12/03/2018

A prensa francesa

Destemperados

Foto: Félix Zucco

A prensa francesa é um método de fazer café por infusão, que não necessita de energia elétrica e dispensa a utilização do filtro. Além de ser ecológico, é um meio prático e rápido de elaborar a bebida.

Apesar do nome, a prensa foi patenteada e registrada pelo designer italiano Attilio Calimani, em 1929. Nas cafeterias brasileiras, ela vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos.

Barista e proprietária do Vive le Café, em Porto Alegre, Sharon Hopperdizel, destaca que este é o método que deixa a bebida com mais cafeína.

– O café produzido na prensa tem uma complexidade de sabores. Ele é mais doce do que os elaborados em outros métodos e também mais encorpado – explica.

Sharon alerta que a infusão não pode passar dos quatro minutos, caso contrário, a bebida pode ficar muito amarga. Já a moagem do pó deve ser de média a grossa, pois como a prensa não utiliza filtro de papel, mas um de metal, o pó muito fino pode passar, e o grosso pode entrar nos buracos e acabar entupindo. O diretor do Café do Mercado, Clovis Althaus, explica os benefícios do filtro de metal e a diferença entre os métodos da prensa francesa e do café passado:

– O filtro retém algumas gorduras e óleos do café que são importantes para a bebida. Como a prensa tem um filtro de metal, todas as partículas vão para a bebida. O café resultante é um pouco turvo, pela pressão que é colocada.

PASSO A PASSO PARA PREPARAR UM CAFÉ NA PRENSA FRANCESA
1
Escalde a prensa com água quente e jogue a água fora.
2 Coloque o café no fundo da prensa. A relação básica é de 8 gramas de café para 100ml de água.
3 Adicione um pouco de água para molhar o café e espere cerca de 30 segundos.
4 Então, complete com água até o final e deixe em infusão por 4 minutos.
5 Pressione suavemente o êmbolo e o café será passado.
6 Sirva em seguida.
Dica: a água não pode ser fervida. Você pode medir a temperatura até o momento em que a chaleira chiar, cerca de 93 graus.

ONDE EXPERIMENTAR EM PORTO ALEGRE

CAFÉ REPÚBLICA CUP
Referência em cafés especiais em Porto Alegre, valorizando diferentes métodos de extração, a casa nasceu da ideia de seu proprietário de mostrar que a Cidade Baixa não é feita só de bares. O ambiente amplo convida a passar horas por lá, seja trabalhando, lendo um bom livro ou simplesmente curtindo um bom café.
Rua da República, 358, no bairro Cidade Baixa
Fone (51) 3573-8177

AGRIDOCE Além de ser um lugar lindo, o Agridoce tem um cardápio bem amplo, com diversas opções de cafés, doces e salgados, isso sem falar em uma página inteira dedicada a receitas sem glúten e sem lactose.
Rua Sarmento Leite, 1.024, no bairro Cidade Baixa
Fone: (51) 3392-7746

VIVE LE CAFÉ
Um café superespecial no Moinhos de Vento. Se o tempo estiver agradável, recomendamos pegar uma mesa na varanda, com vista para a Praça Maurício Cardoso. Se você tiver dúvidas, não se acanhe em pedir ajuda para os atendentes, eles fazem questão de explicar todo o processo de extração dos cafés.
Praça Doutor Mauricio Cardoso, 23 (no terraço), no bairro Moinhos de Vento
Fone: (51) 3516-0628

BADEN CAFÉS ESPECIAIS
Além de cafeteria, ainda tem uma torrefação própria. Preste atenção na decoração, que é pensada com cuidado e deixa o ambiente com um ar europeu. Além disso, a trilha sonora é um detalhe à parte.
Av. Jerônimo de Ornelas, 431, no bairro Santana
Fone: (51) 3209-7427

ORIGEM COFFEE & CO. Localizado no meio do Shopping Iguatemi, o Origem tem um ambiente agradável e bonito. É uma boa opção para relaxar apreciando um excelente café. Oferece alguns tipos de grãos, como blue, brown, orange, pink e violet. Por lá você pode conhecer a prensa francesa e outros tipos de métodos.
No Shopping Iguatemi (Av. João Wallig, 1.800, no bairro Passo d’Areia)
Fone: (51) 99760-1986

WILLIAM & SONS COFFEE CO.
O William & Sons é escondido, o que dá ainda mais charme ao lugar. O ambiente tem pouca iluminação e é muito acolhedor. O clima é ideal para um café da tarde ou até mesmo para uma reunião de negócios. É importante dizer, também, que o lugar é uma pequena torrefação de café, além de cafeteria.
Rua Pedro Ivo, 492, no bairro Mont’Serrat
Fone: (51) 98165-8182

CAFÉ DO MERCADO
Localizado no Mercado Público, o café é um dos mais tradicionais da cidade. É, principalmente, uma torrefação e, na cafeteria, que fica no centro, você pode provar os diferentes tipos de cafés.
Largo Glênio Peres – Loja 103 do Mercado Público de Porto Alegre, no bairro Centro Histórico
Fone: (51) 3029-2490