04/09/2013

À Lenha, o restaurante panorâmico do Morro da Borússia

Alexandra Aranovich

Já faz um tempinho que eu queria subir o Morro da Borússia em Osório para experimentar um restaurante que, inclusive, foi postado no Destemperadinhos por uma amiga minha em 2011 (confira aqui!). Então, num domingo ensolarado, voltando de carro de Santa Catarina para Porto Alegre, decidimos fazer uma paradinha estratégica em Osório para almoçar. A região fica na no km 98 da rodovia, BR 101, no lado esquerdo do sentido Capital-Litoral. Uma placa aponta para o Morro da Borússia onde estão restaurantes (à Lenha e Dodô), a bela visa com mirante, lagoas e rampa de vôo livre. No verão, muita gente também aproveita para conferir as cascatas dentro do sítio da Família Bertoli. A barriga das crianças já roncava há mais de uma hora no carro: “mãe, não aguento mais de fome!”
Na estrada, liguei para o Dodô a fim de me certificar se estaria aberto às duas da tarde e se era necessário fazer reservas. “Não, tranquilo, pode chegar"- respondeu a moça. E, então, tivemos uma surpresinha quando chegamos ao topo do morro...
Admito, confesso: nem todas as nossas experiências gastronômicas são um sucesso. Mesmo com toda a minha bagagem, às vezes cometo erros primários como acreditar que num domingo de sol, no horário de pico de almoço, não haveria fila de espera para comer no famoso Dodô (que cresceu muuuito desde o post de 2011 no Destemperadinhos). Previsão de espera: no mínimo uma hora. Previsão do meus filhos aguentarem na fila com a barriga roncando: zero!
Lembrei então a dica de uma outra amiga (Juliana Jung!) e nos mandamos para a Trattoria À Lenha – a 300 metros do Dodô. O restaurante também tinha uma fila, não tão longa, mas uma fila. Apesar da fila, 3 vantagens a favor do À Lenha:  
1. a atendente simpática permitiu que eu servisse algo do buffet para meu filho comer no balcão ou nas mesas de espera da rua.
2. A caipirinha com beliscos servida na área de espera.
3. A vista privilegiada do restaurante , mesmo em dia com fog!
Mais vista da serra e mar ...
É bom explicar que o À Lenha não tem nenhuma atração para gurizada além da vista incrível e das cominhas caseiras e italianas deliciosas do buffet. Vale mesmo pelo passeio.
Em 30 minutos, conseguimos uma mesa e tiramos a barriga da miséria. Ufa. Pulei as saladas e fui logo nos pratos que ficam no forno à lenha. Adorei a carne de panela, o cordeiro com aipim, o escondidinho e as batatas rústicas com gergelim.
As crianças foram nos grelhados e galetos serviços à mesa. O entrecot estava ótimo, recomendo. Mas nada como a comidinha caseira do fogão à lenha...
Com todo o estresse da espera na fila, não deu tempo de conferir as atrações da região (Mirante, Parque Eólico, entre outros). O jeito foi pegar a estrada de volta para casa e deixar as atrações turísticas para uma próxima vez (no verão, queremos conhecer as cascatas!). A conta foi algo em torno de R$ 140. Lição final: com crianças em restaurantes localizados em lugares turísticos e concorridos só vá se chegar beeeeem cedo (viu, Alexandra!). Caso contrário, alimente-as antes de ficar mofando na fila. 

À LENHA TRATTORIA
Rua Prof. Romildo Bolzan, 3205
Borússia - Osório/RS

(Osório fica a 100 km de Porto Alegre e a uns 30/40 km de praias como Imbé e Altântida)
Tel.: (
51) 9399.7956
www.alenha.com.br
OBS: o acesso para o Morro da Borússia é a partir da BR 101 ao lado de um posto de gasolina na via lateral de um dos viadutos na entrada de Osório.
Confira o vídeo do local
Almoço somente sábados e domingos

Destemperadinhos Alexandra Aranovich