20/04/2017

12 bares para comer muito bem em Porto AlegreRS

Destemperados

Em comemoração ao nosso aniversário de 10 anos, decidimos presentear todos que nos acompanham com o Guia Destemperados Porto Alegre, o maior de nossa história. São mais de 200 dicas de lugares para comer e beber bem na cidade, separados por temática, tudo sob a curadoria do Destemperados. 

Dispostas em listas, as sugestões estão divididas em diferentes assuntos, com opções em várias partes de Porto Alegre, para todos os gostos e bolsos. Hoje, dividimos com você a lista BARES PARA COMER MUITO BEM.

Para ler a versão completa online do Guia Destemperados Porto Alegre pelo desktop é só clicar aqui. Se estiver acessando pelo celular ou tabletclique aqui.

KAMÃO
É um dos nossos bares preferidos da Cidade Baixa. O bar tem uma proposta bem diferente: por lá, nada de garfo e faca, o negócio é comer usando as mãos mesmo. O ambiente é pequeno, descontraído e muito bonito. Quase todos os pratos são possíveis de compartilhar, então, é o lugar perfeito para ir com os amigos. Nossas escolhas costumam ser o sanduíche de paleta de porco, com rúcula, agrião, tomate seco, cebola doce e mostarda da casa. Para beber, peça o famoso e fotogênico Big Jacuzzi (um copo em forma de banheira com um querido patinho dentro), que leva vodca, amaretto, limão e suco de cranberry.
Rua João Alfredo 457 – Cidade Baixa
Fone (51) 3224-3529

URBAN FARMCY
Recém-inaugurado em Porto Alegre, o Urban Farmcy chega com uma proposta de hiperlocalismo, ou seja, o consumo de alimentos o mais próximo possível de onde eles são produzidos. O cardápio aposta na técnica raw de preparo. Sendo assim, os ingredientes perdem a menor quantidade possível de suas propriedades nutritivas. Por lá, praticamente todos os pratos são vegetarianos e veganos. A comida que a gente mais gosta é o espaguete raw de abobrinha com um molho pesto especial da casa (que além do manjericão, leva pistaches e microgreens de rúcula). Das bebidas, indicamos o drink feito com Jack Daniel’s Honey misturado com café extraído a frio (cold brew).
Rua Hilário Ribeiro, 299 - Moinhos de Vento

LOLA – BAR DE TAPAS
Inspirado nos bares de tapas espanhóis, o lugar é um amor, todo cheio de detalhes queridos que fazem a diferença e deixam o ambiente muito agradável. Não deixe de conhecer as mesinhas do deck, supercharmoso. Para petiscar com a galera, peça a tabuita chica, com algumas das porções do menu: azeitonas marinadas, montaditos de queijo de cabra e tomate- -cereja, pãezinhos e torradas, acompanhados de pastinhas. Não saia de lá sem provar a mais espanhola de todas as bebidas, a Sangria, nossa preferida na cidade.
Rua Castro Alves, 422 - Rio Branco
Fone (51) 3557-0004

FERRO E FOGO
Localizado no Paseo Zona Sul, tem uma decoração bem despojada, tipo armazém, com os produtos expostos. Por lá, você não precisa ficar pedindo o chope, eles passam nas mesas oferecendo a bebida. A variedade de petiscos é enorme, sem falar nos vários cortes de carnes. É legal de saber que as carnes são todas assadas na parrilla ou na grelha. Para comer, vá de T-Bone acompanhado de legumes grelhados, vinagrete e uma farofinha de pão.
Av. Wenceslau Escobar, 1.823 (Paseo Zona Sul) – Tristeza 
Fone (51) 3377-0458

SPETARIA
Tem um clima agradável e despojado. Vale conhecer o subsolo da casa, um espaço mais intimista, com luz baixa e sofás. É claro que a especialidade são os espetinhos. Não deixe de provar o de salmão ao molho de maracujá e o de linguicinha com queijo coalho e melado. Ah, o espetinho de xixo, com carne de gado, porco, frango, linguicinha, tomate, cebola e pimentão, também é imperdível, ainda mais acompanhado de uma cervejinha bem gelada.
Rua Dr. Florêncio Ygartua, 378 – Rio Branco
Fone (51) 3019-2030

FOODBALL
O FOODball é uma espécie de cantina com comida para todos os gostos. Por lá, tudo segue uma temática futebolística. O lugar é todo decorado com inspirações no tema e tem, é claro, uma TV para quem quiser assistir aos jogos. O carro-chefe deles são as almôndegas. Nossas sugestões são o Pancho Suarez, com almôndegas de costela, e o hambúrguer Oliver Kahn, com almôndega de frango e bacon. Os acompanhamentos você escolhe, nós curtimos os anéis de cebola e a batata rústica.
Rua Fernando Machado, 1.172 – Centro Histórico
Fone (51) 99672-9690

