12/04/2017 Evento marca lançamento do projeto Buona Forchetta na ExpoBento Destemperados

Um evento na Casa Destemperados, na última terça-feira, marcou o lançamento do projeto Buona Forchetta na 27ª edição da ExpoBento, a maior feira multissetorial do Brasil, que acontece em Bento Gonçalves de 9 a 18 de junho.

Para a ocasião, o chef Altemir Pessali preparou miniporções inspiradas na culinária da Serra Gaúcha, que foram muito bem acompanhadas de vinhos brasileiros da Vinícola Aurora, Casa Valduga, Lídio Carraro e Salton.

De entrada, os convidados puderam provar radicci com panceta de porco. As opções principais foram polenta ao funghi, rondelli com molho à caçadora, pien de carne de brodo e capeletti ao funghi. Para a sobremesa, nada como um sagu de Pinot Noir.

A decoração ficou por conta da Arquitetura das Flores.

O sócio do Destemperados, Diego Fabris, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Bento Gonçalves, Silvio Pasin e o Diretor Geral da ExpoBento, Roger Bellé, falaram aos convidados sobre a união entre do Buona Forchetta e ExpoBento. Também esteve presente no evento o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.

A  ExpoBento atrai cerca de 200 mil visitantes todos os anos e oferece, além da diversidade de produtos expostos, lazer e diversão. O projeto Buona Forchetta, que tem como objetivo valorizar a cultura enogastronômica da Serra Gaúcha, promoverá durante os 10 dias de evento cookshows, food truck, winebar e uma área de degustação, tudo sob a curadoria da multiplataforma.

Serão realizados ao todo 12 cookshows, bate-papos interativos e inspiracionais com grandes chefs do Estado e de fora, que irão ensinar, preparar e distribuir porções de pratos feitos durante as aulas.

O food truck Destemperados estará estacionamento diariamente na ExpoBento trazendo pratos típicos dos principais restaurantes da região, como Valle Rústico e Primo Camilo.

O winebar oferecerá serviços de bar e de degustação de vinhos da Serra Gaúcha, também haverá venda de taças, garrafas e ice bags. Já a Área de Degustação contará com quatro atrações ministradas por especialistas escolhidos pelo Destemperados.

O Buona Forchetta na ExpoBento é patrocinado por Tramontina, Cooperativa Santa Clara, Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho e Orquídea. O apoio é de Senac Bento Gonçalves e Ibravin.

Buona Forchetta na 27ª ExpoBento
Quando: de 9 a 18 de junho

Onde: Parque de eventos de Bento Gonçalves/RS

- O QUE É O BUONA FORCHETTA?

Para mostrar que a cultura gastronômica da Serra Gaúcha está muito além da massa, da polenta e do galeto, o Destemperados passou a mapear restaurantes, produtores e chefs, valorizando e divulgando experiências únicas na região. O selo Buona Forchetta – que em tradução livre do italiano, significa "bom de garfo" – é o novo projeto que leva a curadoria do Destemperados às cidades da Serra Gaúcha e divulgará as boas comidas e bebidas dessas localidades para o resto do Brasil por meio de eventos e produção de conteúdo.