08/08/2013 S’mores, apresentando um doce tradicional americano às crianças Alexandra Aranovich

Mais uma superparticipação na série especial dos 3 anos do Destemperadinhos. Quem mandou sua experiência gastronômica inspiradora em família foi a Luciana Misura do blog Colagem e Aprendiz de Viajante. Ela é brasileira mas vive nos Estados Unidos com a família e o marido americano. Seu post é sobre um ícone gourmet da infância americana. Adorei. Muito obrigada, Luciana, por compartilhar este post tão especial com a gente! Pura poesia em forma de doce. (ps: a dica para derreter o chocolate é usar uma barra bem fininha!)

*texto e fotos por Luciana Misura do blog Colagem e Aprendiz de Viajante

A Alexandra viu as nossas fotos fazendo s’mores no Facebook e perguntou se eu não queria escrever um post falando desse doce tão típico americano pra essa série de refeições memoráveis em família no aniversário dos Destemperadinhos. Claro que eu topei, sou fã do site e apesar de você não encontrar s’mores em restaurantes, faz parte da experiência americana. Quem nunca viu crianças em volta de uma fogueira assando marshmallows em um monte de filmes?
Como o meu marido é americano e cresceu acampando (e consequentemente assando marshmallows na fogueira), eu tenho um expert em s’mores em casa. Pra quem não sabe o que é um s’more: um sanduíche com graham crackers (lembra um biscoito Maria, mais duro e menos doce), um pedaço de chocolate (normalmente Hershey’s) e o marshmallow assado na fogueira (semi-derretido).
O primeiro passo é fazer o fogo, que não precisa ser nenhuma superfogueira porque o marshmallow não precisa de tanto calor assim. Aí você precisa dos gravetos que vão ser os espetinhos, com um canivete a gente faz as pontas pra espetar os marshmallows. Chegou a hora então de assar o marshmallow na fogueira, mas tem que ter cuidado: coloque direto no fogo e você queima o marshmallow, ele literalmente pega fogo! Tem que ir assando lentamente, rodando aos poucos (pense naqueles frangos de padaria!), pra que o marshmallow pegue uma “corzinha” por igual – o quanto você assa depende da sua preferência pessoal, eu prefiro o meu levemente assado porque não gosto do sabor “tostado”. Já os meus sobrinhos gostam do marshmallow bem tostadinho.
E claro, tem as variações: ao invés de barra de chocolate, Nutella (eu prefiro!), ou então qualquer outra barra de chocolate que você goste – minhas cunhadas fazem com Reese’s Peanut Butter Cup, uma amiga disse que vai fazer com chocolate Lindt, vale o que você imaginar. E na falta de fogueira ou lareira, tem até receita de s’mores de microondas (é só cozinhar o marshmallow bem pouquinho)! O marshmallow quente é facilmente esmagado entre os biscoitos e o calor supostamente derrete a barra de chocolate também (nunca derrete mesmo, por isso prefiro Nutella). E aí é só se deliciar (e é uma lambança com os marshmallows grudando em tudo)...
Aproveitamos as férias de verão das crianças pra visitar a família em Michigan, no meio-oeste americano, e nada mais gostoso do que fechar um dia de verão ao redor do fogo com a família toda fazendo s’mores (nas fotos o céu ainda está claro mas são 9 da noite!). Para as crianças americanas, s’mores tem gostinho de férias. Tenho certeza que os meus filhos terão ótimas memórias desses momentos!

Mais sobre o blog Colagem e aventuras em família da Luciana, leia em  luciana.misura.org e www.aprendizdeviajante.com

Destemperadinhos Alexandra Aranovich
  • Ewerton 26/05/2014 18:24:34

    Olá! E você sabe onde encontrar graham cracker no Brasil? Ou até mesmo o kit s'mores? Morei nos EUA e aprendi a comer lá, mas não to achando aqui para comprar e o clima tá super convidativo para isso... Obrigado!

  • Margarida Graúdo 09/08/2013 08:35:08

    Eu adoro vcs e não poderia ficar melhor com a colaboração da Luciana Misura que tem um blog tbm delicioso!

  • fernanda garcia 08/08/2013 18:22:51

    Minha filha ama isso!!! Fiquei com muita vontade!!!

  • Sheila Cohen 08/08/2013 11:47:51

    Adorei, colocaria no lugar do chocolate, uma colherada farta de negrinho de panela! Bjs, Xanda!!

    Alexandra Aranovich 08/08/2013 14:08:53

    Bah, Sheiks! Boa ideia. Única coisa que nos falta no Brasil para fazer os s'mores é esse biscoitinho que é tuuuudo de bom. bjs

  • Ligia Ghizi 08/08/2013 09:53:40

    Aiii...que delícia de postagem, e de dica! Adorei o texto, as fotos, e a receita, claro! Vou fazer na churrasqueira, e seguir a sugestão de suas cunhadas, Luciana, pois aqui em casa, os "garotos" (de 33 e 30), e eu, adoramos o Reese's de pasta de amendoim! Parabéns de novo, Ale, por tão boas companhias nessa comemoração: lindo post!

    Alexandra Aranovich 08/08/2013 11:01:32

    Obrigada, Ligia. Este post trouxe recordações especiais para mim. A Luciana mandou bem e com muito carinho. bjs