão de entrada à cozinha, tudo é suntuoso no Berna. Aposta na sofisticação da decoração aos acessórios. Os pratos, preparados pelo cozinheiro e chef Oliden Berna, também têm lindas apresentações. Para acertar o pedido, vá no pappardelle de frutos do mar.
Av. Otto Niemeyer, 1.044 – Tristeza
Fone (51) 3264-1044
Veja experiência completa aqui.

UPDATE: (Este restaurante fechou).

DIPAOLO
Uma das melhores galeterias da Serra Gaúcha desembarcou em Porto Alegre em grande estilo há cerca de três anos. Situado no Boulevard Laçador, o ambiente é todo inspirado nas cantinas italianas e perfeito para um programa pela área externa com vista para o aeroporto. Os pratos são trazidos à mesa e repostos na medida em que houver necessidade. Em resumo, a ótima comida vai brotando sem parar até você não aguentar mais. Além do galeto e da polenta brustolada, se jogue no queijo frito. Um menu de massas fica à disposição para você pedir. Prove o tortéi com molho da casa e o espaguete com molho de tomates secos.
Av. dos Estados, 111 – São João (Boulevard Laçador)
Fone (51) 3325-1332
Veja a experiência completa aqui.

A MASSA
Como o nome já diz, você vai lá basicamente para comer boas massas. Com o menu no papel que faz as vezes de jogo-americano, não há dificuldade alguma na hora de fazer o pedido, a não ser escolher entre algumas opções, é claro. O ambiente não tem frescuras. Se quiser apostar em uma tradicional, vá de espaguete com almôndegas, um dos carros- -chefe da casa e uma das nossas preferidas por lá. A lasanha 
à bolonhesa é deliciosa. O espaguete à carbonara e o fettuccine com cogumelos são também bastante pedidos. Prepare-se para encontrar pratos muito bem servidos.
Rua Dinarte Ribeiro, 22 – Moinhos de Vento
Fone (51) 3279-3722
Veja a experiência completa aqui.

CASA VECCHIA
Com ambiente simples, você busca esse lugar por apenas um motivo, comida italiana excelente. O lugar passou por modificações mas o sabor nunca foi afetado. O couvert é tentador. Prove, mas não queime a largada. O tortéi com molho de tomate e catupiry é o nosso favorito na cidade. Simplesmente irretocável. Outra boa opção é o Fettucine Sulla Paillard, com molho catupiry e filé. Pouca gente sabe, mas eles 
também oferecem um parmegiana de babar.
Rua Auxiliadora, 176 Auxiliadora
Fone (51) 3342-1004
Veja a experiência completa aqui.

LA VILLA AMALFI
O Villa Amalfi é uma excelente opção para quem quer comer pratos italianos com qualidade. Sua especialidade são as massas. O pão do couvert é de chorar de tão bom. Chega à mesa quentinho, então dá vontade de ficar só nele. Mas, por favor, deixe espaço para o Spaghetti à Carbonara e para o ótimo Spaghetti al Cartoccio, uma combinação de frutos do mar com tomates. A bolonhesa deles também é uma maravilha, ainda mais se acompanhada por um vinho.
Rua Dona Leonor, 49 Rio Branco
Fone (51) 3330-9154

MAMMA MIA
O Mamma Mia é um verdadeiro festival de comida italiana. Comece pela sopa de capeletti, polenta frita e peça as massas com os molhos da sua preferência. O ambiente é contemporâneo e amplo. Reúna a família para comer polenta boa, salada de maionese e um galeto bem temperado. Justo e acessível.
Av. Praia de Belas, 1.181 – (Praia de Belas Shopping) – Praia de Belas
Fone (51) 3233-4446
Veja a experiência completa aqui.

Você conhecer outros restaurantes italianos em Porto Alegre? Conta para gente nos comentários, vamos adorar saber!