08/01/2018

Pisco Sour: o drink peruano

Destemperados

Conheça o Pisco Sour, uma das bebidas mais tradicionais do Peru, refrescante e que combina muito bem com o verão
 

Foto: Restaurante Sabor Perú/Divulgação

O Pisco é um destilado cítrico e seco utilizado no preparo do Pisco Sour. A mistura de suco de limão, xarope de açúcar e clara de ovo, que resulta no drink, é a mais popular e conhecida entre os apreciadores. Mas há outras combinações com maracujá, abacaxi e frutas vermelhas também, o que torna o coquetel ainda mais refrescante para os dias quentes.

Peruano radicado no Brasil, Horacio Villacorta destaca que a bebida se distingue de outros destilados devido ao uso de uvas especiais – as pisqueras, que dão origem ao nome –, e ao singular processo de destilação direta e descontínua de mostos frescos, que não permite acréscimo de água. O Pisco é transparente, tem sabor forte e contundente, e o aroma é levemente perfumado.

Apesar de a bebida ser muito conhecida no Peru, Villacorta conta que existe uma rivalidade histórica com o Chile quanto à utilização do nome do destilado. O Peru defende que Pisco tem denominação de origem do país, processo de identidade pelo qual também passa o Champagne e a cachaça, por exemplo, e que, por isso, deve ser produzido exclusivamente por lá. Já os chilenos, argumentam que é um nome genérico – como vinho ou uísque.

O que de fato sabemos é que o Pisco Sour é delicioso e muito fácil de fazer. Compartilhamos a receita tradicional preparada por Horacio Villacorta.

TIPOS DE UVAS PISQUEIRAS
Não aromáticas: Quebranta, Mollar Negra, Negra Corriente e Uvina.
Aromáticas: Itália, Moscatel, Torontel, Albilla.

TIPOS DE PISCO
Puro Não Aromático:
feito de um único tipo de uva não aromática.
Puro Aromático: feito de um único tipo de uva aromática.
Acholado: elaborado com diferentes uvas pisqueras (blend).
Mosto Verde: resultante do mosto fermentado de forma incompleta, por isso se denomina “verde”.

A HISTÓRIA
O Pisco nasceu como consequência de uma imposição do Rei da Espanha, em 1615, que proibia o Peru, primeiro plantador de uvas e produtor de vinhos das Américas, a continuar produzindo vinhos, para que os produtores espanhóis da época não enfrentassem a concorrência da colônia.

Quando a proibição chegou ao país, as fazendas de uvas tinham as suas parreiras cheias e não havia destino para toda aquela produção, foi então que os Jesuítas instalados na região de Ica, uma das principais do país, situada a 300 quilômetros ao sul de Lima, destilaram o mosto da uva e deram origem ao pisco.

RECEITA DE PISCO SOUR
Ingredientes

• 30ml de suco de limão
• 30ml de xarope de açúcar
•30ml de Pisco
• ½ clara de ovo
• Gelo
• 3 a 5 gotas de Angostura Bitter

Modo de preparo
1. Em um liquidificador coloque todos os ingredientes e bata até o gelo se dissolver por completo.
2. Sirva em um copo gelado e finalize com as gotas de Angostura.
*É possível substituir o liquidificador por uma coqueteleira. Porém é preciso bater bem por 25 segundos e servir sem o gelo.