15/12/2017

Aos amantes do café: algumas informações sobre Cafés Especiais

Destemperados


Como começa um dia sem um café de manhã? Nós também não sabemos, por isso estamos sempre atrás de cafés que façam valer a pena levantar da cama (ou da da cadeira, do sofá...). Assim, conversamos com o pessoal da Café do Mercado para conhecer melhor a linha Especiais de Origem que vamos começar a ver com mais frequência por aí.

Defina Cafés Especiais
Para já começarmos na mesma página: Cafés Especiais não são apenas um modo de falar sobre cafés bons, certo? É um termo técnico que define um produto certificado, com garantia de rastreabilidade e de procedência.

O Café Especial passa por uma avaliação usada como padrão no mundo todo, definido pela SCA (Associação Americana de Cafés Especiais). Características sensoriais como fragrância, aroma, sabor, acidez, doçura e ausência de defeitos nos grãos devem  somar, no mínimo, 80 pontos (numa escala de 100). 

Que origens são essas?
 
São microregiões ideais para a produção de cafés de alta qualidade com características distintas para cada lugar. Uma comparação que explica isso bem é com o conceito de terroir no universo dos vinhos: são diversos os fatores ligados à terra, ao clima e à posição geográfica - entre vários outros - os principais responsáveis pelo resultado final de ambas bebidas.

A Café do Mercado tem 5 variedades definidas pela sua origem: 
-Chapada Diamantina
-Montanhas do Espírito Santo
-Mogiana
-Sul de Minas
-Cerrado Mineiro.

Por que o sucesso do Cerrado Mineiro?
O Cerrado Mineiro é a primeira denominação de origem para café no Brasil. Além da classificação como Café Especial, o café do Cerrado Mineiro possui selo de origem, dado pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

***

Com 2 a 3 dias de diferença entre a moagem e a entrega nos principais mercados e centros de distribuição, o Café do Mercado é novo, fresco e limpo. A Café do Mercado é referência nacional em cafés de alta qualidade, moídos na hora ou espressos. Pra saber mais sobre os Especiais de Origem da Café do Mercado, dá uma olhada no site deles aqui.

*Produzido por Destemperados para Café do Mercado.