CUCA HAUS
Focada na gastronomia alemã, a casa tem como forte os hambúrgueres feitos com pão de cuca. A nossa dica é o Cucaburger, que leva lombo suíno, maionese, folhas de mostarda, pepino, tomate, queijo, bacon e molho barbecue. É claro que as opções de cerveja no Cuca Haus são muitas, não poderia ser diferente vindo de um bar alemão. A gente curte a Göttlich Divina Weiss, produzida em Joinville, Santa Catarina. Ah, uma dica valiosíssima: guarde espaço para o Strüdel, que é dos deuses e vem acompanhado de sorvete de creme.
Rua São Luiz, 1.101 – Partenon
Fone (51) 3217-3826

CHARLIE PUB
Localizado em um antigo casarão na Cidade Baixa, que foi todo reformado para ficar com a cara da Charlie, o pub é também uma cafeteria. A parte dedicada ao bar fica no segundo andar. Você pode escolher entre sentar nas mesas ou no balcão – a gente acha mais legal acompanhar o trabalho do pessoal de perto. No cardápio, os coquetéis preferidos de pessoas que são importantes na vida do Tiago, o proprietário, e muitos brownies para harmonizar (tem até sugestões para combinar). Somos apaixonados pela caipira de limão com morangos e vodka Absolut de Raspberry. Para o doce, peça um Blondie com calda de frutas vermelhas. Você não vai se arrepender.
Rua Gen. Lima e Silva, 795 – Cidade Baixa

GAÚCHA SPORTS BAR
Tem um ambiente incrível, ainda mais para quem é fã de esportes. Alguns objetos de colecionador enfeitam as paredes, além de imagens de momentos históricos do futebol, como os campeonatos mundiais conquistados por Grêmio e Inter. O lugar é perfeito para assistir aos jogos da dupla Gre-Nal. Telas é o que não faltam por lá. Independentemente do lugar onde você senta, é possível enxergar o jogo. Muitos pratos do cardápio são temáticos e levam o nome de comunicadores e programas da Rádio Gaúcha. Aliás, alguns programas são transmitidos ao vivo de lá mesmo. O tradicional escondidinho de charque, bem temperado, é sempre uma boa pedida.
Av. Nilo Peçanha, 3.228 (Viva Open Mall) – Jardim Europa
Fone (51) 3391-1010

BAR DO GOMES
Fica em uma das áreas mais movimentadas de Porto Alegre, coladinho na Padre Chagas. O ambiente é lindo, com uma decoração descontra- ída e colorida, perfeita para um happy hour ou um jantar entre amigos. Nossa indicação são as mesinhas da área externa, que é toda envidraçada e tem vista para a rua. Do cardápio, o pastel de camarão refogado e os montadinhos de presunto serrano e queijo gruyère são os nossos queridinhos. Para beber, a extensa carta oferece várias opções de cervejas, vinhos, espumantes, jarras de Clericot, Sangria e Drinks.
Rua Fernando Gomes, 58 – Moinhos de Vento
Fone (51) 3346-3812

ESPONTÂNEO BAR ORGÂNICO
A proposta de lá é muito legal: os pratos servidos são feitos com ingredientes de pequenos produtores locais e, em sua maioria, orgânicos. O lugar é pequeno, mas muito charmoso – preste atenção na decoração com luminárias em formato de gaiola penduradas na parte externa. O bar valoriza a produção agroecológica do Rio Grande do Sul, por isso os pratos e drinks fazem referência à nossa cultura. Para beber, adoramos o Amanhecer na Serra, que leva cachaça orgânica, suco de bergamota e licor de laranja. Para acompanhar, a pizza feita com copa colonial orgânica e rúcula, em uma massa integral fininha e crocante, é pedido certo. Rua Cabral, 301 – Rio Branco
Fone (51) 3023-2969

MAO SUT THAILAND BAR
É um bar de temática tailandesa, que está sempre bombando, principalmente no happy hour. O ambiente é descontraído e muito alto astral, e a maioria das mesinhas fica na área externa, então a nossa dica é ir curtir esse clima em dias mais agradáveis. O cardápio é focado nas delícias thai. Peça as trouxinhas de massa de arroz fritas e recheadas com camarão e especiarias, o Phi Phi Wonton. Na carta de bebidas, há várias cervejas artesanais. A gente gosta da Barco Thai, uma Weiss com gengibre.
Rua Ramiro Barcelos, 1.374 – Rio Branco
Fone (51) 3533-1621

Para ler a versão completa online do Guia Destemperados Porto Alegre pelo desktop é só clicar aqui. Se estiver acessando pelo celular ou tabletclique aqui.

Se você conhece outros bares para comer muito bem em Porto Alegre, nos conta nos comentários. Vamos adorar saber!