05/10/2017

A tendência dos growlers

Destemperados

Foto: Rodrigo Grossini/Divulgação

As garrafas retornáveis, conhecidas como growlers, vêm se tornando cada vez mais comuns entre os apaixonados por cerveja. Com capacidade de um a cinco litros, geralmente são de vidro ou inox e podem ser levadas pelos consumidores até as cervejarias para serem enchidas e depois levadas para casa para consumo. Há duas maneiras de encher o frasco. Diretamente da torneira – nesse método é necessário cuidado para a cerveja não espumar demais –, e por contrapressão, quando não há contato com oxigênio, fazendo com que a bebida dure por mais tempo.

Leonardo Salvador, que abriu recentemente a loja da Salvador Browing Tap Room em Caxias do Sul, afirma que os clientes estão aderindo cada vez mais essa alternativa. No local, há opções um e dois litros de growlers, e todos os 10 tipos de cerveja oferecidos no estabelecimento podem ser levados para casa nas garrafas. O proprietário garante que a bebida mantém a mesma qualidade que as servidas em copos, pois ambas vêm da mesma torneira.

– Tem a mesma qualidade por até uma semana. Mas, uma vez que é aberta a garrafa, o ideal é beber todo o conteúdo em pouco tempo, já que o gás começa a se perder rapidamente – reitera Salvador.

Uma das vantagens dos growlers é a economia. Se você comprar o mesmo volume em garrafa no supermercado, paga mais. E, em comparação ao valor de um copo da mesma cervejaria, custa quase metade do preço.

No Beer on Demand, em Porto Alegre, a ideia é que, quanto mais volume de cerveja levar, mais barato fica. Na loja, além das opções de um e dois litros na garrafa de vidro, há o de um litro de garrafa PET, também retornável. Segundo o proprietário, Rodrigo Grossini, inicialmente, o percentual de faturamento do growler no bar era de 15% – em um ano esse número aumentou para 40%.

– Além da sustentabilidade, sendo possível usar o mesmo recipiente várias vezes, o produto que é levado para casa é fresco – destaca Grossini.

A dica de ambos os proprietários das cervejarias é conservar o frasco sempre higienizado, lavar com água corrente após o uso e manter em um lugar seco. Também é importante evitar impactos e, quando armazenada na geladeira, manter a garrafa sempre em sem pé.