23/09/2013

Valle Nevado, almoçando na área italiana dos Andes

Alexandra Aranovich

Eu sei, tomamos chá de sumiço. Sorry! Viajamos em família para Santiago e  Valle Nevado no Chile (a 60 km de Santiago) e foi difícil "voltar". Era um sonho particular do meu marido levar os filhos para esquiar. E foi mesmo muito especial. Adoramos cada segundo dessa experiência nova. Foi a primeira vez das crianças na neve e nas pistas de esqui. Idades perfeitas: 6 e 10 anos. Setembro é o último mês da temporada de neve no Valle e as condições estavam boas. Família mandou bem nas pistas!!
Bem, temos muita coisa pra contar. Um pouco já falei lá no meu outro blog, o Café Viagem. Por aqui, vou me aprofundar mais na alimentação que por sinal tem um esquema no estilo all inclusive. Como o Valle Nevado não é uma cidade, e sim um resort construído no meio da montanha dos Andes (um santuário!) e cercado por pistas (estilo de centro de esqui chamado de “ski-in/ski-out”), todos os restaurantes do Valle fazem parte da estrutura hoteleira e, normalmente, estão inclusos no pacote da hospedagem. Ao fazer a sua reserva, você vai eleger a modalidade “meia pensão” (café da manhã e jantar) ou pensão completa (café, almoço e jantar).
É bom saber que mesmo quem passa apenas o dia no Valle Nevado pode desfrutar da gastronomia do local que, recentemente, recebeu um upgrade nas mãos da chef chilena Alejandra Cruells.  Meu marido, que já esteve no Valle em outros anos, sentiu a diferença do toque da chef. “Melhorou muito”- segundo a opinião do snowboarder maridex! Abaixo, lanches e vinho no Bar Lounge ao lado da trattoria Don Giovanni.
O complexo possui quarto restaurantes principais e, ainda, lancherias, bares, entre outros petiscos espalhados pela área. Iniciamos nossa experiência gastronômica no restaurante italiano, a trattoria Don Giovanni. É o único dos quatro restaurantes que abre para almoço. Além da trattoria, as opções para almoço no Valle Nevado são: Bar Lounge (ao lado da trattoria), Bajo Zero (fast food no alto da montanha de quem pega a gôndola) e Slalom (no andar abaixo  da trattoria, também de lanches fast food para quem não quer perder tempo e voltar logo para as pistas).
Almoçamos duas vezes na Don Giovanni e as crianças curtiram bastante. Meus filhos são fãs de massa, ou seja, italiano é com eles mesmo!
O típico pão chileno, hallulla, sempre disponível no café da manhã e couvert...
O ambiente é amplo, superaconchegante. À noite, o local ganha uma iluminação especial, vale a pena conferir!
Em todos os restaurantes em que estivemos no Valle Nevado, o menu kids não estava no cardápio. Contudo, sempre que questionamos o garçom (em todos os restaurantes do Valle), ele sugeriu outras opções de pratos que, normalmente, fazem a alegria da gurizada, como esta massa ao sugo que o filhote pediu na Don Giovanni e mandou ver tudinho. Minha filha foi de espaguete ao molho branco.
Já o casal, iniciou os trabalhos com entradinhas deliciosas: ceviche e um carpaccio de salmão que a fome do meu marido em estado avançado não permitiu que eu fotografasse.
Como prato principal, saboreamos um salmão fresquinho com purê. Aliás, frutos do mar no Chile é a grande pedida!
Como falei, o garçom sempre dá um jeitinho e, na segunda vez em que almoçamos por lá, conseguimos um prato de salmão com arroz para o meu filho - salmão é o novo filé com fritas do meu garoto ; D
Na hora da sobremesa, uma cena sempre muuuuito engraçada: meu filho afastando os “enfeites” da sua mousse de chocolate
A minha sobremesa com doce de leite foi na medida certa pra fechar o almoço feliz da vida. Ainda bem que temos as pistas do Valle pra gastar tantas calorias!
Depois desse almoço gostoso, as crianças correram para rua e realizaram seu primeiro grande sonho: a guerra de bola de neve!!!

No Valle Nevado, para quem tem o almoço incluso diária, o pacote dá direito a escolher uma entrada, um prato principal, sobremesa e um cálice de vinho. (serviço é cobrado separadamente). Nada mal!  Para quem não tem o menu incluso na hospedagem, uma refeição como essa na Don Giovanni sai por volta de 40 dólares por pessoa. Já estamos com saudades da neve! : D

TRATTORIA DON GIOVANNI VALLE NEVADO
(massas e carnes - almoço e jantar)
Ao lado da piscina, próximo ao hotel Puerta del Sol. 
*reservas são imprescindíveis durante a sua estada no Valle!
Localização no mapa e horários de estrada
VALLE NEVADO | CHILE
www.vallenevado.com/pt
Mais sobre nossas aventuras no Valle, leia aqui e aqui!
*Alexandra Aranovich ficou hospedada no Hotel Puerta del Sol a convite do Valle Nevado Ski Resort.

Destemperadinhos Alexandra Aranovich