27/08/2013

Família Grupelli, um passeio delicioso na Colônia de Pelotas

Alexandra Aranovich

O blog Felipe, o Pequeno Viajante também enviou sua dica para a série 3 anos do Destemperadinhos. A Claudia, que escreve sobre as aventuras do pequeno viajante, é do Rio Grande do Sul. E trouxe um passeio especial lá das bandas de Pelotas. Obrigada pela participação, Claudia!  

*texto e fotos de Claudia Pegoraro
Embora a gente goste muito de se aventurar mundo afora com o nosso filho Felipe, o pequeno viajante, também adoramos explorar as possibilidades de diversão que temos perto de casa e, pensando nisso, fomos passear na zona colonial de Pelotas, RS. Eu sabia que existiam algumas cachoeiras por ali, e lá fomos nós atrás delas.

No final, cachoooooooeiras, das de verdade, não encontramos, quando muito uma quedinha d`água onde supostamente deveria estar a famosa Cachoeira do Arco-Íris (provavelmente fomos em época de seca) ...
... mas, em compensação, descobrimos lugares lindos, pequenas igrejinhas, figueiras centenárias, casarões em estilo colonial, paisagens bucólicas incríveis ...
... e, especialmente, a experiência gastronômica memorável em família que vim contar aqui no Destemperadinhos: o Restaurante Família Grupelli  - um restaurante no meio do nada com uma ótima comida colonial, sobremesas gostosas, num prédio histórico, com um armazém daqueles que lembram a nossa infância (não conheço mais nenhum assim!) e, ainda por cima, quase um zoológico no quintal!!!
Na verdade, o “memorável” do programa não foi exatamente a comida - que é bem simples, caseira e gostosa - mas o passeio como um todo. Nós almoçamos no buffet (atenção: o movimento é sempre grande com filas de espera). As sobremesas são sagu, arroz com leite, doce de leite, compotas, etc. No armazém, que proporciona uma viagem ao passado, você ainda pode comprar queijos, salames e cucas, dentre outros produtos típicos da Colônia.
A família Grupelli veio de Mantova, na Itália, por volta de 1876, e instalaram, na Colônia de Pelotas, um armazém e restaurante para viajantes, local que acabou se tornando ponto de encontro de imigrantes alemães e italianos. Os irmãos Grupelli criaram também um grande parque com árvores, pracinha, animais, um riacho onde as crianças podem tomar banho no verão...enfim, o lugar é perfeito para passar um dia de domingo com as crianças em contato com a natureza! 
O Felipe adorou os coelhos, porcos, cachorros, galinhas e galos, hamsters...é sempre muito bacana constatar que, bem perto de casa, existem sempre lugares que valem a pena conhecer, é só deixar a preguiça de lado e sair para explorar!!!
No mesmo local também fica o Museu Grupelli, instalado numa antiga propriedade da família, com um acervo que inclui objetos de decoração, utensílios domésticos, fotografias e documentos, artefatos agrícolas, etc. 
Durante o ano, são realizados vários eventos no local, como “Caça ao Ninho” (na Páscoa), “Arraiá da Norma” (Festa de São João) e “Kolonatale” (no Natal).

Para chegar lá, a partir de Pelotas, o melhor é seguir as indicações de um GPS ou as placas indicativas nas estradas, porque ele fica bem no interiorzão do Município, na zona colonial. E atenção: é um passeio para o dia todo, vá cedo, para poder aproveitar todas as atrações do caminho e do restaurante! Adorei participar desta celebração de aniversário, Alexandra! Parabéns e vida longa ao Destemperadinhos

Família Grupelli
7º Distrito - Quilombo
43 Km - Acessos pela BR 392, após estrada para Morro Redondo
Diariamente, almoço, trilha, museu e parque ecológico
Tel.: (53) 3224-5028 | (53) 3224-5094
Pelotas | RS
Mais sobre o blog Felipe, o Pequeno Viajante:
 felipeopequenoviajante.blogspot.com.br

Destemperadinhos Alexandra Aranovich